Atenção: Leia o trecho do romance Quincas Borba, de Machado de Assis, para responder à questão.

No 1º parágrafo, o narrador destaca a seguinte característica de Maria da Piedade: sua
Para responder à questão leia o fragmento abaixo, extraído do conto Amor, de Clarice Lispector.
No fundo, Ana sempre tivera necessidade de sentir a raiz firme das coisas. E isso um lar perplexamente lhe dera. Por caminhos tortos, viera a cair num destino de mulher, com a surpresa de nele caber como se o tivesse inventado. O homem com quem casara era um homem verdadeiro, os filhos que tivera eram filhos verdadeiros. Sua juventude anterior parecia-lhe estranha como uma doença de vida. Dela havia aos poucos emergido para descobrir que também sem a felicidade se vivia: abolindo-a, encontrara uma legião de pessoas, antes invisíveis, que viviam como quem trabalha — com persistência, continuidade, alegria. O que sucedera a Ana antes de ter o lar estava para sempre fora de seu alcance: uma exaltação perturbada que tantas vezes se confundira com felicidade insuportável. Criara em troca algo enfim compreensível, uma vida de adulto. Assim ela o quisera e o escolhera.
Acerca das ideias do texto, leia as assertivas:
I. A frase Ana sempre tivera necessidade de sentir a raiz firme das coisas atesta que o texto está narrado em primeira pessoa.
II. Os elementos apresentados no texto indicam que a personagem é casada, possui filhos e que, ao longo de sua existência, teve uma vida sem grandes embaraços ou necessidades existenciais.
III. Há, no texto, muitos verbos conjugados no pretérito mais-que-perfeito, cuja utilização é muito limitada e, portanto, são verbos pouco utilizados na linguagem coloquial.
Pode-se afirmar que:
Na comunicação linguística, ocorrem circunstâncias em que os interlocutores esperam cortesia mútua. As palavras e expressões corteses apresentam valor positivo, mas também podem ter conotações negativas.
A situação abaixo que mostra uma conotação negativa é:
Leia o seguinte anúncio de um programa de rádio:
“Acompanhe nossa programação! Falamos de coração para coração, para os que possuem sentimentos e têm cérebro!”
Em outras palavras, a rádio:
Um cartaz de um loteamento dizia: “Se você adquirir um lote de terreno no Campus Inconfidência, você vai ter como vizinhos as pessoas mais ricas e importantes da cidade! Você pode!”
Nesse caso, o apelo para que o comprador adquira o terreno se centraliza:
A população recebeu, esta semana, por meio de cartazes distribuídos pelos diversos bairros do Rio, a informação sobre o telefone para denunciar atos ilegais à Polícia.
A situação abaixo que se utiliza do mesmo canal de comunicação é:
Todas as frases abaixo são construídas por dois segmentos; a frase em que a troca de posição dos segmentos mostra inadequação é:
Observe o primeiro parágrafo do texto 3. A afirmação abaixo que está em desacordo com os componentes desse parágrafo é:
Um teólogo francês afirmou: “Vivemos em uma época perigosa. O homem domina a natureza, antes que tenha aprendido a dominar a si mesmo.”
Sobre esse texto, é correto afirmar que:
A frase abaixo que mostra conteúdo informativo mais completo e claro é:
O valor contextual da expressão “um pequeno raio-X” diz respeito à
O texto ilustra um artigo sobre informatização dos processos jurídicos, enfatizando a questão da:
A resposta de “Myrna” – isto é, de Nelson Rodrigues – à carta da leitora (nas linhas 26 a 36) contém uma “teoria do amor feminino”. Assinale a alternativa que melhor sintetiza essa “teoria”.
Com a expressão Essa natureza condicional (l. 16), o texto faz referência à necessidade de