Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Sobre as ocorrências da palavra ‘a’ na linha 25, avalie as afirmações que seguem: I. Todas pertencem à mesma classe gramatical. II. Observa-se a ocorrência de um artigo definido. III. Somente as três últimas ocorrências representam preposições. IV. Dentre as quatro ocorrências, evidencia-se um pronome. Quais estão corretas?
Na passagem – Problema de lixo não tinham; podia ser atirado em qualquer parte, embora não conviesse atirá-lo em parte alguma... – os pronomes destacados expressam, correta e respectivamente, as ideias de
Observe o período abaixo.
Quanto ao comportamento ético na convivência social, deve-se incentivar o comportamento ético entre todos, de modo que venham a alcançar comportamento ético, enriquecidos do entusiasmo que a esse comportamento se associa.
Visando à coesão linguística para evitar as repetições, a opção abaixo que substitui com correção as expressões destacadas é, respectivamente:
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.
Assinale a alternativa que contém uma palavra classificada como pronome.
A partícula “que", do ponto de vista gramatical, pode representar várias categorias morfológicas e/ou funções sintáticas distintas. Neste sentido, no enunciado “Existem uma série de maneiras em que se desperdiçam alimentos, e isso é desde o trabalho no campo, até o destino final que são os consumidores", pode-se afirmar que os termos assinalados, do ponto de vista morfológico, são
A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.
O “que" destacado nos períodos em evidência é classificado, respectivamente, como
Das afirmações seguintes: I. Os pronomes “me” e “eu” referem-se à primeira pessoa do discurso. II. As ocorrências do pronome “você” na tirinha referem-se à mesma pessoa do discurso. III. A forma “pegar ele” poderia ser substituída por “pegá-lo”.
De acordo com as classes de palavras, o termo "cuja" (antepenúltima linha) corresponde a um(a):
Do ponto de vista da norma culta da língua portuguesa, é CORRETO afirmar que, no trecho:
Atribua 100 pontos para cada afirmativa correta sobre o texto II e 50 pontos para cada afirmativa incorreta. Após, assinale a alternativa que apresenta a soma de todos os pontos.
( ) As reuniões nas escolas são importantes para a qualidade da comunicação, pois, além das informações, possibilitam o debate e a discussão sobre assuntos de interesse da escola e permitem que os professores expressem seu ponto de vista sobre as questões tratadas.
( ) Para que uma reunião “não acabe no vazio" (linha 9), é necessário que os trabalhos sejam bem conduzidos com o devido registro do que foi tratado e deliberado na reunião.
( ) De acordo com o contexto do texto, o adjetivo rebuscada (linha 13) tem o sentido de aprimorada, bem elaborada.
( ) Os verbos debater, expor e posicionar-se (linhas 2 e 3) estão empregados no presente do modo indicativo e expressam a ideia de ações concretas quanto às intervenções dos participantes em uma reunião.
( ) Ao dizer que a convocação para uma reunião “tende a ser mais sóbria do que o convite para o jogo final de um campeonato interno" (linhas 15 e 16), a autora emprega a palavra destacada no sentido de uma linguagem mais formal, em consonância com o padrão culto da linguagem.
( ) Empregando o plural no pronome ela (linha 22), nos dois últimos períodos do texto, as demais palavras que estiverem no singular deverão passar para o plural, a fim de atender à sintaxe de concordância entre os termos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das palavras que preenchem os espaços pontilhados do texto.
Considere os itens a seguir a respeito do texto:
I. O pronome pessoal elas (linha 11) refere-se a todas as pessoas que têm olhos de poeta e que veem nas conchas “sugestões metafísicas" (linha 11).
II. Se transformarmos os dois últimos períodos do texto em um único período, as orações deverão ser separadas por ponto e vírgula.
III. Na sequência: “Não temos nem penas, nem escamas, nem couro, nem cabelos, nem carapaças" (linhas 26 e 27) as vírgulas separam termos de mesma função sintática.
IV. A palavra secretar (linha 36), de acordo com o texto, tem o sentido de produzir.
V. Conforme o texto, a expressão a esmo (linha 40) encerra um sentido de adversidade à afirmação de que as incursões e pesquisas “fazem-se guiadas por um motivo prático" (linhas 40 e 41).
De acordo com o texto:
Em relação ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item subsequente.
O vocábulo “que" em “que elas sejam eficientes" (linha 19) e em “que atestam a eficiência de práticas alternativas" (linhas 19 e 20) classifica-se como pronome relativo e introduz oração de sentido restritivo em ambas as ocorrências.
Para responder à questão considere a passagem final do texto: "E disse que dali para a frente era conosco, porque a sorte não ajuda quem não a ajuda a ajudar."
É correto afirmar que o termo “a”, no trecho “não a ajuda”, é