Assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas em relação às considerações feitas sobre termos da seguinte frase do texto.
“Temos de ser gratos aos pioneiros por não usarem nada de plástico", pensei pouco tempo atrás, no trem que me levava até Plymouth, na costa sul da Inglaterra. (l. 10 e 11)
( ) Temos/pensei – verbos cujos sujeitos são ocultos.
( ) gratos – predicativo do sujeito.
( ) aos pioneiros – complemento nominal.
( ) nada de plástico – complemento verbal.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale o trecho que apresenta dois operadores sequenciais com valores semânticos respectivamente de contraste e explicação.
Leia o texto III para responder à questão.
A classificação para o sujeito da frase “Nevou ontem à noite!” é
Leia o texto III para responder à questão.
Na oração “Quero tê-la agora", a palavra la classifica-se sintaticamente como
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo, um excerto de ensaio do pensador francês Michel de Montaigne (1533-1592).

Atentando-se para recursos utilizados na redação do texto, e considerando-se o contexto, é correto afirmar que
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

Ambos os elementos sublinhados exemplificam uma mesma função sintática em:
A questão refere-se ao Texto II.
No excerto “Enquanto o mal ou as ameaças à segurança permanecerem no mundo, a arte militar e a guerra serão tanto necessárias quanto inevitáveis.”, a relação estabelecida entre as orações é de
Considere o trecho abaixo para responder à questão seguinte:
“ Esse sentimento de natureza toda íntima não vos seria revelado por mim." (1º§)
O pronome “vos” exemplifica um registro formal da Língua e aponta para a segunda pessoa do discurso exercendo a função sintática de:
O termo destacado no fragmento exerce, sintaticamente, a função de:
A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.
Sobre os recursos linguísticos usados no texto, é correto afirmar:
Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.
... nosso encéfalo aumenta a atividade de áreas específicas relacionadas ao controle do estresse.
O verbo sublinhado acima possui, no contexto, o mesmo tipo de complemento do que se encontra em:
Qual(is) é(são) o(s) item(ns) que reescreve(m), sem gerar prejuízo sintático ou alteração de sentido, o excerto: “Se é incauto divertir-se com a possibilidade de um mundo alternativo 'sem medo', em vez disso, descrever com precisão os traços distintivos do medo na nossa época e na nossa sociedade é condição indispensável para a clareza dos fins e para o realismo das propostas. [...]"?
I. Se é ingênuo deleitar-se com a possibilidade de um mundo paralelo “sem medo", é imperativo, por outro lado, para a clareza de finalidades e para a nudez das propostas, descrever rigorosamente aquilo que distingue o medo em nosso contexto temporal e social.
II. Se é irrefletida a diversão pela possibilidade de um mundo alternativo livre do medo, não obstante, a fim de delimitar a factualidade das propostas e clarificar os propósitos, é imprescindível delinear precisamente as características do medo tal como vivemos.
III. Se é sensato divertir-se com a ideia de um mundo paralelo “sem medo", ao invés disso, é exigência oportuna descrever relativamente tudo o que define o medo nesta época e sociedade, posto que há clareza dos fins e realismo nas propostas.
Leia sentença: São Paulo continua poluída.
Na oração há a presença de uma figura de Sintaxe que se constitui da concordância com a ideia subentendida, que se deseja transmitir e não com os termos expressos. Tal afirmativa, correspondente à sentença, configura-se como:
Das afirmações seguintes: I. A frase “Mas o símbolo do reino das trevas não atravessa a noite à procura de pescoços humanos” é um período simples. II. Em “esse eficiente pesticida não nos adoece de câncer nem cobra nada pelos seus serviços” há relação de subordinação. III. No período que vai de “Na realidade, o morcego…” até “…que matam as plantas” é possível identificar 07 orações.
Qual o único termo incorretamente analisado nas frases abaixo?