Atenção: Para responder às questões de números 52 a 55, baseie-se nas quatro estrofes abaixo, extraídas do poema “Graciliano Ramos:”, de João Cabral de Melo Neto. O poema é um tributo ao autor de Vidas secas, com cuja linguagem João Cabral se mostra bastante identificado.
Atentando para o nível expressivo e figurativo desse poema, deve-se reconhecer que
Com base nas ideias apresentadas no segundo parágrafo do texto, assinale a alternativa correta.
Tendo em vista a perspectiva do texto e a importância da leitura para a comunidade escolar, é relevante a reflexão quanto às causas das dificuldades de compreensão de um texto. Assinale a alternativa que menciona as causas dessas dificuldades.
A atuação estatal entre os anos de 1930 e 1960 deu a Goiás a infraestrutura de produção necessária ao desenvolvimento das forças capitalistas na região. A construção de Goiânia e Brasília garantiram a integração de Goiás ao processo mais amplo de expansão do capitalismo nacional. Todavia, sem a participação maciça de capital privado, o quadro socioeconômico permaneceu, naqueles momentos, praticamente inalterado. Em outras palavras, o quadro socioeconômico se pautava

No que se refere aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto anterior, bem como às ideias nele expressas, julgue o item a seguir.
A expressão “Esse movimento” (nono período) remete à ideia de representar a natureza como um grande relógio
Machado de Assis afirma em uma de suas obras:
“Nós matamos o tempo, mas ele nos enterra.”
A estratégia de escritura dessa frase que a torna interessante é
“Um argumento a favor do Diabo: é preciso recordar que nós ouvimos só uma versão da história. Deus escreveu todos os livros.” (Samuel Buttler)
A defesa do Diabo se apoia num argumento contra
“O aluno inteligente dá mais trabalho para aprender jiu-jitsu, porque fica pensando antes de fazer o golpe. Uma moça ou um burro vão aprender mais depressa do que o inteligente.”
Essa frase estaria incluída hoje como exemplo de politicamente incorreto, por trazer um preconceito, reconhecido por
O célebre biólogo Pasteur disse: “A ciência não tem pátria!”
Com isso, ele pretende dizer que
“A conversação: coisa tão supérflua e tão necessária, em que uns não dizem sempre o que sabem e em que outros não sabem sempre o que dizem.”
Nessa frase, a crítica se dirige a dois tipos de pessoas, indicadas pelos segmentos sublinhados; a crítica se dirige, respectivamente, a pessoas que
Observe o seguinte pensamento de Millôr Fernandes:
“Eu acho, porque acho; os argumentos, arranjo depois.”
Em termos argumentativos, Millôr Fernandes
Todas as frases abaixo dizem respeito à comunicação humana; assinale aquela que fala de um tipo de comunicação diferente das demais.