A respeito dos conceitos de frase, oração e período, considere as afirmativas a seguir atribuindo valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) 'Tomara que você ganhe o jogo' é uma frase declarativa.
( ) 'Mariana estudou, logo passou na prova' é uma oração coordenada explicativa.
( ) 'Tenho apenas um desejo: seja feliz!' é uma oração subordinada substantiva apositiva.
( ) 'Embora eu esteja chateada, continuarei esperando por você.' é uma oração subordinada adverbial concessiva.
( ) 'Estou convicta de que ele era inocente.' é uma oração subordinada objetiva direta.
Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.
Segundo Othon Garcia (1975), “O parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.". Sob o ponto de vista do parágrafo como unidade de composição do texto, afirma-se:
I. Auxilia muito o fato de o parágrafo poder ser identificado pela sua margem na escrita, pois isto permitirá ao escritor (e também ao leitor) perceber quais suas ideias principais, o que facilitará, posteriormente, na compreensão do texto como um todo.
II. Constituído habitualmente por um ou dois períodos curtos iniciais, o tópico frasal, que é a introdução da unidade de composição, nos fornece o tema a ser desenvolvido.
III. O tópico frasal jamais poderá estar inserido em outra parte do texto, bem como estar diluído nele ou até mesmo implícito.
IV. Além do tópico frasal, o parágrafo pode ser iniciado também por: alusão histórica, em que a introdução ocorre com dados históricos; omissão de identificadores, em que se omite a identificação de personagens, ativando a curiosidade do leitor; e a interrogação, em que se faz uma pergunta visando a atrair a atenção do leitor.
V. Desenvolver o parágrafo é expor de forma pormenorizada sua ideia principal.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:
A semântica é a parte da gramática que estuda os aspectos relacionados ao sentido das palavras e enunciados. A paronímia, a homonímia, a sinonímia, a antonímia e a polissemia são alguns dos recursos estudados pela semântica. A respeito disto, analise as afirmativas a seguir:
I. Polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos. Ex.: manga, cavalo, sopa, pé, rede.
II. Paronímia é a propriedade em que as palavras apresentam semelhanças na pronúncia, mas são diferentes na escrita. Ex.: descrição/discrição; emigrante/imigrante; estada/estadia.
III. Sinonímia são palavras de sentidos aproximados que podem ser substituídas uma pela outra em diferentes contextos. Ex.: diabo/capeta; mostrar/exibir; manifestar/ expressar; entendimento/compreensão.
IV. Homonímia é a propriedade em que as palavras apresentam semelhança na pronúncia, mas são diferentes na escrita. Ex.: flagrante/fragante; emergir/ imergir; eminente/iminente.
V. Antônimos são palavras de sentidos contrários entre si. Ex.: bom/mau; velho/novo; pobre/rico; doce/amargo.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:
Ainda sobre os tipos de discurso, na passagem do discurso direto para o discurso indireto, ocorre mudança nas pessoas do discurso, mudança nos tempos verbais, mudança na pontuação das frases e mudança nos advérbios e adjuntos adverbiais. A esse respeito é possível afirmar que:
I. Toda a narrativa que se encontre na 1.ª pessoa no discurso direto passa para a 3.ª pessoa no discurso indireto, incluindo nessa mudança não só o verbo, mas também todos os pronomes que aparecem na frase, como os pronomes eu, nós e meu, que passam para ele/ela, eles/elas e seu no discurso indireto.
II. Frases interrogativas, exclamativas e imperativas no discurso direto passam para frases declarativas no discurso indireto.
III. As noções temporais como ontem, hoje e amanhã no discurso direto não sofrem alterações no discurso indireto.
IV. As noções espaciais como aqui, aí, este e isto no discurso direto passam para ali, lá, aquele e aquilo no discurso indireto.
V. O presente no discurso direto passa para pretérito imperfeito no discurso indireto, o pretérito perfeito no discurso direto passa para pretérito mais-que-perfeito no discurso indireto e o no discurso direto passa para futuro do pretérito no discurso indireto.
Estão corretas as afirmativas:
No contexto do ensino médio, o processo de ensino e de aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa deve levar o discente à construção gradativa de saberes sobre os textos que circulam socialmente, recorrendo a diferentes universos semióticos, o que deverá propiciar ao aluno o refinamento de habilidades de leitura, de escrita, de fala e de escuta. Contudo, é correto afirmar que isso implica:
I. Na ampliação contínua de saberes relativos à mutação, ao funcionamento e à circulação dos textos.
II. No desenvolvimento da capacidade de reflexão sistemática sobre a língua e a linguagem.
III. Na ampliação contínua de saberes relativos à configuração, ao funcionamento e à circulação dos textos.
IV. No desenvolvimento exclusivo da capacidade de reflexão sistemática sobre a linguagem.
V. Na ampliação contínua de saberes relativos à mutação, ao funcionamento e à circulação da linguagem.
Estão corretas as afirmativas:
Todos os pensamentos abaixo partem de uma metáfora ou de uma comparação; o pensamento que mostra uma justificativa para a metáfora ou comparação realizada é:
Observe o seguinte texto:
Os robôs já sabem discernir e reagir à fala graças a softwares de reconhecimento de voz como a Siri do iPhone; mas as máquinas inteligentes ainda têm dificuldades com a maioria dos outros sons. “Em certo sentido esse é um problema mais simples, no entanto não tem havido muito trabalho com ruídos ambientais", avalia o roboticista Joseph Romano, da Rething Robotics, em Boston. “Isso não tem sido uma prioridade para o feedback robótico".
Como outros textos, este também apresenta conectores, ou palavras de ligação, que organizam o texto por meio da ordenação das diferentes ideias.
Entre os conectores abaixo, aquele que apresenta seu valor semântico de forma adequada, de acordo com o texto, é:
Analise o seguinte raciocínio:
Observando alguns turistas brasileiros, deduzimos que os sulistas são mais ricos que os nordestinos.
Esse raciocínio é do tipo indutivo (do particular para o geral); a inferência realizada é fruto do(a):
Embora não sejam as primeiras mulheres perdidas para estas águas escuras é uma oração que poderia ser reescrita em forma reduzida de infinitivo e mantendo-se o sentido original, da seguinte forma:
...a base de um mundo mais próspero e saudável.
A conjunção E realiza a adição dos dois adjetivos ao final dessa frase; o pensamento abaixo em que essa mesma conjunção mostra um valor diferente é:
Uma manchete jornalística de 1 de julho dizia o seguinte: “Planos de saúde perdem clientes, mas lucro sobe 66%”. Infere-se dessa informação que:
Em "O poeta e dramaturgo modernista americano William Carlos Williams (1883-1963) sabia do que estava falando quando escreveu esses versos [...]" (primeiro parágrafo), a palavra em destaque indica
A frase-subtítulo do texto: Novos estudos mostram que o desleixo da família à mesa é uma das causas de um mal crescente: a obesidade infantil, nos informa e nos permite compreender que a “obesidade infantil”
TRECHO
O sentido da palavra Se, contextualmente, confere ao contexto uma relação de