No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
Estruturado em forma dissertativa, o texto apresenta argumentos que comprovam a máxima “um corpo bem cuidado reflete uma mente sã”.

No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
A oração “ao provocar nosso desejo” (linha 22) expressa circunstância de tempo.

No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
As orações “que devemos perseguir” (linhas 24 e 25) e “que venhamos a sofrer” (linha 26) têm sentido restritivo.

Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item que se segue.
“cuja" (linha 9) por onde a
Julgue o item subsequente, considerando a correção gramatical do trecho apresentado e a adequação da linguagem à correspondência oficial.
Informamos a Vossa Senhoria que os procedimentos adotados para a aquisição de material de pesquisa estão em conformidade com as normas que vigem neste Conselho.
“É curioso como elas [as crônicas] mantêm o ar despreocupado, de quem está falando de coisas sem maior consequência e, no entanto, não apenas entram fundo no significado dos atos e sentimentos do homem, mas podem levar longe a crítica social". CÂNDIDO, Antônio. Para gostar de ler: crônicas. Volume 5. São Paulo: Ática, 2003. pp.89-99.
O trecho em destaque faz parte do texto de Antônio Cândido, A vida ao rés do chão, no qual o autor discorre sobre o gênero crônica. A produção de Luís Fernando Veríssimo ilustra as ideias de Antônio Cândido pelo fato de que

A leitura do poema de Carlos Ávila sugere que a criação literária se dá
Assinale a opção que traz afirmação INCORRETA sobre os textos X e XI:
Atente para os excertos da BNCC e, na sequência, uma charge, a fim de responder à questão:


Atente para as afirmativas feitas:
I. Os alunos, para entendimento dessa charge, devem analisar os elementos da materialização textual escolhida, bem como os elementos paralinguísticos e cinésicos. Quanto ao estilo, é preciso analisar as escolhas lexicais, a variedade linguística, os mecanismos morfossintáticos, constatando se há (in)congruência com a situação de produção, a forma e o gênero em questão.
II. Com relação a um dos mecanismos sintáticos e morfológicos presentes, constata-se que o enunciador utiliza "pegá-las-emos", no início da sentença. Trata-se de uma forma incorreta de utilização dos pronomes oblíquos. Assim, o professor deve sinalizar isso, explicar as possibilidades de colocação pronominal e, junto com os alunos, encontrar uma forma substitutiva para essa construção.
III. Na encenação do diálogo, o uso do vocativo "meu caro amigo" destoa do ambiente e gera estranhamento; diferentemente, a escolha do advérbio "tardiamente" se mostra como uma opção lexical adequada ao registro adotado.
IV. Na charge, o personagem constrói sua identidade por meio do seu enunciado, mostrando-se alguém cuja fala é incoerente e carente de elementos coesivos apropriados.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Assinale a alternativa que ilustra correção ADEQUADA de problemas de pontuação do texto, em uma possível reescrita pela aluna.
Assinale a opção que apresenta trecho do texto 1A1AAA que expressa uma ideia de comparação.
Em “essa âncora que paralisa o pensamento e induz à falsidade" e “contra tudo aquilo que ancora, que evita o progresso e o desenvolvimento humano", os termos destacados consistem em:
Verifica-se, segundo as normas do português, que a concordância em “Todo conhecimento e todo avanço vão contra o óbvio" é adequada devido: