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Desde o início do século III, uma crise generalizada se abateu sobre as instituições romanas. Embora poderoso, o Estado não conseguiu preservar a unidade política e administrativa do imenso território, habitado por povos de origens e culturas diversas, propiciando a crise e a queda do império romano.

Sobre os fatores que propiciaram a crise e a queda do Império Romano, analise as afirmativas a seguir.

I. As sucessivas lutas pelo poder entre chefes militares e o Senado minaram a coesão político-militar do exército.
II. As invasões bárbaras contribuíram para a crise e a queda do Império Romano.
III. O Império do Oriente recebeu o golpe fatal em 476, ano em que foi deposto Rômulo Augústulo, seu último soberano.

Está correto o que se afirma em

Roma antiga foi uma das maiores civilizações da antiguidade, sua história ultrapassou séculos e seu território alcançou continentes. Devido a essa extensão histórica, os estudos quanto a essa civilização são divididos em períodos relacionados às formas de governo. Assinale a alternativa que apresenta essa divisão na ordem cronológica correta.

No mundo ocidental contemporâneo, passados 2 mil anos, é possível perceber a presença dos antigos romanos especialmente na(s):

A História da Civilização Romana divide-se em várias fases ou períodos. No período da República surgiu uma nova estrutura administrativa. O Senado tornou-se o órgão máximo, cabendo a ele decidir sobre questões importantes. Com relação aos cargos, ou funções públicas da república romana analise as afirmativas abaixo: I. Censor - administrava a justiça; II. Questor - era encarregado da conservação da cidade; III. Pretor - era responsável pelas finanças públicas; IV - Ditador - examinava assuntos religiosos; Após atenta leitura das afirmativas acima é correto afirmar que:

Qual das classes sociais abaixo não existia na sociedade romana antiga?

Observe a imagem a seguir e assinale a resposta correta em relação a civilização romana.

A crise romana, vivida durante a República, teve como um dos seus principais efeitos:

Na organização social na Roma antiga, os chamados "clientes":

A questão do preconceito de gênero na história da Roma Antiga é sempre discutida por muitos historiadores, entre eles Peter Brown afirma que:
"O que chamamos de "emancipação" das mulheres nos círculos da alta sociedade de Roma no começo do Império era essencialmente uma liberdade nascida do desdém".
(BROWN, Peter. A Antiguidade Tardia)

Diante do exposto e de seus conhecimentos sobre o assunto pode-se afirmar que, na Roma do período imperial:

“Bizâncio" e “Império Bizantino" são termos convencionais, utilizados por estudiosos modernos e contemporâneos, para referir-se à continuação do Império Romano no Oriente. No que concerne aos dois termos analise as seguintes afirmações:

I. O termo “bizantino" deriva de “Byzantion", antigo assentamento helênico que o imperador Constantino, à procura de um segundo centro para o Império, decidiu urbanizar e atribuir ao lugar o seu próprio nome “Constantinopla".

II. Os árabes e otomanos chamavam os bizantinos “rum", isto é, romanos, mas Carlos Magno, considerando-se como único sucessor dos antigos imperadores romanos, designava-os como “gregos".

III. Nas fontes medievais, é possível encontrar a palavra “bizantino", algumas vezes, para indicar apenas os habitantes da capital imperial.

É correto o que se afirma somente em

No período da República Romana (509 a.C. a 27 a.C.), os patrícios dominavam Roma politicamente, uma vez que somente eles podiam participar do Senado e Magistratura. Por outro lado, plebeus ficavam excluídos das decisões políticas mais importantes. Acerca das instituições da República Romana e suas funções, assinale a alternativa INCORRETA:

Ao analisar a cotidianidade da sociedade romana em seus primórdios os historiadores Philippe Ariés e George Dubbyfazem as seguintes afirmações:

"O nascimento de um romano não é apenas um fato histórico( ... ]".
"A criança que o pai não levantar (não reconhecer) será exposta diante da casa ou num monturo público, quem quiser que a recolha".
"O que acontecia com as crianças enjeitadas? Raramente sobrevivem".
(ARIÊS, Philippe, DUBBY, Georges. História da Vida Privada: do Império Romano ao Ano Mil).

A classe social a que se referem os excertos dos autores é a dos:

Um professor de História que deseja desenvolver a temática “A Idade Antiga: a evolução de Roma” com os alunos deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

A atuação político-religiosa de Teodósio I, após o Edito de Tessalônica, de 27 de fevereiro de 380, procura criar normas práticas para o cumprimento da nova lei. Como imperador, Todósio I

Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:

“______________________, o maior dos imperadores antoninos, foi sucedido por ___________________, que construiu ____________________ defensivas em várias províncias romanas."

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