Ainda a respeito das estruturas linguísticas do texto CB1A1AAA, julgue o próximo item.
Em “reanimando-a" (.18), o pronome “a" refere-se a “Dúvida" (
.17).
Texto para responder à questão.
Do ponto de vista sociocomunicativo, é relevante considerar a relação entre a seleção e posicionamento dos pronomes átonos e suas particularidades de uso. Nessa perspectiva, pode-se afirmar corretamente que há inadequação de colocação pronominal, considerando a exigência do norma-padrão, em:
Texto para responder à questão.
Pode-se reescrever o segmento "Já não aguentava mais AQUELA GENTE", substituindo o trecho destacado por um pronome oblíquo, sem deixar de respeitar as normas de colocação e uso do pronome e mantendo o sentido original, por:
A mesóclise ocorre na oração da alternativa:
Considerando a colocação do pronome obliquo átono, marque a alternativa CORRETA:
Leia o texto para responder à questão.
Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de colocação pronominal.
A próclise observada em “se multiplicam" (R.7) e “se desenvolve" (R.14) é opcional, de modo que o emprego da ênclise nesses dois casos também seria correto — multiplicam-se e desenvolve-se, respectivamente.
Acerca de aspectos linguísticos do texto precedente e das ideias nele contidas, julgue o item a seguir.
A correção gramatical do texto seria mantida caso o trecho “que se consubstancia" (. 10 e 11) fosse alterado para que consubstancia-se.
Nos excertos abaixo, atente para a colocação pronominal, as alterações propostas e as afirmações feitas:

Analisando com atenção o quadro, verifica-se que há erro na análise apresentada em:
Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item a seguir.
“se encontrarão" (linha 3) por encontrarão-se
Atente para os excertos da BNCC e, na sequência, uma charge, a fim de responder à questão:


Atente para as afirmativas feitas:
I. Os alunos, para entendimento dessa charge, devem analisar os elementos da materialização textual escolhida, bem como os elementos paralinguísticos e cinésicos. Quanto ao estilo, é preciso analisar as escolhas lexicais, a variedade linguística, os mecanismos morfossintáticos, constatando se há (in)congruência com a situação de produção, a forma e o gênero em questão.
II. Com relação a um dos mecanismos sintáticos e morfológicos presentes, constata-se que o enunciador utiliza "pegá-las-emos", no início da sentença. Trata-se de uma forma incorreta de utilização dos pronomes oblíquos. Assim, o professor deve sinalizar isso, explicar as possibilidades de colocação pronominal e, junto com os alunos, encontrar uma forma substitutiva para essa construção.
III. Na encenação do diálogo, o uso do vocativo "meu caro amigo" destoa do ambiente e gera estranhamento; diferentemente, a escolha do advérbio "tardiamente" se mostra como uma opção lexical adequada ao registro adotado.
IV. Na charge, o personagem constrói sua identidade por meio do seu enunciado, mostrando-se alguém cuja fala é incoerente e carente de elementos coesivos apropriados.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Texto para responder à questão.
Das propostas de substituição as seguintes frases do texto, a única que faz, de maneira adequada, a correção de um erro gramatical presente no discurso é:
Texto 1 para responder à questão.
Os sentidos do texto, assim como a respectiva correção gramatical, seriam mantidos caso se substituísse
Atenção às frases a seguir:
Espero encontrar todo o serviço pronto.
Nunca disseram a ele que era inteligente.
Assinale a alternativa em que, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, os pronomes substituem corretamente as expressões em destaque.