Atenção: Leia o texto a seguir para responder à questão.
Em O fato de que o objeto de estudo está situado dentro da cabeça do próprio pesquisador não é necessariamente um empecilho, caso se substitua o segmento sublinhado por “A possibilidade", as formais verbais deverão ser alteradas, respectivamente, para:
Atenção: A questão de número refere-se ao texto que segue.
O texto legitima a seguinte inferência:
Atenção: A questão de número refere-se ao texto que segue.
E Jaurès, respondendo a um deputado socialista que lhe censurava a comunhão solene da filha: “Meu caro colega, você sem dúvida faz o que quer de sua mulher, eu não", marcava com grande precisão a fronteira entre sua existência de político e sua vida privada.
Sobre o que se tem no trecho acima transcrito, comenta-se com propriedade:
Atenção: A questão refere-se ao que segue.
Na primeira audiência, ele se esforçou em manter-se calado. Indignado com tudo, rejeitava e respondia a qualquer gesto que considerasse suspeito, de quem quer que fosse. Via no banco quem o acusava do que não fizera. Era coisa que levaria tempo para digerir. Ou então, seria motivo de vingança, até mesmo de crime.
... respondia a qualquer gesto que considerasse suspeito, de quem quer que fosse.
Seguem propostas de alteração na frase acima. A redação que está em conformidade com a norma-padrão e não prejudica o sentido original é:
Utilizando como exemplo a palavra “anti-inflamatório”, algumas regras sobre a hifenização se alteraram com o Novo Acordo Ortográfico. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta quanto ao uso ou não do hífen, de acordo com as regras vigentes:
Sobre o tema pontuação, analise a afirmativa a seguir: O que faço, minha prima, aceito ou não a proposta? Agora, assinale a opção correta quanto à regra do uso da vírgula na frase acima:
Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.
As frases abaixo referem-se à pontuação do segundo parágrafo do texto.
I. Em Mas para responder a sua pergunta com uma pequena provocação: arte indígena..., pode-se acrescentar uma vírgula logo após “Mas" e substituir os dois-pontos por vírgula, sem prejuízo da correção.
II. Em ... arte indígena é sempre aquela que não é nacional. É o tipo de arte que..., pode-se substituir o ponto final por dois-pontos, uma vez que se segue uma explicação, fazendo-se as devidas alterações entre maiúsculas e minúsculas.
III. Em É o “folclore", o “artesanato", a vírgula deve-se à inversão da ordem direta dos elementos da frase, que pode assim ser reescrita: O “folclore" é o “artesanato".
Está correto o que se afirma em
Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.
Está correto o que se afirma em:
Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.
Caso se atribua sentido hipotético ao segmento as pessoas se surpreendem que os escritores comam, tropecem no beiço da calçada (2º parágrafo), sua redação deve assumir a seguinte forma:
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
Está clara, coerente e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
Teríamos perdido, portanto, um critério mais amplo para viver a fundo a nossa própria humanidade...
Uma nova redação da frase acima, na qual se mantenham sua correção e seu sentido básico, está em:
Atentar com atenção às afirmações abaixo e, em seguida, responder o que se pede.
I- O texto II, ao denunciar a temática da fome, convivendo lado a lado, com a alta tecnologia, sugere que, apesar dos avanços tecnológicos de que a humanidade usufrui, o homem ainda não conseguiu debelar o grande mal da fome, hoje.
II- Não se pode estabelecer nenhuma relação temática entre os textos acima, já que a fome, referenciada no texto II, não decorre, sob nenhuma hipótese, dos problemas de desperdício de alimentos elencados no texto I.
III- De acordo com o que sugere o autor do texto I, há uma indissociabilidade entre fome no mundo e desperdício de alimentos.
IV- Dentre as estratégias argumentativas utilizadas para escrever o texto I, o seu autor não se utilizou de dados estatísticos.
É CORRETO o que se afirma apenas em
A partícula “que", do ponto de vista gramatical, pode representar várias categorias morfológicas e/ou funções sintáticas distintas. Neste sentido, no enunciado “Existem uma série de maneiras em que se desperdiçam alimentos, e isso é desde o trabalho no campo, até o destino final que são os consumidores", pode-se afirmar que os termos assinalados, do ponto de vista morfológico, são
Acerca dos sujeitos sintáticos presentes no período “CEJA BEM VINDO” e “ESPRIMENTE A LINGUIÇA” julgue cada um dos enunciados abaixo. I- São rigorosamente iguais nos dois enunciados: VOCÊ/ELE(A). (3ª pessoa do singular) II- São rigorosamente iguais nos dois enunciados: TU. (2ª pessoa do singular) III- São, respectivamente, VOCÊ e TU. IV- São, respectivamente, VOCÊ e inexistente. V- Em ambas as sentenças são indeterminados. É CORRETO o que se afirma apenas em