“De sua janela ela observava a paisagem: na elevação de terreno à direita subia uma fileira de árvores que não formavam um conjunto harmônico, algumas bem menores que outras, algumas retas e outras dobradas sobre arbustos ao lado”.
Trata-se de um texto descritivo; a opção abaixo que traz uma observação correta sobre esse gênero textual é:
Quando argumentamos, podemos apelar a diferentes tipos de argumentos; a opção abaixo em que o tipo de argumento empregado está corretamente identificado é:
Todos os pequenos textos abaixo são classificados como predominantemente descritivos. A opção em que o texto apresentado mostra mais conotações (sentido figurado) que denotações (sentido lógico), é:
Os textos podem ser verbalizados em diferentes registros. O texto abaixo que contém exemplos de linguagem familiar ou popular, é:
Entre os segmentos abaixo, todos retirados de obras machadianas, aquele que pode ser enquadrado entre os textos de tipo injuntivo, é:
“O que seria de nós sem o aço?
(1) O aço, sob diferentes aspectos, é verdadeiramente um Proteu de nossas indústrias. (2) Ele responde a um grande número de necessidades que seria inútil procurar enumerar. (3) Ele criou outras porque, em todas as situações, a posse de um meio cria no espírito humano alguma finalidade que não era esperada. (4) Quem está armado pensa em combater. (5) Quem se sente eloquente encontra ocasiões para discursar. (6) O aço, que se presta a uma série de tratamentos que lhe dão formas e qualidades as mais diversas, de extrema solidez e de extrema elasticidade, sugere inumeráveis possibilidades”.
A opção abaixo que mostra uma afirmação correta sobre o texto acima, é:
O primeiro parágrafo de um excelente livro denominado A civilização do espetáculo, Mário Vargas Llosa diz:
“É provável que nunca na história humana tenham sido escritos tantos tratados, ensaios, teorias e análises sobre a cultura como em nosso tempo. O fato é ainda mais surpreendente porque a cultura, no sentido tradicionalmente dado a esse vocábulo, está prestes a desaparecer em nossos dias. E talvez já tenha desaparecido, discretamente esvaziada de conteúdo, tendo este sido substituído por outro, que desnatura o conteúdo que ela teve”.
A estratégia argumentativa, empregada nesse segmento de texto, é:
Todas as frases abaixo terminam por uma palavra que corresponde a um conceito anteriormente expresso. A opção em que essa palavra foi adequadamente indicada, é:
Nas frases abaixo, há uma relação lógica implícita que é sugerida pela pontuação; essa relação aparece definida de forma adequada na seguinte opção:
Assinale a alternativa que indica a função sintática da oração introduzida pela palavra “que”, na linha 07.
A partir da leitura do texto e da charge a seguir, analise as proposições que se colocam:
I. A charge corrobora o tema central do texto.
PORQUE
II. Mostra o incentivo à cultura ocorrendo na prática.

A respeito dessas preposições, assinale a alternativa correta.
O filósofo francês Pascal afirmou que: “A imaginação tem todos os poderes: ela faz a beleza, a justiça e a felicidade, que são os maiores poderes do mundo”.
O pensamento acima é dividido em duas partes, separadas pelo emprego dos dois pontos. A segunda parte mostra:
“Faça-se justiça, ainda que o mundo pereça.”
A frase em que a forma verbal sublinhada tem o mesmo valor da que foi sublinhada acima é:
“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e de repente você estará fazendo o impossível.”
Essa frase de São Francisco de Assis nos recomenda que:

De acordo com os sentidos veiculados no texto CB2A1-I, julgue o item a seguir.
No texto, é abordada a relação entre Bell Burnell e Ron Drever, a qual começa em uma estrutura hierárquica, mas se desenvolve em admiração mútua.