Com base nas informações contidas em um texto e na identificação de seu público-alvo, é possível constatar seu objetivo.
O principal objetivo do autor deste texto é
Os textos apresentados ilustram a construção do artista contemporâneo por meio da intervenção na realidade cotidiana, realizando obras que estão
Pode-se observar que a unidade textual presente no texto em análise tem o uso de alguns elementos de coesão como um importante instrumento para a finalidade proposta; a conexão assim estabelecida pode ser constatada entre alguns segmentos pelos elementos corretamente identificados em, com EXCEÇÃO de:
As partículas “a” (linha 3) e “a” (linha 19) retiradas do Texto são classificas morfologicamente, respectivamente, como:
“O Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente (HRCPP) utilizou pela primeira vez, nesta semana, a técnica de agulhamento pré-operatório para o tratamento de tumores renais complexos.” (linhas 1 a 5). É CORRETO afirmar que o período é
Sobre o emprego da crase, analise as afirmativas a seguir:
I- Diante de verbos.
II- Diante de artigos indefinidos.
III- Diante de artigos definidos femininos quando o termo antecedente exigir preposição.
Está(ão) CORRETO(S) o(s) emprego(s) previsto(s) em:
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) [...] "quer mapear o genoma de 15 mil pessoas". O termo em destaque faz referência ao conjunto de todos os genes meramente de seres humanos.
( ) "O genoma é a receita do nosso corpo". O termo em destaque tem a função de objeto direto e indica uma característica do sujeito.
( ) [...] "a Illumina que vai fornecer os insumos". O termo em destaque faz referência a cada componente necessário para a realização da pesquisa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O verbi "haver", com o sentido de "existir", é impessoal e não admite sujeito; assim deve ser usado na 3ª pessoa do singular.
II. O verbo "fazer", na indicação de tempo decorrido, deve concordar com o numeral a que ele se refere.
III. O verbo "passar", na indicação de tempo acompanhado da preposicão "de", é impessoal e deve permanecer na 3ª pessoa do singular.
Leia o texto para responder à questão.
Escola inclusiva
É alvissareira a constatação de que 86% dos brasileiros concordam que há melhora nas escolas quando se incluem alunos com deficiência.
Uma década atrás, quando o país aderiu à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e assumiu o dever de uma educação inclusiva, era comum ouvir previsões negativas para tal perspectiva generosa. Apesar das dificuldades óbvias, ela se tornou lei em 2015 e criou raízes no tecido social.
A rede pública carece de profissionais satisfatoriamente qualificados até para o mais básico, como o ensino de ciências; o que dizer então de alunos com gama tão variada de dificuldades.
Os empecilhos vão desde o acesso físico à escola, como o enfrentado por cadeirantes, a problemas de aprendizado criados por limitações sensoriais – surdez, por exemplo – e intelectuais.
Bastaram alguns anos de convívio em sala, entretanto, para minorar preconceitos. A maioria dos entrevistados (59%), hoje, discorda de que crianças com deficiência devam aprender só na companhia de colegas na mesma condição.
Tal receptividade decerto não elimina o imperativo de contar com pessoal capacitado, em cada estabelecimento, para lidar com necessidades específicas de cada aluno. O censo escolar indica 1,2 milhão de alunos assim categorizados. Embora tenha triplicado o número de professores com alguma formação em educação especial inclusiva, contam-se não muito mais que 100 mil deles no país. Não se concebe que possa haver um especialista em cada sala de aula.
As experiências mais bem-sucedidas criaram na escola uma estrutura para o atendimento inclusivo, as salas de recursos. Aí, ao menos um profissional preparado se encarrega de receber o aluno e sua família para definir atividades e de auxiliar os docentes do período regular nas técnicas pedagógicas.
Não faltam casos exemplares na rede oficial de ensino. Compete ao Estado disseminar essas iniciativas exitosas por seus estabelecimentos. Assim se combate a tendência ainda existente a segregar em salas especiais os estudantes com deficiência – que não se confunde com incapacidade, como felizmente já vamos aprendendo.
(Editorial. Folha de S.Paulo, 16.10.2019. Adaptado)
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

No 5º parágrafo, o autor
Atenção: Para responder à questão, considere o poema abaixo.

Considere as afirmações abaixo.
Está correto o que consta APENAS em
A personagem Eurídice é expressamente caracterizada no texto CG4A1-I como uma mulher
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto.

Um segmento baseado no texto ganha nova redação, sem prejuízo para sua clareza, sua correção e seu sentido básico, em: