O acento indicativo de crase está corretamente empregado em:
As opções a seguir mostram informações do texto que indicam imprecisão, à exceção de uma. Assinale-a.
“Ainda que todos possam ser melhorados e, embora tenham diferenças de abordagem metodológica, legenda e resolução, os dados gerados pelos três projetos indicam de forma inequívoca: [...]"
Sobre os componentes desse segmento do texto, assinale a afirmativa correta.
“Estas só não podem ir de encontro aos fatos."
Sobre os componentes desse segmento do texto, assinale a afirmativa correta.
A vírgula está empregada corretamente em:
O termo destacado foi utilizado na posição correta, segundo as exigências da norma-padrão da língua portuguesa, em:
O trecho do texto em que se estabelece uma relação lógica de oposição entre as ideias, marcada pela presença da palavra ou expressão destacada, é:
“Não sei ver nada do que vejo; vejo bem apenas o que relembro e tenho inteligência apenas nas minhas lembranças". (Rousseau)
A relação ver/vejo só NÃO se repete de forma correta no seguinte par:
“O poder não satisfaz, ou melhor, é como a droga e sempre exige doses maiores". Nessa frase a função da expressão sublinhada é:
“Se no Brasil a ética chegou a esse ponto, imagine a etiqueta, que é a pequena ética". A autora da frase, Danuza Leão, se refere à forma (etiqueta) que perdeu o valor diminutivo e passou a designar uma outra realidade.
A frase abaixo em que o vocábulo sublinhado conservou o valor diminutivo é:
O texto 1 recebe o nome de Erros do passado; esse título se refere exclusivamente a:
Numa entrevista, (Veja, 7/3/2018), o ex-ministro da Justiça no governo FHC, Milton Seligman, respondeu à seguinte pergunta:
- Por que o termo “lobby" é associado a uma imagem negativa, uma atividade nebulosa?
- Ninguém gosta do termo “lobby", sobretudo quem atua na área. Nos Estados Unidos, por exemplo, havia uma poderosa organização chamada “Associação dos lobistas americanos", que trocou de nome para “Associação americana de relações governamentais".
O aspecto ausente desse pequeno texto é:
O livro “Como escrever bem", de William Zinsser, aponta como problemas de escritura: “Toda palavra que não tenha uma função, toda palavra longa que poderia ser substituída por uma palavra curta, todo advérbio que contenha o mesmo significado que já está contido no verbo, toda construção em voz passiva que deixe o leitor inseguro a respeito de quem está fazendo o quê...". (p. 19)
No pensamento do escritor inglês Hazlitt – Aqueles para quem a roupa é a parte mais importante da pessoa acabam, geralmente, por valer tanto quanto sua roupa – ocorre uma inadequação da escritura, que é:
Observe a charge abaixo, publicada no momento da intervenção nas atividades de segurança do Rio de Janeiro, em março de 2018.

Há uma série de informações implícitas na charge; NÃO pode, no entanto, ser inferida da imagem e das frases a seguinte informação:
De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, o uso do acento grave indicativo da crase é obrigatório na palavra destacada em: