
Supondo que o tigre Haroldo tivesse perguntado ao menino Calvin se ele iria fazer o dever de matemática, sem prejuízo do sentido da tira e em conformidade com a norma-padrão, a frase do primeiro quadrinho poderia ser assim reescrita:
Leia o trecho a seguir:
“Nas próximas três décadas, o alerta é ainda maior. Segundo o Banco Mundial, a mudança climática deverá expulsar 140 milhões pessoas de suas casas”. Assinale a reescritura que mantém o significado originalmente expresso:
Considere o seguinte conjunto de informações:
- Dez pacientes foram internados apresentando síndrome nefroneural aguda.
- A ingestão do composto químico dietilenoglicol leva a sintomas compatíveis com essa síndrome.
- Três entre os dez pacientes internados apresentaram esse composto no sangue.
Avalie as seguintes possibilidades de união dessas informações num único período:
O sentido original é mantido no(s) período(s):
Leia o texto para responder à questão.

Assinale a alternativa que está redigida de acordo com a norma-padrão.
Assinale a alternativa em que a passagem “(...) o diagnóstico da condição é fácil, feito no consultório do médico, sem necessidade de exames mais complexos” está corretamente reescrita:
Com base no texto 4, responda à questão.

Assinale a alternativa que corresponde à reescrita dos períodos abaixo, a qual esteja adequada à norma padrão e mantendo o sentido original apresentado no texto 4:
Assinale a alternativa que apresenta o texto do último quadro reescrito de acordo com a norma culta da língua portuguesa.
É um paradoxo, este, o de algo permanecer vivo quando tudo o que o produziu já feneceu.
Essa frase do texto ganha nova e correta redação, sem prejuízo para seu sentido essencial, em:

Acerca das ideias, dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue:
A correção gramatical e os sentidos do texto seriam mantidos caso o período “Assim, foge da postura típica dos animais, que só passam a rejeitar aquilo que os prejudica a partir da experiência adquirida.” (R. 7 a 9) fosse reescrito da seguinte forma: Assim, o preconceito foge da postura típica dos animais, que rejeitam aquilo que é prejudicial a partir da experiência adquirida.
Segundo seu sentido no texto, a locução “Ou seja” (terceiro parágrafo) pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:
I. Isto é.
II. Por conseguinte.
III. Quer dizer.
Está(ão) CORRETO(S):
Leia o texto para responder à questão.

Considere os trechos reescritos com base no texto.
• Historicamente, sempre existiram boatos e mentiras gerando desinformação na sociedade. (1° parágrafo)
• ... os tempos atuais trouxeram desafios em proporções e numa velocidade que há poucos anos era algo impensável. (1° parágrafo)
• São tentativas de fazer com que apenas a informação oficial circule. (3° parágrafo)
As expressões destacadas podem ser substituídas, respectivamente e em conformidade com a norma-padrão de concordância, por
Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita para o seguinte trecho do texto CG1A1-I: “Trata-se de uma condição que comporta riscos, pois, segundo Dufour, desaparece o
motivo geracional.” (l. 33 a 35). Assinale a opção em que a proposta de reescrita apresentada mantém os sentidos originais e a correção gramatical do texto.
Assinale a alternativa que apresenta uma reescrita INCORRETA – do ponto de vista do sentido ou dos aspectos gramaticais – da frase a seguir:
“Algumas dessas estruturas podem se regenerar, mas não o DNA”