Texto para responder à questão.
Sobre os elementos destacados do fragmento “Há 200 anos, tudo que as pessoas queriam era sobreviver, chegar aos 30 anos....", leia as afirmativas.
I. De acordo com o novo acordo ortográfico, palavras monossílabas terminadas em A não recebem mais acento, sendo assim, a flexão verbal HÁ foi grafada de modo indevido.
II. TUDO é um pronome substantivo indefinido.
III. QUE é uma conjunção subordinativa adverbial.
Está correto apenas o que se afirma em:
No texto, exerce a mesma função sintática que a palavra "cansada" (v.5), o termo
A oração "de questionar a inexorabilidade do trabalho" (L.8) exerce a mesma função sintática que a expressão
A análise sintática dos dois termos destacados em: "não estavam agregando valor À SUA VIDA ou ajudando-O a se tornar mais feliz." Apontam. respectivamente, para:
Com relação à variação linguística bem como aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto 6A1AAA, julgue o próximo item.
Na linha 8, o termo “a todos" exerce a função de complemento indireto da forma verbal “absolveria".
O termo destacado em “Quando o cérebro está demasiado cheio DE MEMÓRIAS” exerce função sintática de:
Embora pertençam a frases diferentes no texto, em "Eu era um falso. Um santo falsificado" (3º§), pode-ae concluir, em função do paralelismo sintático, que " um falso" e " Um santo falsificado" exercem a função sintática de :
Leia as afirmativas a seguir:
I. Na oração "as irmãs caminhavam juntas, mas, em determinada rua, separaram-se", a conjunção "mas" apresenta uma função coordenativa.
II. A sílaba que recebe o acento circunflexo deve ser pronunciada de forma fechada. O emprego correto do acento está presente no vocábulo: restânte.
III. Os pronomes ME, TE, NOS e VOS podem tanto ser objetos diretos como objetos indiretos.
Marque a alternativa CORRETA:
Observe as frases abaixo: I. Trovejou. II. Atiraste uma pedra. III. Mataram o delegado. IV. Fomos ao cinema. Temos sujeito oculto em:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Do ponto de vista sociocultural, a língua padrão seria uma variante tida como aceitável pelos membros de uma sociedade, em situações de uso mais formal. Neste caso, outras variantes não teriam a mesma aceitação.
II. Como toda oração está centrada num verbo ou numa locução verbal, a maneira prática de saber quantas orações existem num período é contar os verbos ou locuções verbais e, em seguida, dividir por dois.
III. Os pronomes oblíquos tônicos são eventualmente precedidos por preposições, em geral as preposições a, para, de e com, embora esta última seja menos utilizada. Por esse motivo, os pronomes tônicos exercem a função de objeto indireto da oração. Além disso, possuem acentuação tônica fraca.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Verbos impessoais são os verbos que não têm sujeito. Normalmente, são usados na terceira pessoa do singular. Haver, quando sinônimo de existir, acontecer, realizar-se ou fazer (em orações temporais) são verbos impessoais.
II. Em "Júlia foi buscar a sua caneta no carro, quando percebeu que não estava em sua bolsa", a conjunção "QUANDO" tem função de explicação.
III. No exemplo seguinte, as vírgulas foram empregadas corretamente: "A polícia federal, operará, junto, a grupos militares estaduais".
Marque a alternativa CORRETA:
Pode-se dizer que a informação trazida pela oração adjetiva explicativa na piada é relevante para que o leitor signifique adequadamente:
Na oração “É preciso rigor no combate a essa distorção", os termos destacados funcionam sintaticamente como:
Observe as frases abaixo:
I. O professor confia em seus alunos.
II. O povo tinha necessidade de bons políticos.
III. Duvido de suas palavras.
IV. A crença em dias melhores faz a humanidade caminhar.
Temos complemento nominal em:
Em relação às estruturas linguísticas, só NÃO está correto o que se afirma sobre o segmento em negrito, em: