A comunicação organizacional, segundo Margarida Kunsch (2003), deve seguir uma filosofia da comunicação integrada, em que há a convergência das diversas áreas e a atuação sinérgica das diversas modalidades de comunicação (institucional, mercadológica, interna e administrativa). Assinale a alternativa que lista apenas instrumentos da comunicação institucional.
As publicações se enquadram no processo de comunicação empresarial. Elas constituem canais de comunicação entre a empresa e o sistema cultural-interno, ambiental e competitivo, podendo ser caracterizadas quanto a alguns aspectos. Em relação a esses aspectos, assinale a alternativa no qual a afirmação não é verdadeira:
Considerando a produção multimídia e as possibilidades trazidas pelos meios digitais, julgue o item a seguir.
Hipertexto é um ambiente de narrativa não linear que oferece ao usuário a possibilidade de criar seus caminhos de arquitetura de leitura e pode ser, também, hipermidiático.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, a partir dos fundamentos de design da informação.
Considerando-se os níveis semióticos, os problemas de reconhecimento dos elementos gráficos acontecem no nível pragmático.
Com o uso das mídias sociais na Comunicação Corporativa, estudiosos têm tratado da "exposição seletiva." Formulada pelo pesquisador Festinger, em 1957, a "dissonância cognitiva" que dá origem à "exposição seletiva" pode ser definida da seguinte maneira:
Acerca do planejamento e da execução da comunicação nas organizações, julgue o item a seguir.
Os canais efetivos de comunicação interna, como jornais, revistas, programas de rádio e TV em circuito interno, não contemplam características que determinam a condição jornalística, porque sua atualidade, sua periodicidade, sua universidade e sua difusão coletiva estão voltadas exclusivamente para o público interno da empresa.
Não há comunicação organizacional sem plano de comunicação e um bom planejamento de comunicação precisa ter como passo prévio a
O processo articulado de definição de valores, objetivos, diretrizes, normas e estruturas, com a finalidade de orientar o desenvolvimento de ações e de estratégias de produtos de comunicação para uma organização, tendo em vista o seu relacionamento com os diversos públicos de interesse, é denominado
A respeito da comunicação organizacional, julgue o item a seguir.
A falta de profissionalização é uma das marcas da comunicação organizacional na gestão das organizações contemporâneas, sobretudo pela emergência da Internet e das mídias sociais.
O que não deve possuir o planejamento de comunicação de uma organização?
A Comunicação Organizacional, na visão de uma das principais estudiosas do assunto na língua portuguesa – Margarida Kusch – é composta por:
A respeito da comunicação organizacional, julgue o item a seguir.
A comunicação organizacional integrada baseia‐se em uma sinergia entre discursos e ações voltados para os setores mercadológico, institucional e interno de uma organização.
Comunicação organizacional, como objeto de pesquisa, é a disciplina que estuda como se processa o fenômeno comunicacional dentro das organizações no âmbito da sociedade global. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto abaixo: “A ___________________é aquela que permite viabilizar todo o sistema organizacional, por meio de uma confluência de fluxos e redes.”
Leia o trecho abaixo, extraído de texto publicado em 5 de dezembro de 2017 pelo IBOPE
67% dos brasileiros preferem o semáforo nutricional nos rótulos de alimentos e bebidas
Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência mostra que 67% das pessoas, ou seja, cerca de 7 em cada 10 entrevistados, preferem o semáforo nutricional, contra 31% que declaram preferir o modelo de advertência nos rótulos de alimentos e bebidas. A proposta que utiliza cores (verde, amarelo e vermelho) para traduzir as informações sobre o teor de açúcares, gordura e sódio dos produtos – conhecida como Semáforo Nutricional Quantitativo – é considerada a mais clara e didática para 65% dos entrevistados.
(...)
Sobre a pesquisa
O IBOPE Inteligência ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios para a pesquisa quantitativa. Já na pesquisa qualitativa, foram realizados oito grupos focais (quatro em São Paulo e quatro em Recife), para aplicação de roteiro. “A pesquisa quantitativa foi planejada para representar a opinião da população do país como um todo e cobre todas as regiões do Brasil e todos os níveis socioeconômicos", afirma Patrícia Pavanelli, diretora do IBOPE Inteligência.
(Disponível em: http://www.ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesqui...de-ali-mentos-e-bebidas/)
O fator determinante para que a amostragem seja considerada adequada é
Em uma empresa pública,