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Há marcas que vivem da inclusão, e outras que vivem da exclusão

Contardo Calligaris

Todas as seguintes técnicas, com as finalidades indicadas, são usadas pelo autor na estruturação de seu texto, EXCETO:

Em: “A maioria dos usuários não acham isso cômico e despropositado. Por que será?" (§ 12), isso se refere a

Os referentes dos termos destacados estão corretamente identificados entre parênteses, EXCETO em:

Com relação às ideias do texto 1, assinale a alternativa correta.

Marque V para verdadeiro e F para falso, acerca do poema.

( ) O eu lírico descreve sua experiência com a vida.

( ) O eu lírico mostra a relação com o tempo.

( ) O eu lírico reflete sobre a falta de valor que damos ao presente.

Assinale a alternativa CORRETA.

Analise as afirmativas sobre o poema.

I) Há uma relação entre o título e o decorrer do poema que se faz grafar o número 666, que por alguns seguimentos religiosos seria o número do mal, poderíamos atribuir alguma relação com o tempo como se fosse um “castigo" aos humanos o fim da vida, a passagem do tempo.

II) No trecho “A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa." Podemos interpretar que a vida é algo penoso, porém pode-se fazer de uma forma tranquila pois estamos em casa e isso significa que há pouca pressão.

III) Nas repetições dos versos 2,3,4 é usada a figura de linguagem chamada anáfora, com a repetição de “Quando se vê", traz ao leitor um efeito do movimento que fazemos ao piscar, carregado de sentindo da rapidez dos acontecimentos da vida em relação ao tempo.

Assinale a alternativa CORRETA.

Analise as afirmativas sobre o poema.

I) Há uma relação entre o título e o decorrer do poema que se faz grafar o número 666, que por alguns seguimentos religiosos seria o número do mal, poderíamos atribuir alguma relação com o tempo como se fosse um “castigo" aos humanos o fim da vida, a passagem do tempo.

II) No trecho “A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa." Podemos interpretar que a vida é algo penoso, porém pode-se fazer de uma forma tranquila pois estamos em casa e isso significa que há pouca pressão.

III) Nas repetições dos versos 2,3,4 é usada a figura de linguagem chamada anáfora, com a repetição de “Quando se vê", traz ao leitor um efeito do movimento que fazemos ao piscar, carregado de sentindo da rapidez dos acontecimentos da vida em relação ao tempo.

Assinale a alternativa CORRETA.

Leia o seguinte o trecho, extraído do texto Pensar, de Rubem Alves, e responda à questão.

O sentido geral do texto pode ser encontrado na alternativa:

De acordo com o texto, a imposição de padrões de beleza pode ocasionar, EXCETO:

O texto a seguir servirá de base para a questão

“Que foi isso, de repente? Nada; dez anos se passaram. Não diga! Se somaram? Se perderam? Algumas relações se aprofundaram? Se esgarçaram? Onde estávamos? Onde estamos? E... aonde vamos? O tempo, em lugar nenhum e em silêncio, passa. É inegável - todos temos mais dez anos agora. Ainda bem, poderíamos ter menos dez. Tudo nos aconteceu. Amamos, disso temos certeza. E fomos amados - onde encontrar a certeza? Avançamos aqui materialmente, ali não, nos realizamos neste ponto, em outros queríamos mais, algumas coisas tivemos mais do que pretendíamos ou merecíamos - mas isso é difícil de reconhecer. Perdemos alguém - "Viver é perder amigos". No meio do feio e do amargo, no tumulto e no desgaste, tivemos mil diminutos de felicidade, no ar, no olhar, na palavra de afeto inesperado, que sei? Espera, eu sei. É a única lição que tenho a dar; a vida é pequena, breve, e perto. Muito perto - é preciso estar atento." Millôr Fernandes

Observe as afirmativas acerca do texto:

I. O autor faz uma análise dos acontecimentos ao longo de dez anos e conclui que, por causa da brevidade da vida, devemos estar atentos a vivermos o hoje;

II. “E... aonde vamos?" o sinal de reticência é usado para indicar que fora suprimido parte do texto;

III. “ Espera, eu sei" – o verbo destacado está no modo imperativo;

IV. “Avançamos aqui materialmente, ..." A palavra “materialmente" é formada por derivação sufixal.

São verdadeiras as afirmativas:

Com base na análise do texto II, não se pode afirmar:

O texto a seguir se refere à questão.

Para o autor do texto:

O poema abaixo se refere à questão.

O poema:

Para responder à questão, leia o texto abaixo.


"Imaginas que o sino é uma condecoração?" A alternativa que pode substituir a palavra grifada por outra de mesmo sentido é:

Do último parágrafo do texto, pressupõe-se que o paradoxo que envolve a sabedoria da mulher é de

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