Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
Caso o termo “ponderada" (l.27) fosse substituído por calculada, a coerência do texto seria mantida, embora seus sentidos fossem alterados.
No terceiro parágrafo, ao comparar o nascimento da rua com o do homem, o autor, em linhas gerais, quer dar destaque:
A locução adjetiva “da amargura”, presente no título, caracteriza a rua, mas percebe-se que se trata da caracterização do ânimo do enunciador. Essa afirmação pode ser comprovada MELHOR pelo seguinte verso do poema:
O texto “O que as câmeras ainda não mostram" apresenta como principal finalidade:
Texto para responder à questão.
Sobre o mundo interno e o mundo externo, conforme a declaração do narrador, leia as afirmativas. I. O mundo externo se caracteriza pela experiência solitária da reflexão e da recordação. II. O mundo interno se caracteriza no movimento de interação com os outros, na vida em relação com os amigos e com o mundo. III. Na juventude, vive-se o mundo externo, enquanto na velhice vive-se o mundo interno. Está correto apenas o que se afirma em:
Texto para responder à questão.
A partir da narrativa de um episódio pessoal, o autor elabora reflexões que vão além desse contexto, generalizando-o. Essa generalização pode ser observada no seguinte trecho:
Podem ser apontadas, no texto, como consequências do fim da neutralidade da internet, EXCETO:
Texto para responder à questão.
A oração entre vírgulas em "Minha mãe, que nunca tinha ouvido falar no Yannick ou na praça seca, achou que a filha estivesse delirando":
Texto para responder à questão.
O segmento "estando alerta para as casualidades e os milagres" poderia ser reescrito sem perda do sentido original e da correção linguística, por:
Para a questão, leia o poema abaixo.
Na frase “Em que espelho ficou perdida minha face?”, entende-se por espelho, com relação ao eu lírico, uma referência implícita: