Há marcas que vivem da inclusão, e outras que vivem da exclusão
Contardo Calligaris
Todas as seguintes técnicas, com as finalidades indicadas, são usadas pelo autor na estruturação de seu texto, EXCETO:
Em: “A maioria dos usuários não acham isso cômico e despropositado. Por que será?" (§ 12), isso se refere a
Os referentes dos termos destacados estão corretamente identificados entre parênteses, EXCETO em:
Marque V para verdadeiro e F para falso, acerca do poema.
( ) O eu lírico descreve sua experiência com a vida.
( ) O eu lírico mostra a relação com o tempo.
( ) O eu lírico reflete sobre a falta de valor que damos ao presente.
Assinale a alternativa CORRETA.
Analise as afirmativas sobre o poema.
I) Há uma relação entre o título e o decorrer do poema que se faz grafar o número 666, que por alguns seguimentos religiosos seria o número do mal, poderíamos atribuir alguma relação com o tempo como se fosse um “castigo" aos humanos o fim da vida, a passagem do tempo.
II) No trecho “A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa." Podemos interpretar que a vida é algo penoso, porém pode-se fazer de uma forma tranquila pois estamos em casa e isso significa que há pouca pressão.
III) Nas repetições dos versos 2,3,4 é usada a figura de linguagem chamada anáfora, com a repetição de “Quando se vê", traz ao leitor um efeito do movimento que fazemos ao piscar, carregado de sentindo da rapidez dos acontecimentos da vida em relação ao tempo.
Assinale a alternativa CORRETA.
Analise as afirmativas sobre o poema.
I) Há uma relação entre o título e o decorrer do poema que se faz grafar o número 666, que por alguns seguimentos religiosos seria o número do mal, poderíamos atribuir alguma relação com o tempo como se fosse um “castigo" aos humanos o fim da vida, a passagem do tempo.
II) No trecho “A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa." Podemos interpretar que a vida é algo penoso, porém pode-se fazer de uma forma tranquila pois estamos em casa e isso significa que há pouca pressão.
III) Nas repetições dos versos 2,3,4 é usada a figura de linguagem chamada anáfora, com a repetição de “Quando se vê", traz ao leitor um efeito do movimento que fazemos ao piscar, carregado de sentindo da rapidez dos acontecimentos da vida em relação ao tempo.
Assinale a alternativa CORRETA.
Leia o seguinte o trecho, extraído do texto Pensar, de Rubem Alves, e responda à questão.
O sentido geral do texto pode ser encontrado na alternativa:
De acordo com o texto, a imposição de padrões de beleza pode ocasionar, EXCETO:
O texto a seguir servirá de base para a questão
“Que foi isso, de repente? Nada; dez anos se passaram. Não diga! Se somaram? Se perderam? Algumas relações se aprofundaram? Se esgarçaram? Onde estávamos? Onde estamos? E... aonde vamos? O tempo, em lugar nenhum e em silêncio, passa. É inegável - todos temos mais dez anos agora. Ainda bem, poderíamos ter menos dez. Tudo nos aconteceu. Amamos, disso temos certeza. E fomos amados - onde encontrar a certeza? Avançamos aqui materialmente, ali não, nos realizamos neste ponto, em outros queríamos mais, algumas coisas tivemos mais do que pretendíamos ou merecíamos - mas isso é difícil de reconhecer. Perdemos alguém - "Viver é perder amigos". No meio do feio e do amargo, no tumulto e no desgaste, tivemos mil diminutos de felicidade, no ar, no olhar, na palavra de afeto inesperado, que sei? Espera, eu sei. É a única lição que tenho a dar; a vida é pequena, breve, e perto. Muito perto - é preciso estar atento." Millôr Fernandes
Observe as afirmativas acerca do texto:
I. O autor faz uma análise dos acontecimentos ao longo de dez anos e conclui que, por causa da brevidade da vida, devemos estar atentos a vivermos o hoje;
II. “E... aonde vamos?" o sinal de reticência é usado para indicar que fora suprimido parte do texto;
III. “ Espera, eu sei" – o verbo destacado está no modo imperativo;
IV. “Avançamos aqui materialmente, ..." A palavra “materialmente" é formada por derivação sufixal.
São verdadeiras as afirmativas:
Para responder à questão, leia o texto abaixo.
"Imaginas que o sino é uma condecoração?" A alternativa que pode substituir a palavra grifada por outra de mesmo sentido é:
Do último parágrafo do texto, pressupõe-se que o paradoxo que envolve a sabedoria da mulher é de