Dadas as intenções que subjazem ao texto publicitário, como a de levar o receptor a aceitar a visão de quem o produz, várias são as estratégias utilizadas para construir um texto que seja informativo, e, ao mesmo tempo, evidencie o uso criativo da língua. O jogo das palavras e a repetição são recursos muito comuns, como ilustra o texto a seguir.

Nesse sentido, um texto bem construído reflete o domínio do autor quanto ao emprego dos itens linguísticos. Avalie as proposições abaixo, que tratam desse processo de elaboração textual, e, em seguida, categorize-as como ( V ) verdadeiro ou ( F ) falso:
( ) A ideia de universalização da audiência da emissora é confirmada no texto não apenas por meio dos pronomes TODO/S (L. 1), mas pelo uso recorrente de estruturas com orações adjetivas, a exemplo de “Uns que se emocionam"; “Uns que se informam". “Uns que gostam da gente" (L. 3).
( ) O período que finaliza o texto, introduzido pelo PORQUE (L.4), reforça o motivo de a emissora valorizar todos os indivíduos; considerando que se trata de uma conclusão, seria correto também o uso de PORTANTO.
( ) Ao mesmo tempo em que o autor sinaliza a ideia de totalidade, ao fazer referência aos “cem milhões" de espectadores (Ls. 1, 2 e 5), busca envolver o espectador, enfatizando a noção de unicidade, já que esse indivíduo “é você" (L. 5).
( ) O jogo das palavras fica evidente quando o item UM/S, originariamente classificado como artigo, assume, nos diferentes contextos de uso, papel de numeral, ou de substantivo (cf. título do texto); ainda como substantivo em “cem milhões de uns" (L. 2) e também pronome em “uns que dizem que não" (L. 4).
( ) Para esclarecer a noção de que as pessoas diferem umas das outras, o autor lista diferentes comportamentos, o que ocorre por meio de estruturas com orações adjetivas explicativas, como: “Uns que se emocionam" (L.3).
A sequência CORRETA é
Em "A primeira é que não havia alfaiates, não havia sequer casimiras; a segunda é que, ainda havendo-os, Adão andava baldo ao naipe.", a correção gramatical do segmento seria preservada, sem haver alteração semântica, ling1uística ou de coerência, caso:
1) fosse colocada uma vírgula após " A primeira.
2) fosse substituída a palavra SEQUER por NEM MESMO.
3) houvesse troca do pronome OS, em havendo-os, por LHES.
4) a forma verbal HAVIA fosse flexionada no plural.
Estão corretas apenas:
Assinale a alternativa cujo fragmento extraído do texto apresenta um desvio da norma culta da língua quanto ao uso dos pronomes demonstrativos.
Em “o acesso à internet abrange 77% dos jovens brasileiros de 10 a 17 anos, dos quais 83% usam a rede" (2º parágrafo), o termo em destaque é um pronome relativo (os quais) precedido de preposição (de). De forma idêntica, preenche corretamente a lacuna de:
Quanto aos recursos linguísticos presentes na composição dessa mensagem, é correto afirmar que I. o artigo indefinido “um” generaliza a ideia expressa pelo substantivo que ele modifica. II. a interrogação no final da primeira frase traduz a incerteza do enunciador quanto à resposta a ser dada. III. o pronome “Ele” retoma, anaforicamente, o termo "policial" para estabelecer com o interlocutor uma relação dialógica. IV. a vírgula que isola o nome “cidadão” tem uso obrigatório, segundo a norma-padrão da língua portuguesa, por destacar um aposto. V o possessivo “sua" gera uma ambiguidade no discurso, uma vez que o leitor fica sem saber definir qual o referente a que esse signo remete. A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão corretas é a
Assinale a alternativa correspondente à frase cujas palavras sublinhadas sejam substantivo e pronome respectivamente:
... que teriam o paisagismo do artista plástico... (3º parágrafo)
... para lhe propiciar um ambiente natural e sadio (3º parágrafo)
Os termos sublinhados acima referem-se, respectivamente, a:
“(...)daquele que ousa nos desafiar". Assinale a alternativa em que o pronome oblíquo esteja exercendo a mesma função do pronome destacado.
Assinale a alternativa em que o pronome está empregado incorretamente:
A manchete de 05/01/2017 “Bombeiros resgatam homem que caiu no Rio Tamanduateí”, publicada em http://g1.globo.com/, apresenta o emprego do pronome relativo “que”, sintaticamente a mesma função que tal pronome exerce na manchete pode ser identificada através do destacado em
Assinale a alternativa em que a inclusão do pronome com a preposição redunda em versão correta da frase, de acordo com a modalidade padrão.
Assinale o pronome contido na frase:
A professora perguntou quem havia chegado atrasado.
Leia o texto verbal de uma propaganda que homenageia os profissionais da imprensa (pessoas que trabalham com jornais, televisão, rádio, agências, etc).
Sobre o emprego dos pronomes do texto, pode-se afirmar:
I- O emprego de a gente é inadequado, uma vez que está carregado de marcas da linguagem coloquial desajustadas à situação comunicativa apresentada.
II- O pronome você não marca necessariamente a interlocução, trata-se de um recurso de linguagem utilizado como forma de expressar ideias genéricas.
III- O emprego de termos de significação indefinida como tudo prejudica a compreensão do texto, pois o leitor não consegue entender, com clareza, a mensagem veiculada no contexto.
IV- O pronome eles no contexto tem como referente “os profissionais de imprensa".
Está ão CORRETA s, apenas
“houve um momento em que seu marido classificou certo pintor com uma palavra forte e vulgar; ela ergueu os olhos para ele, com um ar de censura."
Com relação aos componentes destacados do trecho, é correto afirmar que: