Determinada fonte de informação concedeu entrevista de rotina cujo resultado final contribuiu para subsidiar uma reportagem. O jornalista decupou a referida fala e depois selecionou duas sonoras, sendo a primeira mais relevante do que a segunda. De qualquer forma, o redator julgou que não se justificava iniciar a matéria com qualquer uma das falas. A estruturação da matéria pode ser representada por elementos alfanuméricos em que:
L1 = lead;
L2 = sublead;
E1 = primeiro entretítulo ou cabeça de sonora;
E2 = segundo entretítulo ou cabeça de sonora;
D1 = primeira documentação;
D2 = segunda documentação.
Tendo como base a situação acima descrita, os elementos no formato de pirâmide invertida são dispostos de acordo com a
expressão alfanumérica:
“Embora todo texto jornalístico deva primar pela clareza e objetividade, esse desafio é ainda maior no rádio, porque a
informação deve ser compreendida de imediato pelo ouvinte: o que aconteceu/quem fez/quando/onde/como/por quê?” (Manual de Redação CBN, pg. 83).
O trecho extraído do primeiro parágrafo do capítulo 12, que versa sobre o texto radiofônico, objetiva padronizar a redação das notícias para facilitar tanto a leitura como a compreensão.
Observe agora os títulos de quatro matérias:
I. IPC-FIPE sobe zero vírgula quarenta e seis porcento em fevereiro e acumula inflação de 3% em doze meses;
II. 22 métricas que mostram como o Brasil está barato e sete ações de destaque;
III. Férias, décimo terceiro e bônus: um terço dos brasileiros não sabe administrar o dinheiro no fim de ano;
IV. Estudo inédito revela que 73,5% das famílias paulistanas têm dívidas.
Em relação ao emprego dos numerais, os títulos considerados corretos são:
Para um trabalho acadêmico, uma estudante deveria identificar modalidades de textos jornalísticos encontrados em jornal impresso. Ao iniciar a leitura, ela se deparou com três situações que chamaram a sua atenção. Em páginas internas distintas havia: uma seção onde se veiculam notas sobre acontecimentos das mais diversas editorias; dois textos mais longos que traziam pé biográfico e eram opinativos; período de texto com uma linha disposto imediatamente abaixo de todos os títulos das matérias.
De acordo com o exposto, a estudante havia identificado, respectivamente:
“Valorização da realidade local; participação da comunidade durante todo o processo de produção; consagração das ideias da mobilização e da transformação; resgate de um viés pedagógico e educativo; e, articulação com a produção independente e de resistência” são consideradas características marcantes do seguinte tipo de jornalismo:
O gênero e o formato correspondentes à finalidade de avaliar os acontecimentos passíveis de controvérsia e expressá-los por meio de um texto assinado, com autoria, estão relacionados a qual das alternativas abaixo?
O procedimento que se encontra em desacordo com a linguagem padrão do jornalismo impresso é
Organizações de diferentes tipos e portes produzem canais de comunicação que diferem dos veículos tradicionais de mídia. No que se refere a esse assunto, julgue o item a seguir.
As notícias produzidas no âmbito do jornalismo institucional, isto é, do jornalismo desenvolvido dentro das organizações, não têm diferenças de forma, mas sim de abordagem, em relação às produzidas para veículos tradicionais.
A respeito da rotina de produção e das técnicas de produção de texto no jornalismo, julgue o item a seguir.
No texto informativo, espera‐se que o título funcione para atrair a atenção do leitor e corresponda a uma mensagem independente, portanto dispensável para a decodificação do restante da notícia.
A respeito da rotina de produção e das técnicas de produção de texto no jornalismo, julgue o item a seguir.
A resenha é um gênero textual em que se propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo‐o e enumerando aspectos considerados como relevantes sobre ele, sem emitir opinião.
Rotineiramente, os jornalistas estabelecem uma série de estratégias para garantir objetividade à narrativa acerca de um determinado fato. Considera-se como procedimento inadequado para conferir objetividade
Na entrevista pingue-pongue, as perguntas são
No texto precedente, a suíte se encontra na frase
Com relação à definição dos gêneros jornalísticos, numere a coluna da direita com base na informação da coluna da esquerda.
Considere as seguintes frases:
1. Vinte pessoas morreram ontem, às 20:00 horas, tragicamente, em acidente ocorrido dentro de São Paulo, quando dois trens se chocaram, em virtude de falha do sistema informatizado de controle de trânsito.
2. A população da cidade de São Paulo, no ano de 1980, presenciou vários arrastões, em especial na área das imediações da Praça da Sé.
3. Após acalorada discussão, ocorreu o bárbaro assassinato.
4. O monumento ao Duque de Caxias foi colocado ontem, no centro da Praça da República, com o auxílio de guindastes da Petrobrás.
5. 32 modelos desfilaram no primeiro dia do São Paulo Fashion Week.
Em se tratando de redação jornalística:
Considere as frases abaixo, retiradas de matérias jornalísticas, e assinale a alternativa em que as normas adotadas são as mais adequadas para se redigirem textos noticiosos impressos.