Considerando os objetivos, a linguagem e o conteúdo do texto I, é correto afirmar que
Na epígrafe do texto I,
Acerca dos aspectos linguísticos do texto e das ideias nele expressas, julgue o item seguinte.
A construção do humor, na tirinha, reside exclusivamente no fato de que, por mais que o dono de Garfield considerasse que ele não fosse obedecer às suas ordens, o gato faz o inverso: propõe a ida a outro planeta para, assim, resolver a questão.
“Até o ano passado conseguimos manter o mistério —e eu amava o brilho de teus olhos quando, manhã ainda, vinhas cambaleando de sono em busca da árvore que durante a noite brotara embrulhos e coisas".
O “mistério" aludido nesse segmento do texto aparece explicitado em
Assinale a opção que apresenta o segmento do texto que exemplifica um tipo de linguagem figurada denominada ironia.
O fato de Papai Noel pedir seguro desemprego está adequado à seguinte passagem do texto 1:
Observe a charge a seguir:

A charge acima é uma homenagem a Stephen Hawking, destacando o fato de o cientista:
Essa charge traz elementos verbais – a fala de Einstein – e elementos imagísticos; entre os significados construídos pelos dados da imagem, NÃO está correta a seguinte afirmação:
“Inteligência e sabedoria não são a mesma coisa".
Essa frase tem a função textual de:
O texto 1 é classificado como argumentativo já que apresenta uma condenação da política americana para os imigrantes. O conjunto de ideias apresentadas se fundamenta
O texto 2 é formulado impessoalmente; o segmento em que isso fica comprovado é:
O texto 1 é classificado como argumentativo já que apresenta uma condenação da política americana para os imigrantes. O conjunto de ideias apresentadas se fundamenta
Leia com cuidado as assertivas abaixo acerca da charge do texto III e, em seguida, responda o que se pede.
I- Pode-se deduzir, com base nas pistas semânticas, propostas na charge, que a categoria dos taxistas, principal concorrente do transporte urbano de passageiros, via aplicativo Uber, não vem reconhecendo as facilidades que os avanços tecnológicos que deste aplicativo decorrem, bem como o benefício para a população que se utiliza deste serviço.
II- É possível se afirmar, dentre muitas interpretações propostas, que uma das intenções comunicativas implícitas no discurso do chargista seja de provocar a categoria dos taxistas a buscar novos mecanismos de atualização, facilidades tecnológicas e/ou de competividade na sua área profissional.
III- Jamais se pode implicitar, na charge, o discurso das facilidades de acesso ao transporte de passageiros via Uber, através do avanço tecnológico presente no serviço e com objetivos benéficos a população.
É CORRETO o que se afirma apenas em