Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 11 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Até o início de 1942, na II Guerra Mundial, as tropas do Eixo Roma-Berlim-Tóquio dominaram a guerra. A partir daí, iniciou-se sua derrocada, com sucessivas derrotas e avanço dos aliados, retomando e libertando territórios conquistados pelo Eixo. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo:

I – A primeira frente de luta dos aliados, que marcharia pouco a pouco em direção a Berlim, foi possibilitada pela derrota nazista na Batalha de Stalingrado, na União Soviética.

II – A segunda frente aliada foi criada a partir do desembarque na Normandia, no “Dia D”.

III – A terceira frente, avançando pela Itália, iniciou-se após a vitória aliada na Batalha de El Alamein, no Egito.

IV – A primeira grande derrota da Marinha japonesa aconteceu na Batalha de Midway.

Assinale a alternativa que apresenta somente assertivas corretas, dentre as apresentadas

Assinale a alternativa correta.

Os combates da Segunda Guerra (1939 e 1945) ocorreram principalmente na Europa e no Oceano Pacífico, mas esse conflito pode ser considerado "mundial", porque:

Para uma melhor compreensão das origens do fascismo e do nazismo, é necessário ter em mente que a Revolução Russa de 1917 favoreceu a expansão dos partidos de esquerda, que defendiam a implantação do socialismo em vários países do mundo. As forças políticas e sociais conservadoras, em toda a Europa, temiam a expansão da Revolução Russa para dentro de suas fronteiras e, por isso, estavam dispostas a combater os comunistas. Somada ao medo do socialismo, havia a insatisfação com os resultados da Primeira Guerra. A Itália, por exemplo, esperava ganhar territórios alemães na África por ter lutado do lado das potências vencedoras, o que não aconteceu. Já a Alemanha foi humilhada pelo Tratado de Versalhes e, por isso, alimentava um sentimento de revanche. Diante do exposto e de seus conhecimentos sobre assunto leias as afirmativas. I. O totalitarismo foi uma característica do fascismo que visava ao predomínio dos interesses do Estado sobre os individuais, sendo o particular mais importante que o coletivo. II. Para os fascistas, a guerra não seria prova de quem é o mais forte e todos podem governar. III. Os fascistas defendiam a existência de um governo forte e centralizado, ou seja, um governo ditatorial. Está correto apenas o que se afirma em:

Sobre os fatores relacionados a eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), é falso afirmar:

O conflito ideológico, político, econômico e militar ocorrido de maneira indireta entre os Estados Unidos e a União Soviética – denominado Guerra Fria – tem suas raízes:

Leia os trechos da seguinte reportagem: “Sobreviventes de Hiroshima relatam drama da bomba atômica em peça teatral em SP"

A Segunda Guerra Mundial comumente é lembrada pelos campos de trabalho forçado e extermínio de milhares de judeus na Europa, entretanto há um outra face da Guerra que nem sempre é lembrada: as bombas atômicas de Hiroshima e Nagazaki.

Leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:

I. As bombas atômicas foram desnecessárias sob o ponto de vista de historiadores, pois o Japão continuava sozinho na Guerra, e em parte já dominado. As bombas foram lançadas devido às intenções estadunidenses de mostrar poderio bélico.

II. Ainda hoje as regiões bombardeadas sofrem com os efeitos do ataque, pois para além dos efeitos imediatos das bombas elas também afetaram geneticamente os habitantes da região, o que justifica os inúmeros casos de câncer, má formação dos fetos entre outras doenças.

III. Sob o pressuposto de que a URSS foi capaz de controlar o exercito alemão, o que colaborou para o fim da Guerra, muitos estudiosos concordam que as bombas atômicas foram um recado direto a URSS por parte dos EUA instaurando o que seria um início da Guerra Fria.

IV. É correto dizer que os Estados Unidos da América tinham consciência da capacidade destrutiva da bomba, uma vez que, o projeto de construção da arma além de ser mantido em segredo, foi iniciado anos antes da Guerra, e supervisionado por grandes nomes da ciência durante o seu desenvolvimento.

Assinale a alternativa correta:

Observe a imagem e leia o texto.

Assinado no dia 23 de agosto de 1939, o tratado estabelecia cláusulas de não agressão entre os países, o compromisso pela busca de soluções pacíficas entre ambas as nações, a intenção de estreitar os laços econômicos e comerciais e ajuda mútua.

A imagem e o texto estão relacionados ao:

Observe as três imagens a seguir sobre o papel das mulheres inglesas na Segunda Guerra Mundial e responda à questão proposta. 


O primeiro país a reconhecer a necessidade do emprego da mão de obra feminina durante a Segunda Guerra Mundial foi a Inglaterra. Antes da guerra, a maior parte das mulheres inglesas só trabalhava em seus lares. No entanto, a guerra mobilizou 5,5 milhões de homens e a força de trabalho feminina passou a ser decisiva. No começo, recorreu-se ao voluntariado, preferencialmente de mulheres solteiras, para não comprometer a harmonia do lar. No entanto, o voluntariado não foi suficiente e, em 1941, o governo britânico promoveu o recrutamento de mulheres, que eram chamadas para

Leia o texto a seguir:

“Frau Diller era uma mulher irritadiça, de óculos

grossos e olhar implacável. Tinha criado esse olhar

nefando para desestimular a própria ideia de

alguém roubar sua loja, que ela ocupava com

postura militar, voz gélida e até uma respiração que

cheirava “heil Hitler". A loja em si era branca e fria,

completamente exangue. A casinha espremida ao

seu lado tremia com um pouco mais de severidade

do que as outras construções da Rua Himmel. Frau

Diller administrava esse sentimento, servindo–o

como o único produto grátis de suas instalações. Ela

vivia para sua loja, e sua loja vivia para o Terceiro

Reich. Mesmo quando começou o racionamento,

mais para o fim do ano, sabia–se que ela vendia por

baixo do pano algumas mercadorias difíceis de obter

e doava o dinheiro para o Partido Nazista".

(ZUSAK, Markus. A menina que roubava livros. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2008

p.37-)

O texto retrata o comportamento de uma

comerciante na Alemanha nazista. Com base nos

conhecimentos sobre a Segunda Guerra Mundial,

assinale a alternativa incorreta:

O período entre as duas guerras mundiais do século XX foi assinalado pela emergência de regimes totalitários. Relativamente a essa realidade que marcou profundamente as décadas de 1920 e 1930,
em larga medida causadora da Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.

A URSS saiu da Segunda Guerra como a única potência em condição de fazer frente aos EUA, ao tempo em que liderava a formação do bloco de países socialistas. No que se refere ao processo
de construção e de crise do socialismo soviético, assinale a opção correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282