Há marcas que vivem da inclusão, e outras que vivem da exclusão
Contardo Calligaris
Em: “Basta se lembrar que o atendimento pós-venda da companhia se chama (o ridículo não mata ninguém) 'genius bar', o balcão dos gênios.", a MELHOR interpretação para o trecho: “o ridículo não mata ninguém" é
Há marcas que vivem da inclusão, e outras que vivem da exclusão
Contardo Calligaris
Uma das funções dos dois primeiros parágrafos do texto é
São vários os interdiscursos que “dialogam" no artigo de opinião de Frei Betto, como fonte de evidências para sua argumentação. Abaixo se apontaram alguns deles, com uma exemplificação. Assinale a opção em que NÃO haja correspondência entre a nomeação e a exemplificação:
Leia atentamente a tirinha de Mafalda, personagem de Quino que, há mais de 50 anos, traz à tona questões que estão na pauta das discussões em nossa sociedade. Nesta, em especial, o tema é afim ao tratado nos dois textos lidos.
Sobre ela, são feitas afirmações, a seguir, referentes tanto ao conteúdo quanto à forma do texto verbal. Assinale a afirmativa INCORRETA:
Analise as afirmações sobre o texto “No balaio da depressão pós-parto"
I) Há uma certa “romantização" social sobre o fato de ser mãe e muitas vezes esquecem que são pessoas que têm sentimentos, angustias, medo que deram à luz a outra.
II) No texto mostra que as classificações das síndromes são avanços que podem ajudar doenças psicológicas graves.
III) No texto mostra que vários dos sintomas que afligem as mães logo após o nascimento do primeiro filho, é a depressão pós- parto.
IV) No texto mostra que os sentimentos de perda à uma nova mãe é comum, uma vez que ao ter um filho pode causar grandes mudanças e até mesmo algumas perdas em outros campos de suas vidas, isso pode acarretar alguns sentimentos e reações ruins, não necessariamente depressão.
Assinale a alternativa CORRETA.
Texto para responder à questão.
Sobre os elementos destacados do fragmento "No entanto, louco eu não sou- e com toda certeza eu não estou sonhando.", leia as afirmativas e assinale a correta.
No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
Estruturado em forma dissertativa, o texto apresenta argumentos que comprovam a máxima “um corpo bem cuidado reflete uma mente sã”.

No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
A oração “ao provocar nosso desejo” (linha 22) expressa circunstância de tempo.

Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item que se segue.
“cuja" (linha 9) por onde a
Julgue o item subsequente, considerando a correção gramatical do trecho apresentado e a adequação da linguagem à correspondência oficial.
Informamos a Vossa Senhoria que os procedimentos adotados para a aquisição de material de pesquisa estão em conformidade com as normas que vigem neste Conselho.

A leitura do poema de Carlos Ávila sugere que a criação literária se dá
Assinale a opção que traz afirmação INCORRETA sobre os textos X e XI:
Atente para os excertos da BNCC e, na sequência, uma charge, a fim de responder à questão:


Atente para as afirmativas feitas:
I. Os alunos, para entendimento dessa charge, devem analisar os elementos da materialização textual escolhida, bem como os elementos paralinguísticos e cinésicos. Quanto ao estilo, é preciso analisar as escolhas lexicais, a variedade linguística, os mecanismos morfossintáticos, constatando se há (in)congruência com a situação de produção, a forma e o gênero em questão.
II. Com relação a um dos mecanismos sintáticos e morfológicos presentes, constata-se que o enunciador utiliza "pegá-las-emos", no início da sentença. Trata-se de uma forma incorreta de utilização dos pronomes oblíquos. Assim, o professor deve sinalizar isso, explicar as possibilidades de colocação pronominal e, junto com os alunos, encontrar uma forma substitutiva para essa construção.
III. Na encenação do diálogo, o uso do vocativo "meu caro amigo" destoa do ambiente e gera estranhamento; diferentemente, a escolha do advérbio "tardiamente" se mostra como uma opção lexical adequada ao registro adotado.
IV. Na charge, o personagem constrói sua identidade por meio do seu enunciado, mostrando-se alguém cuja fala é incoerente e carente de elementos coesivos apropriados.
Está CORRETO apenas o que se afirma em: