Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 41 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

"O telejornalismo já não é o mesmo na sociedade informacional." Na frase de Heródoto Barbeiro em "Manual do Telejornalismo: Os segredos das notícias na TV" podemos inferir que

Acerca da comunicação interna e externa, julgue o próximo item.

A Internet alterou a rotina de produção de notícia. Entre as mudanças, destaca-se a utilização dos recursos interativos oferecidos pelos jornais digitais como enquetes, abas de comentários dos leitores e envio de emails aos jornalistas.

Considerando a importância das novas mídias digitais para o jornalismo, julgue o seguinte item.

A interatividade e a hipertextualidade são as características que mais influenciam e determinam as alterações que ocorrem no formato da notícia, no momento em que ela passa a ser disponibilizada pela web.

Analise as seguintes afirmativas, segundo Heródoto Barbeiro e Paulo Rodolfo de Lima, sobre o rádio via internet:

(1) Mesmo com o advento do rádio na internet, os atuais aparelhos de rádio não desaparecerão, mas coexistirão com ele.

(2) O rádio na internet ampliará a interatividade com os ouvintes, muito além da já existente.

(3) O rádio na internet integrará uma rede fora de qualquer controle de quem quer que seja.

(4) O rádio na internet caminha para a ampliação da irradiação e o aumento da concorrência.

(5) O rádio na internet agrega arquivos, dados, textos e imagens na programação normal.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

Segundo pesquisa do Instituto Reuters, o brasileiro hoje consome mais de 70% de sua informação via redes sociais. No entanto, muitas das notícias que circulam nas redes são falsas. As chamadas fake news são muitas vezes propagadas através de perfis falsos e sites sensacionalistas. Marque dentre as alternativas a seguir aquela que apresenta um método seguro para se averiguar se uma notícia é falsa.

Considerando a importância das novas mídias digitais para o jornalismo, julgue o seguinte item.

A hipertextualidade da Web torna mais fácil a utilização dessa rede por pessoas com poucos conhecimentos de informática.

O modelo de “texto producente" introduz princípios para a criação de conteúdos destinados às mídias digitais e às redes sociais da internet. Sob esse modelo, a codificação da mensagem é orientada para

O ano de 2016 foi marcado por grande movimentação política no mundo e no Brasil, pautando-se em grande medida as discussões nas redes sociais. A proliferação de boatos ganhou dimensões inimagináveis com ferramentas como o Facebook e o Whatsapp, o que foi decisivo, como avaliam especialistas, para que informações falsas tivessem alcance e legitimidade. Nesse contexto, o termo Pós-Verdade foi registrado pelo Oxford Dictionaries, tornando-se a palavra do ano (2016), segundo a Universidade de Oxford.

Analise as afirmações relacionadas ao termo “Pós-Verdade" e assinale a alternativa INCORRETA.

Segundo Jenkins (2014), no modelo de mudança de distribuição para circulação, o público não é visto mais como simplesmente um grupo de consumidores de mensagens pré-construídas, mas como pessoas que estão moldando, remixando, reconfigurando e compartilhando conteúdos de mídia. Para retratar isso, o autor cunhou o termo que ficou conhecido como:

Segundo Jenkins, em seu livro Cultura da Conexão (2014), na era do compartilhamento digital e no atual cenário de incertezas, muitos antigos modelos para compreender os públicos deixam de ser aplicáveis. Mesmo assim, considerações estratégicas e técnicas podem aumentar as chances de o conteúdo ser propagável. As considerações estratégicas, a seguir, descritas pelo autor estão corretas no que se refere à mídia propagável, EXCETO:

Observe o gráfico, a seguir, que mostra o valor gasto com publicidade no meio jornal nos Estados Unidos.

A partir desses dados, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O advento do jornalismo on-line, iniciado na década de 1980, foi preponderante para a queda acentuada da publicidade nos jornais impressos.

( ) A receita em 2010 é a mesma observada no período que antecede a Segunda Guerra Mundial.

( ) O gráfico mostra o crescimento a partir do início do século XXI na venda de publicidade no meio digital.

( ) Pode-se explicar a queda na receita dos jornais pela falta de interesse da audiência, pelo consumo de informação, principalmente a partir do século XXI.

Assinale a sequência CORRETA.

Segundo aponta Raquel Recuero no livro Interações em Rede (PRIMO, 2003), o ato daquele que busca interferir no bom andamento de uma discussão, principalmente através de comentários maldosos e fora do contexto nas redes sociais, é conhecido como:

Para que uma empresa consiga gerar a viralização de informações no ambiente digital, é necessário planejar adequadamente a forma e o conteúdo das mensagens veiculadas por ela. O ponto mais importante desse planejamento de mensagens está no(a):

Questão premente nos dias de hoje diz respeito à convergência midiática. A produção, distribuição e consumo de conteúdo informativo em rede, por exemplo, é um dos desafios enfrentados pelas empresas de comunicação. Uma emissora de TV que deseja atingir parcela da audiência pode, por exemplo, apostar em um blog com conteúdo exclusivo desenvolvido pela equipe de jornalismo. Para consolidar essa nova plataforma como mais uma opção à disposição do público, a emissora responsável pelo weblog deverá considerar:

Na comunicação estabelecida pelas mídias sociais, muitas vezes os usuários criam novas formas de registrar palavras ou expressões, a fim de gastar o mínimo de tempo possível na digitação do texto. Essas inovações linguísticas correspondem ao conceito de

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282