Levando em consideração o cotidiano escolar, assinale a alternativa que apresenta o princípio da Base Nacional Comum Curricular, o qual está relacionado mais diretamente à prática pedagógica abordada.
De acordo com o texto, nota-se que a reação de Padre Antônio e o modo com que trata Pereira deve-se:
Uma leitura atenta do texto permite-nos perceber que a subjetividade que o caracteriza já é antecipada no propósito apresentado logo no início.
Nesse sentido, pode-se afirmar que, para o enunciador:
Ao analisar, no título do texto, o emprego do verbo flexionado no Presente do Indicativo, percebe-se que ele confere, ao enunciado:
O narrador dirige-se explicitamente a seus leitores no seguinte trecho:
Observe os excertos a seguir retirados do texto “Ciência e a percepção intuitiva das crianças” e assinale a alternativa em que se estabelece uma relação semântica de condição.
A partir das informações encontradas no texto “Ciência e a percepção intuitiva das crianças”, é correto afirmar que
“A falta de educação dos visitantes, que sobem em telhados, levam sua própria comida para locais que vendem alimentos e usam qualquer coisa como cinzeiro tira do sério quem vive no local.”
Assinale a opção que apresenta a atitude dos turistas que mostra uma razão adequada de condenação por parte dos japoneses.
O título da crônica dialoga com a frase “Meu reino por um cavalo”, atribuída a Ricardo III, em uma obra produzida por William Shakespeare.
Embora o texto não esteja completo, com base nessa informação, pode-se inferir que o enunciador:
No texto, ocorrem marcações discursivas como as que se destacam em “Bons tempos aqueles, pensei.” e “O mínimo, suponho, que um sujeito tem”.
Tais marcações cumprem o seguinte efeito expressivo:
A conclusão a que chegaram os biólogos em sua pesquisa faz ver que
Nesse texto o emprego sistemático de conectivos como mas, no entanto e contudo
A canção Dois Rios aborda metaforicamente o encontro, a relação entre duas pessoas. No texto, pode-se depreender que o par é constituído de duas pessoas: