Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8761 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Qual alternativa melhor exprime a ideia principal do texto 2?

Considerando os textos 3 e 4, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O texto 3 produz intertextualidade com o texto 4.

II. O texto 4 produz intratextualidade com o texto 3.

III. Os textos 3 e 4 são ambos construídos fazendo uso de linguagem verbal e não verbal.

IV. Os textos 3 e 4 são exemplares do mesmo gênero e da mesma tipologia.

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

O autor do texto se posiciona claramente contra

A frase O vigor e o tom dos ataques traem o melindre contém um argumento semelhante ao que está nesta outra frase:

Atenção: Para responder à questão, considere o texto a seguir.

O futuro do indicativo em estará usando e teremos ultrapassado (2º parágrafo) serve ao propósito discursivo de

Atenção: Para responder à questão, considere o texto a seguir.

Nesse texto, o autor conta

De acordo com as convicções que tinha Cícero sobre a amizade, esta

O texto a seguir serve de referência para a questão.

A partir da leitura do texto sob análise, NÃO é possível afirmar que:

O texto a seguir serve de referência para a questão.



A partir da leitura do fragmento de romance sob análise, NÃO é possível afirmar que:

Ao considerar os poderes da ciência, o autor julga que eles

Ao se analisar mais de perto a estruturação funcional do texto, pode-se afirmar que o

Observe a tirinha a seguir. Sabendo-se que a interdisciplinaridade pressupõe, de um lado, a transferência de conceitos teóricos e de metodologia e, de outro, a intersecção de áreas, a tirinha apresentada cumpre seu ideal interdisciplinar ao, além de se utilizar

O texto acima trata-se do primeiro capítulo da obra "Gramática na escolas", escrita pelas pesquisadoras Roberta Pires e Sandra Quarezemin. Na obra, as autoras procuram gerar reflexão sobre o papel do linguista nas salas de aula e nas escolas, com o objetivo de demonstrar que, em razão da chamada "língua natural", é possível construir "gramáticas" e melhorar a educação do País. Com base nesse texto, em seus conhecimentos em linguística, em gramática, em literatura e em ensino de língua, responda à questão.

Do título “Gramáticas: rota alternativa para as aulas de português" e da leitura atenta ao texto, pode-se pressupor do fato de o signo linguístico “gramática" estar flexionado no plural e estar seguido da expressão “rota alternativa" que

O texto acima trata-se do primeiro capítulo da obra "Gramática na escolas", escrita pelas pesquisadoras Roberta Pires e Sandra Quarezemin. Na obra, as autoras procuram gerar reflexão sobre o papel do linguista nas salas de aula e nas escolas, com o objetivo de demonstrar que, em razão da chamada "língua natural", é possível construir "gramáticas" e melhorar a educação do País. Com base nesse texto, em seus conhecimentos em linguística, em gramática, em literatura e em ensino de língua, responda à questão.

Sobre o trecho “que mostram que a reflexão sobre uma língua natural ensina o método científico, auxilia no ensino de ciências e matemática e desenvolve as capacidades de leitura e escrita." (linhas 8 a 9), um dos assuntos estudados que mais inter-relaciona linguística com conhecimentos matemáticos é

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282