Texto para responder à questão.
Sobre os elementos destacados do segmento "Agora, quando lembro este fato, concluo que não estava mentindo. Ele vira, realmente, o avião cair. Com os olhos da imaginação, decerto; mas para ele o avião tinha caído, e tinha incendiado, e tudo o mais. E ele acreditava no que dizia, porque era um ficcionista. Tudo que precisava, naquele momento, eram um lápis e um papel. No colégio onde fiz o segundo grau, havia um rapaz que tinha fama de mentiroso. Se tivesse escrito o que dizia, seria um escritor; como não escrevera, tratava-se de um mentiroso. Uma questão de nomes, de palavras.", é correto afirmar:
Leia o texto para responder à questão.
Considere a forma verbal destacada no trecho:
Dentro de muito pouco tempo, vai acontecer o seguinte: a China vai tornar o resto do mundo supérfluo. Não vai ser preciso existir mais ninguém, de tanto que vai existir a China.
O autor emprega a forma verbal em destaque para
Sobre o excerto do texto nunca tive o costume de pular em bloquinho ou blocão (l. 21), considere as afirmações abaixo.
I - A expressão pular está no infinitivo impessoal.
II - A expressão costume é seguida pelo seu adjunto adnominal.
III - A expressão pular está no infinitivo pessoal.
Quais estão corretas?
Observe.
Não era a frase, nem a crase, era o modo de persuadir, de falar, encantar, vislumbrar, dedicar, compartilhar. E todas essas coisas que nos faz perder o ar, o respir(ar).
Andressa. S
Quanto à analise verbal e pontual do texto é possível inferir:
I. Os verbos: persuadir, falar, encantar, vislumbrar, dedicar, compartilhar, perder e respirar estão todos em suas formas infinitivas.
II. Persuadir, falar, encantar, vislumbrar, dedicar, compartilhar, perder e respirar estão no infinitivo impessoal, pois apresenta sentido genérico, em uma forma invariável.
III. Há um erro proposital na pontuação, pois o correto seria: “Não era frase e nem crase, era o modo de persuadi..." Nem uma coisa e nem a outra.
IV. O verbo “SER" está empregado no pretérito imperfeito.
V. O verbo “FAZER" está empregado no pretérito perfeito.
Assinale a alternativa correta:
O verbo é uma palavra que pode expressar uma ação. Qual das palavras abaixo tem essa função?
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
No trecho: “Entro no elevador, de novo a notícia de que o ator não fará a série”, caso alterássemos a primeira forma verbal, conjugando-a no pretérito imperfeito, como seria a redação mais adequada para o período?
Assinale a alternativa CORRETA em que a frase é considerada nominal.
Assinale a alternativa correta, de acordo com as informações do texto:
As formas verbais no presente do subjuntivo e presente do indicativo deixam implícito:
A frase que apresenta o verbo destacado no pretérito perfeito é:
Na passagem da voz ativa para a passiva analítica do verbo destacado em “O técnico do time de futebol ofendeu o juiz da partida", a correspondência correta de flexão verbal está expressa em:
Leia o seguinte o trecho, extraído do texto Pensar, de Rubem Alves, e responda à questão.
A respeito dos verbos “sei” e “lembro”, presentes na frase “Ao falar, não sei se estou usando um substantivo, um verbo ou um adjetivo, e nem me lembro das regras da gramática”, assinale a alternativa INCORRETA.
Leia as afirmativas a seguir.
I. Em: “vemos belos corpos de modelos magérrimas, a pura perfeição" (3.º parágrafo), o sujeito da oração é oculto.
II. Em: “[...] Os meios de comunicações têm imposto um estereotipado padrão de beleza feminina [...]" (3.º parágrafo), o verbo destacado apresenta acento circunflexo, pois está conjugado na 3.ª pessoa do plural, concordando com o sujeito da oração.
III. Em: “A sociedade exige uma dupla ou tripla jornada de trabalho" (2.º parágrafo), o verbo “exige" é intransitivo, de acordo com a gramática normativa da língua.
IV. Em: “Os meios de comunicação apresentam diariamente o glamour da glória e do sucesso" (5.º parágrafo), a expressão em destaque é sujeito composto.
Assinale a alternativa CORRETA.