Em: “Isso me ajuda até hoje”, ao afirmar que isso o ajuda até hoje, o locutor se refere, EXCETO a
Em: “Acontece que era feia. Garanto, feia de verdade. Os dois senhores, pavorosos.", a vírgula separando senhores de pavorosos tem a função de
A questão abaixo diz respeito ao TEXTO. Leia-o atentamente antes de respondê-la
Levando-se em consideração o contexto do Texto, assinale a alternativa na qual a classe gramatical da palavra está corretamente identificada:
A questão abaixo diz respeito ao TEXTO. Leia-o atentamente antes de respondê-la.
Assinale a alternativa que apresenta a justificativa correta do acento da palavra destacada do Texto:
A questão abaixo diz respeito ao TEXTO. Leia-o atentamente antes de respondê-la.
“Mas, conforme avançávamos lado a lado...” (linhas 5 e 6). É correto afirmar que o sujeito da oração é:
A questão abaixo diz respeito ao TEXTO. Leia-o atentamente antes de respondê-la.
“...dormem tarde (...)" (linha 1). Caso a pessoa utilizada para tratamento na frase acima retirada do Texto fosse alterada para a segunda pessoa do singular, mantendo-se o tempo e o modo verbal, sua reescrita correta seria:
A questão abaixo diz respeito ao TEXTO. Leia-o atentamente antes de respondê-la.
“Pessoas que dormem tarde e têm dificuldades para acordar de manhã..." (linhas 1 e 2). É correto afirmar que o termo destacado no trecho do Texto exerce função morfológica de:
A questão abaixo diz respeito ao TEXTO. Leia-o atentamente antes de respondê-la.
Assinale a alternativa que é acentuada pela mesma regra gramatical de acentuação da palavra “científica” (linha 6):
A questão abaixo diz respeito ao TEXTO. Leia-o atentamente antes de respondê-la.
“Pessoas que dormem tarde e têm dificuldades para acordar de manhã..." (linhas 1 e 2). É correto afirmar que a partícula “que" destacada introduz uma:
A questão abaixo diz respeito ao TEXTO. Leia-o atentamente antes de respondê-la.
“Isso limitava muito sua mobilidade, o que, naturalmente, intensificava ainda mais sua depressão, em um ciclo vicioso de prejuízos à saúde." (linhas 8 a 11). Assinale a alternativa correta quanto ao emprego do acento grave indicador de crase no termo destacado.
A questão abaixo diz respeito ao TEXTO. Leia-o atentamente antes de respondê-la

“O método não apenas ajudou a conter a depressão significativamente como teve outro impressionante resultado: (...)" (linhas 21 a 23). Assinale a alternativa correta acerca da função morfológica do termo destacado:
A questão abaixo diz respeito ao TEXTO. Leia-o atentamente antes de respondê-la.
“Outro problema que ela enfrentava era sua obesidade mórbida: pesava 183 kg." (linhas 7 e 8). É correto afirmar que o termo destacado no trecho do Texto introduz uma:
A questão abaixo diz respeito ao TEXTO. Leia-o atentamente antes de respondê-la.
“Isso limitava muito sua mobilidade, o que, naturalmente, intensificava ainda mais sua depressão, em um ciclo vicioso de prejuízos à saúde." (linhas 8 a 11). Assinale a alternativa correta quanto ao emprego do acento grave indicador de crase no termo destacado.
Analise os trechos retirados do Texto.
I- “A lagarta lonomia oblíqua foi encontrada..." (linha 1)
II- “Colônias da espécie foram identificadas..." (linha 2)
III- “O animal é bastante tóxico..." (linha 3)
Os verbos sublinhados nos trechos foram empregados no pretérito perfeito do indicativo em: