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Assinale a alternativa CORRETA, acerta do sentido no contexto da expressão grifada no trecho a seguir; “ donde vem o que sinto./Sinto muito,/sentir é muito lento."

I. É possível que a jornalista Pâmela Fernandes não tenha presenciado o fato por ela noticiado, embora demonstre conhecer a vítima, conforme indica a informação “que era peão profissional".

II. A jornalista Pâmela Fernandes narra com certo distanciamento a partir de informações colhidas de um registro policial no qual a situação fora narrada como algo já acontecido, conforme indicam os verbos no pretérito imperfeito.

III. Pâmela Fernandes narra a partir de imagens de um vídeo feito por espectadores, transpostas com verbos no presente do indicativo, como se houvesse simultaneidade entre o que vídeo mostra e o relato feito pela jornalista.

O texto II é uma notícia publicada em um site de grande circulação e apresenta um fato acontecido em Roraima. Quanto à posição da jornalista em relação ao fato narrado, é CORRETO o que se afirma apenas em:

Assinale a afirmativa INCORRETA:

Assinale a afirmativa INCORRETA sobre as estrofes destacadas:

Considerada a proposta da professora, assinale a alternativa que traz consideração INADEQUADA sobre o texto da aluna:

O texto constrói uma percepção sobre a idade da mulher. Dessa percepção, infere-se que a idade da mulher

O paradoxo atribuído à mulher sábia, da forma como é explicado à interlocutora, aplica-se a

Do último parágrafo do texto, pressupõe-se que o paradoxo que envolve a sabedoria da mulher é de

O texto constrói uma percepção sobre a idade da mulher. Dessa percepção, infere-se que a idade da mulher

O paradoxo atribuído à mulher sábia, da forma como é explicado à interlocutora, aplica-se a

A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.

No texto, o pronome

A respeito das observações feitas a partir de um “mundo virtual”, o texto não permite afirmar que:

Assinale a alternativa que melhor corresponde a interpretação do trecho retirado do livro “O pequeno Príncipe”.

Use as letras C e E para indicar se as acepções a respeito do texto estão certas ou erradas. Após, marque a alternativa que contém a sequência das letras, de cima para baixo.

( ) O texto, por discorrer sobre o conceito de ensino, abordando a diferença entre “ensinar" e “doutrinar", pertence à tipologia descritiva.

( ) “Desenvolvimento Psíquico" (linhas 3 e 4) e “protagonismo de jovens e crianças" (linha 4) estão para a aprendizagem do aluno, assim como “facilitador da aprendizagem" e “mediador do conhecimento' (linha 6) estão para o professor.

( ) As ideias defendidas no quarto parágrafo correspondem ao conceito de ensinar descrito no último período do quinto parágrafo.

( ) Fazer com que um gesto, uma palavra, uma observação crítica se traduzam como um ato de ensino está associado ao propósito de produzir a aprendizagem e ao contexto em que ocorre.

( ) O uso do termo parodoxalmente (linha 1) denota a contradição entre ensinar, doutrinar ou treinar.

Considere as seguintes afirmações sobre o texto:

I. A diretora da E. E. Edvaldo Brandão Correia criou a Agenda do Diretor a fim de atender aos pedidos dos professores e funcionários da escola, que constantemente eram questionados sobre as atividades da diretora e considerando que, na maioria das instituições de ensino, não é comum a Direção divulgar sua agenda aos demais membros da escola.

II. “ Dar um pouco mais de transparência à sua gestão" (linhas 4 e 5), por meio da Agenda do Diretor, intensificou de forma positiva a cultura de comunicação interna da E. E. Edvaldo Brandão Correia, que adotava como hábito a troca de informações “com o objetivo de valorizar o diálogo e fornecer o espírito de grupo" (linhas 8 e 9).

III. O conhecimento sobre as diversas atividades que acontecem na escola favorece a criação de um bom clima institucional e, para isso, é necessário que o fluxo das informações chegue a todas as pessoas envolvidas na escola, além dos professores, como os servidores administrativos e as merendeiras.

De acordo com o texto:

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