Leia o seguinte parágrafo:
"A dita Era da Televisão é, relativamente, nova. Embora os princípios técnicos de base sobre os quais repousa a transmissão televisual já estivessem em experimentação entre 1908 e 1914, nos Estados Unidos, no decorrer de pesquisas sobre a amplificação eletrônica, somente na década de vinte chegou-se ao tubo catódico, principal peça do aparelho de tevê. Após várias experiências por sociedades eletrônicas, tiveram início, em 1939, as transmissões regulares entre Nova Iorque e Chicago - mas quase não havia aparelhos particulares. A guerra impôs um hiato às experiências. A ascensão vertiginosa do novo veículo deu-se após 1945. No Brasil, a despeito de algumas experiências pioneiras de laboratório (Roquete Pinto chegou a interessar-se pela transmissão da imagem), a tevê só foi mesmo implantada em setembro de 1950, com a inauguração do Canal 3 (TV Tupi), por Assis Chateaubriand. Nesse mesmo ano, nos Estados Unidos, já havia cerca de cem estações, servindo a doze milhões de aparelhos. Existem hoje mais de 50 canais em funcionamento, em todo o território brasileiro, e perto de 4 milhões de aparelhos receptores." [dados de 1971] (Muniz Sodré) Fonte: http:/ww.pead.letras.ufrj.br/tema09/coesaogramatical.ht ml. Acesso em 15/09/2018.
Considerando o parágrafo acima, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir.
( ) O objetivo do parágrafo é mostrar a evolução da televisão ao longo do tempo, o que define o critério de organização exclusivamente por tempo.
( ) As expressões indicadoras de tempo e de lugar, ao longo do parágrafo, evidenciam a ordenação por tempo e espaço simultaneamente.
( ) Quando se escreve sobre fatos, ideias ou fenômenos, com o objetivo de mostrar sua evolução ao longo do tempo e em diferentes lugares, deve-se organizar o parágrafo por um dos critérios (tempo ou espaço).
( ) Há no parágrafo, dentre outras, a correspondência: experimentação (fato) – entre 1908 e 1914 (tempo) – nos Estados Unidos (espaço).
A sequência correta, de cima para baixo, é
Leia atentamente o seguinte parágrafo:
"Viver é mesmo uma ginástica. O coração se contorce para bombear o sangue que, por sua vez, corre o corpo inteiro. A respiração estica e encolhe os pulmões. O aparelho digestivo se dobra e desdobra com o alimento. Tudo na vida animal é movimento – músculos que se contraem, músculos que se estendem. Graças a cerca de 650 músculos o homem pode, além de viver, ficar em pé, andar, dançar, falar, piscar os olhos, cair na gargalhada, prorromper em lágrimas, expressar no rosto suas emoções, escrever e ler este texto. Portanto, o desempenho da musculatura é muito mais forte que mera força bruta". Revista Superinteressante, n. 2, 1988
Considerando o parágrafo acima, assinale a afirmação verdadeira.
Escreva (1) para o que caracteriza a linguagem literária e (2) para o que caracteriza a linguagem não literária.
( ) A essência da linguagem está na palavra, que é usada por escritores e poetas em todo o seu potencial significativo e sonoro, estabelecendo interação entre autor e seus leitores/ouvintes.
( ) Caracteriza-se pelo predomínio do sentido conotativo (ou figurado), que é aquele que as palavras e expressões adquirem em um dado contexto, quando o seu sentido literal é modificado.
( ) Caracteriza-se pelo predomínio do sentido denotativo (ou literal), que é aquele que a palavra e as expressões são tomadas em sua significação “básica", a qual pode ser apreendida sem ajuda do cotexto e do contexto.
( ) Linguagem típica de textos com função utilitária, ou seja, que têm como finalidade predominante satisfazer a alguma necessidade específica, como informar, argumentar, convencer, dentre outras.
A sequência correta, de cima para baixo, é
Leia o fragmento do conto pré-modernista "O Colocador de Pronomes", de Monteiro Lobato (1924) para a resolução da questão.
No conto intitulado “O Colocador de Pronomes", publicado em 1924, Monteiro Lobato ridiculariza a personagem central, Aldrovando, exatamente pelo uso de uma linguagem empolada e descabida, cheia de preciosismos e de palavras incompreensíveis para a maioria das pessoas.
Assinale a opção em que a significação (em itálico) do par de vocábulos está coerente com o uso presente no texto.
Durante algum tempo, a Caixa Econômica Federal utilizava uma frase em sua propaganda; “Vem pra Caixa você também!”. O que a empresa pretendia com essa frase era:
Segundo um informe recente, uma firma estrangeira insistiu em abrir uma filial no estado de São Paulo porque “os paulistas são muito trabalhadores".
Esse argumento (entre aspas) se apoia num(a):
“O tema da velhice foi objeto de estudo de brilhantes filósofos ao longo dos tempos. Um dos melhores livros sobre o assunto foi escrito pelo pensador e orador romano Cícero: A Arte do Envelhecimento. Cícero nota, primeiramente, que todas as idades têm seus encantos e suas dificuldades. E depois aponta para um paradoxo da humanidade: Todos sonhamos ter uma vida longa, o que significa viver muitos anos. Quando realizamos a meta, em vez de celebrar o feito, nos atiramos a um estado de melancolia e amargura”. O paradoxo a que alude o texto é:
Considere as afirmações a seguir: I. Mesmo que possam ter substituído o homem em diversas funções, as máquinas ainda não são capazes de competir com as habilidades cognitivas do ser humano. II. O receio de que as máquinas possam eliminar empregos encontra fundamento no desemprego maciço observado no século XIX com o advento da Revolução Industrial. III. No primeiro parágrafo, o autor apresenta dois pontos de vista conflitantes a respeito das consequências da automação. Está correto o que se afirma APENAS em
Considere o que se afirma abaixo a respeito das estratégias argumentativas do texto. I. A obra Dom Quixote, de Cervantes, é citada para embasar o argumento de que na narrativa tradicional existem personagens que apresentam uma falsa consciência de si mesmos, a qual é inacessível para o próprio narrador. II. Para introduzir o conceito de narrador insciente, que não sabe nada, ou quase nada, o autor recorre à comparação entre este e um narrador onisciente, ou seja, aquele que possui livre acesso à consciência da personagem principal. III. A partir da definição de anti-herói apresentada, é possível inferir que um herói derrota os obstáculos com que depara. Está correto o que se afirma APENAS em
Uma frase anônima mostrava o seguinte: “Arquiteto é um sujeito que pode melhorar o aspecto de uma casa velha falando do preço de uma nova".
Essa frase critica um aspecto da profissão de arquiteto:
“Zeca era pequeno, tez baça e magríssimo. Nunca vi ninguém mais magro. Magro assim, só quem está nas últimas. Mas o Zeca era magro assim e tinha um porte, uma vivacidade de rapaz com perfeita saúde. Esse contraste era coisa surpreendente".
Nesse texto, a descrição do personagem Zeca é de base:
No que se refere aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue o item seguinte.
Infere-se do texto que o Nudetective foi desenvolvido especificamente para o combate à pornografia infantil.
No que se refere à tipologia e aos sentidos do texto 12A1AAA, julgue o próximo item.
Infere-se das falas de Dupin que a opinião do delegado a respeito dos poetas foi determinante para que ele não encontrasse “a carta roubada”.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item seguinte.
De acordo com o texto, o português deixou de ser “língua de comunicação” (l.28) em Cingapura e na Índia.