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A respeito da história da imprensa, julgue os itens seguintes.

Prelo, monotipia, linotipia, rotogravura, ofsete e impressão digital são fases sequenciais e representativas de saltos tecnológicos nos recursos da impressão gráfica para circulação massiva.

Julgue os itens seguintes, relativos a métodos e técnicas de
monitoramento e análise de mídia.

A análise de conteúdo, metodologia de enfoque quantitativo, tem como referenciais básicos a frequência com que determinados valores semânticos aparecem na mídia e a mensuração dos espaços concedidos a uma temática.

Acerca dos chamados crimes de honra no contexto jornalístico
brasileiro, julgue os próximos itens.

Piadas em programas de humor, caricaturas, sátiras e pegadinhas não implicam ofensas que justifiquem ações por danos morais, visto que constituem, de acordo com a Lei de Imprensa, conteúdo crítico, amparado, portanto, pelo princípio da liberdade de expressão e de opinião.

No que se refere a procedimentos e técnicas de captação e
apresentação de conteúdos jornalísticos para o rádio, julgue os
próximos itens.

Espelho, no jargão radiofônico, corresponde a falha técnica que resulta em microfonia nas transmissões, externas ou internas, feitas ao vivo.

Julgue os itens seguintes, referentes a procedimentos e técnicas para
captação e apresentação de conteúdos jornalísticos para a TV.

A nota coberta, que pode ser gravada ou apresentada ao vivo, é lida pelo apresentador em função de imagens que mereçam ser divulgadas.

Considerando que fatos e acontecimentos se transformam em
notícias mediante as interveniências de determinados atores e
fatores, julgue os itens que se seguem.

Fontes que tentam transformar, por interesse, um fato em um acontecimento público ou tentam impedir que outros fatos cheguem ao público são conceituadas como promotoras de notícias (news promotors).

Julgue os itens subsequentes, a respeito dos conceitos de
acontecimento, fato e notícia.

Acontecimentos como o atentado de 11 de setembro de 2001 e o tsunami que devastou a costa japonesa são típicos exemplos, ao mesmo tempo, de hard news e de hot news, de acordo com a terminologia anglo-saxônica utilizada para a classificação da notícia.

Julgue os itens subsequentes, a respeito dos conceitos de
acontecimento, fato e notícia.

Ao apresentar diariamente acontecimentos midiáticos, a mídia o faz como uma instância de remitificação do cotidiano, tal a constante demanda do imaginário social por mitos.

Imagem 002.jpg

Considerando o texto acima, julgue os itens de 116 a 120, acerca de
gêneros, técnicas e formatos de textos jornalísticos.

A estrutura do trecho entre aspas não condiz com o formato de entrevista, por não conter, entre outros aspectos, elementos da oralidade próprios desse gênero.

A respeito de notícia, valor-notícia e critérios de noticiabilidade,
julgue os itens a seguir.

Proximidade, notoriedade e relevância são valores-notícia de seleção, enquanto personalização, dramatização e concorrência são valores-notícia de construção.

A respeito de notícia, valor-notícia e critérios de noticiabilidade,
julgue os itens a seguir.

A teoria de ação política tem por objeto investigar o grau de adesão do jornalista aos ideais e valores da empresa, bem como de assimilação dos discursos dos proprietários e aceitação da imposição da autoridade institucional.

Julgue os itens seguintes, acerca dos meios para se assegurar a
responsabilidade social (MARS) da mídia.

Os mecanismos internos de controle de qualidade, as auditorias, os sistemas de checagens e os consultores não são considerados MARS por não possuírem natureza societária.

No que se refere a princípios que regem a ética e a deontologia na
prática do jornalismo, julgue os próximos itens.

O Código de Ética prevê que o jornalista deve defender a soberania nacional em seus aspectos político, econômico, social e cultural.

Acerca de comunicação pública e jornalismo público, julgue os
itens a seguir.

O jornalismo público (public journalism ou civic journalism), estritamente caracterizado como movimento que evita atribuir às notícias um caráter mercadológico, surgiu inicialmente como ferramenta de relações públicas das empresas petrolíferas, após o crack da bolsa de valores dos Estados Unidos da América, no final da década de 20 do século passado.

Julgue os itens seguintes, referentes a webjornalismo, jornalismo
colaborativo e interação com o público.

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