Divergências levaram, desde a primeira metade do século XVIII, a uma oposição entre o norte e o sul do estado de Goiás. As duas regiões se relacionavam apenas em atos administrativos isolados, com objetivos meramente fiscais ou jurídicos. A amplitude geográfica dificultava o relacionamento interno norte-sul. A região norte era de difícil acesso, com povoamentos rarefeitos e esparsos, distantes da sede administrativa no sul.
Nilton Marques. Desenvolvimento regional e territorial do
Tocantins. Palmas: EDUFT, 2019, p. 73 (com adaptações).
No início do movimento separatista entre o norte e o sul de Goiás, houve
O atual estado do Tocantins, unidade federativa do Brasil desde 5 de outubro de 1988, é resultado de um longo processo de luta política pela emancipação. A sua formação territorial remonta ao século XVIII, quando ele ainda integrava a província de Goiás.
As atividades que possibilitaram o início da ocupação do atual território do estado do Tocantins no período mencionado no texto anterior relacionam-se
Na região Norte do Brasil, a ocupação do território dá-se por dois eixos: o hidroviário e o rodoviário. A construção da BR-153 nos anos 50 do século XX, popularmente chamada de Belém-Brasília, teve como impacto no território
Unidade da Federação mais nova a ser criada, o Estado do Tocantins se separou de Goiás com a constituição de 1988. Nessa época, a capital, Palmas, ainda não estava estabelecida. Desse modo, a capital provisória foi
No século XIX, a prática da navegação pelos rios Tocantins e Araguaia movimentou a comercialização de mercadorias entre as cidades ribeirinhas do norte goiano e outros centros comerciais, como o porto de Belém, no Pará. Entre as cidades que foram beneficiadas economicamente por sua posição estratégica, destaca-se:
As festividades religiosas no Tocantins expressam as manifestações culturais, preservadas e celebradas pela população, em diversas localidades e municípios. Neste contexto, destacam-se as celebrações à padroeira do Estado, representada por:
“Clima: constitui o estado médio e o comportamento estatístico da variabilidade dos parâmetros do tempo (temperatura, chuva, vento, etc.) sobre um período, suficientemente, longo de uma localidade. O período recomendado é de 30 anos."
http://www.cptec.inpe.br/glossario.shtml#9
O estado do Tocantins é influenciado por diversos fatores climáticos, sendo correto afirmar que
Sobre a rede urbana do estado do Tocantins, analise as afirmativas a seguir.
I. A partir da década de 1990, houve um intenso processo de redimensionamento do papel desempenhado pelas cidades, influenciado pela criação do estado e da nova capital, Palmas.
II. Os primeiros embriões urbanos, surgidos na antiga região do norte de Goiás, estavam relacionados à exploração da borracha na Amazônia.
III. Na região sul do estado, destaca-se a cidade de Gurupi como importante centralidade, sobretudo nas funções de comércio e serviços.
Assinale a alternativa CORRETA.
No século XIX, o transporte de mercadorias e o comércio de produtos, entre o antigo norte de Goiás e a província do Pará, movimentaram a navegação pelos rios:
A denominação das principais estações de transporte coletivo de Palmas se baseia em um dos mais importantes aspectos da cultura tocantinense. Trata-se de uma referência:
As descobertas das minas de ouro no norte de Goiás formaram os primeiros povoados no território, onde hoje está situado o estado do Tocantins. No conjunto das primeiras cidades criadas, podemos citar:
“O Estado do Tocantins é o mais jovem entre os estados brasileiros. Foi criado no ano de 1988, juntamente com a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil. O território, que hoje corresponde ao Tocantins, anteriormente pertencia ao território do estado de Goiás".
http://www.portaldotocantins.com/2015/11/15
Devido a sua emancipação, as fronteiras do Tocantins foram definidas. Assinale a alternativa que apresenta somente estados que fazem limite com esse estado.
Sobre o rio Tocantins, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre o relevo do estado do Tocantins, assinale a alternativa correta.
Sobre a história da Câmara Municipal de Palmas, analise as afirmativas a seguir.
I. Os primeiros vereadores foram nomeados, pelo então governador José Wilson Siqueira Campos, em 5 de outubro de 1989, um ano após a criação do estado do Tocantins.
II. No dia 1º de janeiro de 1990, data em que Palmas foi designada oficialmente a capital do estado, os vereadores do antigo município de Taquarussu do Porto tornaram-se vereadores de Palmas, uma vez que não houve novas eleições.
III. Nos primeiros anos, a Câmara Municipal funcionou provisoriamente na sede da Fazenda Triângulo, no Parque Cesamar. Desde 1996, está localizada no Palácio Fenelon Barbosa Sales, na área central de Palmas.
Assinale a alternativa CORRETA.