Observe a seguinte frase do primeiro parágrafo do Texto II e responda à questão

A expressão “além da" indica valor de:
Leia o texto.

Observe as frases retiradas do texto e assinale a alternativa que traduz corretamente o significado da palavra sublinhada no contexto.
Leia o texto para responder à questão.
Vacina na marra
Uma das piores coisas que pais podem fazer a seus filhos é privá-los de vacinas. Ainda assim, devo dizer que fiquei chocado com o artigo de uma promotora do Ministério Público, no qual ela defende não só multa para genitores que deixem de imunizar seus rebentos, mas também a busca e apreensão das crianças para vaciná-las.
Imagino até que a adoção de medidas extremas como propõe a promotora possa fazer sentido em determinados contextos, como o de uma epidemia fatal que avança rapi - damente e pais que, induzidos por vilões internacionais, se recusam a imunizar seus filhos.
Há motivos para acreditar que as sucessivas quedas na cobertura vacinal registradas por aqui se devam mais a uma combinação de desleixo paterno com inadequações da rede do que a uma maciça militância antivacinal. Há até quem afirme que a queda é menor do que a anunciada pelo Ministério da Saúde, que, por problemas técnicos, não estaria recebendo informações atualizadas de alguns municípios.
Seja como for , tenho a convicção de que, se a fórmula mais draconiana propugnada por ela fosse adotada, acaba ríamos produzindo mais mal do que bem.
O ponto central é que o sistema de saúdep recisa ser visto pelo cidadão como um aliado e não como um adversário. Se a percepção que as pessoas têm do posto de saúde for a de que ele é uma entidade que pode colocar a polícia atrás de famílias para subtrair-lhes os filhos, elas terão bons moti - vos para nunca mais pôr os pés numa unidade.
A ideia de que o sistema de saúde precisa ser protegido de ações que possam minar a confiança que o público lhe deposita não é estranha ao mundo do direito. Não é por outra razão que a legislação penal e códigos de ética proíbem o profissional de saúde de divulgar segredos de pacientes e até de denunciar crimes que tenham cometido.
(Hélio Schwartsman. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2018/08/ vacina-na-marra.shtml.Acesso em 11.11.2018. Adaptado)
Assinale a alternativa em que o termo destacado é empregado no texto em sentido figurado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.

Escreva V ou F, conforme sejam Verdadeiras ou Falsas as proposições sobre alguns aspectos linguísticos do texto.
( ) “Levanto cedo, faço minhas abluções...” (linha 1). A palavra destacada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por
“orações”.
( ) No excerto “[...] o jornal ainda quentinho da máquina, como pão saído do forno.” (Linhas 19-20), “como” é uma conjunção
coordenativa.
( ) Em: “[...] eu era rapaz naquele tempo!” (Linha 21), a palavra destacada exerce a função sintática de predicativo.
( ) “Então você não é ninguém? Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido.” (Linhas 11-12). Para
esclarecer a forma como aprendera a expressão “não é ninguém!”, o autor empregou uma oração subordinada substantiva.
A sequência CORRETA é:

A palavra 'suplício' no texto, é sinônimo de:
Considere as passagens:
• O próximo governo não encontrará um ambiente econômico internacional sereno. (1º parágrafo)
• Não tardará até que investidores hoje aparentemente otimistas comecem a cobrar resultados concretos. (2º parágrafo)
• Nos EUA, a alta dos juros, num contexto de emprego elevado e inflação perto da meta, já leva parte do mercado a temer uma desaceleração abrupta do PIB em 2019. (9º parágrafo)
Os termos destacados significam, correta e respectivamente:
Na passagem do 3o parágrafo “... que exortou o mundo a fazer dos cuidados primários de saúde o pilar da cobertura universal de saúde em 1978.", os termos destacados significam, correta e respectivamente,
Texto para responder à questão.

Considerando-se a coerência textual, em “Não podia crer que o autor de tanta vida estivesse ali, dentro de um féretro" (linhas 19 e 20), o termo sublinhado equivale ao vocábulo
Texto para responder o item.
Com relação aos aspectos linguísticos e estruturais do texto, julgue o item.
Na linha 10, sem configurar erro gramatical, o vocábulo “coerção" pode ser substituído por coação ou por repressão.
No que se refere aos sentidos e às construções linguísticas do texto precedente, julgue o item a seguir.
A forma verbal “viceja" (ℓ.1) poderia ser substituída por germina, sem prejuízo da coerência e da correção gramatical do trecho.

No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item
O vocábulo “seguindo” (linha 2) classifica‐se como conjunção conformativa, sinônimo de conforme
A gentrificação, segundo a definição que se encontra no
texto, pode ser definida como um processo
Com relação à correção gramatical e à coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item.
“a despeito de serem” (linha 20) por embora sejam

Julgue o item, sobre à estruturação gramatical no texto.
Sem prejuízo para a correção gramatical, a expressão “há mister”, presente no trecho “há mister luz, há mister espelho e há mister olhos” (linhas 9 e 10), pode ser substituída por é necessário.

Quanto às estruturas linguísticas do texto, Julgue o item.
No último período do texto, justifica‐se a substituição da expressão “ao encontro das” (linha 26) por de encontro às, em razão da identidade de significados.