Releia o trecho a seguir.
“O que essa esdrúxula pesquisa quer dizer?"
Em relação à pergunta efetuada pelo autor, assinale a alternativa correta.
Texto para responder a questão.
TEXTO 01 - Cuidado com as palavras!
Do segundo parágrafo do texto I, pode-se afirmar que o autor
I- demonstra uma preocupação peculiar com os limites movediços da semântica.
II- usa um encadeamento de adjetivações, como forma de enfatizar o sabor que cada palavra contém, em suas ressonâncias semânticas, receptivas e pragmáticas.
III- privilegia a origem etimológica das palavras e o seu caráter de singularidade que compõem o complexo interior de sua natureza morfológica.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB2A1AAA, julgue o item a seguir.
Segundo o texto, é implausível considerar que o trabalho com o patrimônio se converta em uma ação política.
Acerca das ideias e dos aspectos linguísticos do texto CB2A1BBB, julgue o item seguinte.
Os autores do texto defendem que é preciso lutar contra a segmentação de interesses para que a cidade possa servir a todos.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB2A1BBB, julgue o próximo item.
No trecho “vivemos um divórcio entre política e poder" (ℓ.23), a palavra “divórcio" poderia ser substituída por apartamento, sem alteração dos sentidos originais do texto.
Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue o item a seguir.
Conclui-se do texto que evitar a abordagem do estranho teria deixado o narrador impassível.
No que diz respeito aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue o item a seguir.
A expressão “o emblema da pátria" (ℓ.6) remete a “Congresso Nacional" (ℓ. 4 e 5).
Analise o enunciado, abaixo e, em seguida, responda ao que se pede. “O populista abusa dos aforismos, simplifica temas complexos, recorre a frases de efeito” […]. I- Há no enunciado uma relação semântica com sentenças de autoria anônima e, fortemente, ligada à tradição popular. II- As expressões aforísticas podem ser consideradas como frases feitas ou discurso do Outro, sempre citado ou renunciável. III- A linguagem do populista não representa um valor social que funciona em contextos discursivos distintos. Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Leia os enunciados a seguir e responda ao que se pede. 1.“A atual estiagem já dura seis anos consecutivos e é a seca mais prolongada da história recente na região”. 2.“De acordo com o Monitor de Secas da Agência Nacional das Águas (ANA), mais de 65% do território nordestino se encontrava em caráter de 'seca excepcional', em dezembro de 2016”. 3.“E essa área já era 18% maior em comparação ao mesmo mês do ano anterior.” 4.“A maior parte da precipitação concentra-se em março, abril e junho, e a média para todo ano é inferior a 800mm e em algumas áreas fica perto de 500 litros.” Pode-se afirmar que: I- Todos apresentam traços semânticos relacionados a aspectos de temporalidade. II- Apenas 1, 2 e 4 apresentam elementos linguísticos demarcadores de tempo. III- Todos indicam, além de demarcadores de tempo, também, demarcadores de espaço. É CORRETO o que se afirma, em
Analise as proposições a seguir no enunciado “além de diversas empresas com atuação global” e responda ao que se pede. O termo “além de” funciona como I- operador discursivo, introduzindo um enunciado, ampliando-lhe a orientação argumentativa e estabelecendo uma relação pragmática. II- introdutor argumentativo que estabelece uma relação semântica por justaposição. III- conector frástico que opera como justificativa sobre o que foi dito anteriormente. Está CORRETO o que se pede, apenas, em
A charge faz referência a um fenômeno da atualidade que pode ser associado ao(à)
Na frase “A Lebre claro, considerou aquela insinuação como algo impossível de acontecer...” -inicio do 2º parágrafo- a Lebre se refere a que insinuação:
No fragmento a seguir “Moral da história: meio caminho andado é o mesmo que meia tarefa cumprida", (último parágrafo), há o uso dos - dois pontos. O que vem depois do uso dos dois pontos?
O enunciador declara, no texto, algo marcante da sua existência, ou seja, o fato de