Ao contrário de Euclides que, antes de rumar para Canudos, permaneceu o mês de agosto praticamente inteiro em Salvador (aí chegou em 7 de agosto de 1897 e só partiu para o sertão no dia 31 do mesmo mês), Manuel Benício parece ter sido enviado diretamente para o campo da batalha. Pelo menos é o que se conclui com base na carta de 4 de julho, a primeira enviada de Canudos, e publicada a 3 de agosto no Jornal do Comércio. Nela, Benício informa que já se encontrava no sertão da Bahia desde 25 de junho, no combate em Cocorobó, entre as forças da 2° Coluna e os jagunços (AZEVEDO, 2002). A respeito da Guerra de Canudos, assinale a alternativa correta.
A chegada dos Europeus à América, no século XV, significou o início da destruição da maioria das organizações sociais, culturais e políticas existentes. Os chamados conquistadores confiscaram as terras indígenas, sua liberdade e, muito frequentemente, suas vidas. Mais da metade dos cerca de 80 milhões de ameríndios que então se distribuíam por todo o continente acabaram mortos em pouco menos de um século de colonização (VICENTINO; DORIGO, 1997). A respeito da chegada dos portugueses ao Brasil, assinale a alternativa incorreta.
A República Velha também foi nomeada “República das Oligarquias”, porque era comandada pela aristocracia dos fazendeiros. A respeito deste período da história brasileira, assinale a alternativa incorreta.
Eleito pelo PSD e com o apoio do PTB, Eurico Gaspar Dutra conseguiu uma fácil vitória após obter o apoio do antigo presidente Getúlio Vargas. O momento histórico foi marcado pela tentativa de retorno à normalidade democrática, exigindo a convocação de uma Assembleia Constituinte que pudesse substituir a Carta de 1937, a qual apresentava feições fascistas. Elaborada no primeiro ano de mandato do Governo Dutra, a Constituição de 1946:
As correntes historiográficas Nova História, Nova
História Cultural e Nova Esquerda Inglesa se
desenvolveram, especialmente, na segunda metade
do século XX e propuseram, de uma forma mais
radical, a construção de uma nova racionalidade nãolinear
do pensamento histórico sem eliminar as
necessárias contribuições da antiga racionalidade.
Assinale a alternativa CORRETA relacionada a Nova
História Cultural:
Algumas competências e habilidades podem ser desenvolvidas no ensino de História no ensino médio: Representação e comunicação, Investigação e compreensão e Contextualização sociocultural. Sobre Investigação e compreensão é CORRETO afirmar:
Assinale a alternativa correta que apresenta um fato ocorrido na nova república:
A República Velha, ou Primeira República, é o nome dado ao período compreendido entre a Proclamação da República, em 1889, e a eclosão da Revolução de 1930.Sendo que a a República Velha é dividida em dois momentos: a República da Espada e a República Oligárquica. Sobre a República Oligárquica é CORRETO afirmar:
"Para dar conta da riqueza da obra de Freyre e dos acervos que a ela se relacionam, seriam provavelmente necessários os 40 anos de estudos que levou Kaegi a escrever sua obra monumental."
(PALLARES-BURKE, M.L.G. Gilberto Freyre: um vitoriano dos trópicos. São Paulo: Editora Unesp, 2005. p. 18)
"Ariano Suassuna é, certamente, um dos grandes nomes da Literatura brasileira. Antes de ser brasileiro, o escritor, dramaturgo e poeta foi, sobretudo nordestino, um dos maiores responsáveis por difundir a cultura da região Nordeste no país."
(http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/literatura/ariano-suassuna.htm)
Em relação a esses dois personagens, que tanto contribuíram com a cultura pernambucana, assinale a alternativa CORRETA.
Sendo Marechal Castelo Branco um dos governos
militares, medidas econômicas adotadas em seu
governo tinham por objetivo combater a inflação e
favorecer a retomada dos investimentos. Analise as
afirmativas abaixo sobre essas medidas:
I-revogou a Lei de Remessa de Lucros proposta por
João Goulart, beneficiando o capital estrangeiro
investido no Brasil (novos empréstimos foram
negociados com o FMI).
II- estabeleceu o controle sobre os salários.
III- instituiu a correção monetária, operação destinada
a atualizar o poder aquisitivo da moeda, segundo
índices determinados pelo governo.
IV- investiu em grandes projetos (construção de
estradas e hidrelétricas) e estimulou a exploração
econômica da Amazônia e da Região Centro-Oeste.
V- criou o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço
(FGTS), em substituição ao antigo sistema de
estabilidade e de indenização dos trabalhadores
demitidos.
VI- fundou o Banco Nacional de Habitação (BNH) que,
obtendo os recursos do FGTS, deveria financiar a
construção de casas populares.
VII- criou o Instituto Brasileiro de Reforma Agrária e o
Estatuto da Terra.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas
referente as medidas econômicas.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Analise as afirmativas sobre algumas etapas da
evolução da espécie humana:
I- Homo habilis: Primeiro hominídeo do gênero Homo.
Viveu por volta de 2 milhões de anos a 1,4 milhões de
anos atrás. Fabricava instrumentos simples de pedra,
construía cabanas e desenvolveu uma linguagem
rudimentar. Seus vestígios só foram encontrados na
África.
II- Australopithecus:: Descendente do Homo habilis,
viveu entre 6 milhões de anos e 150 mil anos atrás.
Saiu da África, alcançando a Europa, a Ásia e a
Oceania. Fabricava instrumentos de pedra mais
complexos e cobria o corpo com peles de animais.
Vivia em grupos de vinte a trinta membros e utilizava
uma linguagem mais sofisticada. Foi o descobridor do
fogo.
III- Homem de Neandertal: Provável descendente do
Homo erectus, viveu há cerca de 200 mil a 30 mil
anos. Habilidoso, criou muitas ferramentas e fabricava
armas e abrigos com ossos de animais. Enterrava os
mortos nas cavernas, com flores e objetos. Conviveu
com os primeiros homens modernos e desapareceu
por motivos até hoje desconhecidos.
IV- Homo sapiens: Descendente do Homo erectus,
surgiu entre 100 mil e 50 mil anos atrás. Trata-se do
homem moderno. Espalhou-se por toda a Terra,
deixando variados instrumentos de pedra, osso e
marfim. Desenvolveu a pintura e a escultura.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação das Relações Étnico– Raciais e para
o Ensino de História e Cultura Afro – Brasileira e
Africana: Analise as afirmativas abaixo sobre o
princípio ações educativas de combate ao racismo e a
discriminações e assinale V (verdadeiro) e F(falso):
( ) a conexão dos objetivos, estratégias de ensino e
atividades com a experiência de vida dos alunos e
professores, valorizando aprendizagens vinculadas às
suas relações com pessoas negras, brancas,
mestiças, assim como as vinculadas às relações entre
negros, indígenas e brancos no conjunto da
sociedade.
( ) o combate à privação e violação de direitos.
( ) valorização da oralidade, da corporeidade e da
arte, por exemplo, como a dança, marcas da cultura
de raiz africana, ao lado da escrita e da leitura.
( )educação patrimonial, aprendizado a partir do
patrimônio cultural afro-brasileiro, visando a preservá-
lo e a difundi-lo.
( ) o diálogo, via fundamental para entendimento
entre diferentes, com a finalidade de negociações,
tendo em vista objetivos comuns, visando a uma
sociedade justa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
As Capitanias Hereditárias foram um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534. Este sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares. As capitanias hereditárias fracassaram, apenas duas prosperaram assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa CORRETA sobre o primeiro presidente a ter seus direitos políticos cassados por meio do julgamento de um processo de impeachment(Lei 1.079/1950):
A forma como o passado foi investigado e,
consequentemente, as características da História
construída, diferenciou-se ao longo do tempo
resultando no que denominamos de escolas
historiográficas. Analise as afirmativas abaixo sobre
Nova História:
I - Os documentos oficiais eram as principais fontes de
investigação assim como as ações do Estado eram as
eleitas para constituírem a narrativa histórica.
II - Todos os acontecimentos humanos poderiam ser
entendidos como temáticas para a construção da
História e não somente a narrativa dos feitos de
alguns homens relacionados à história política de seus
países.
III - Toda produção humana seria passível de ser
entendida enquanto fonte para a pesquisa do
historiador, e não somente os documentos oficiais.
IV - Buscou explicar o passado não somente a partir
do tempo do acontecimento, mas da contradição que
pode ser encontrada em todo fato e, para
compreender a contradição, faz necessário deslocarse
temporalmente intentando como determinados
fatos se constituíram historicamente e porque se
apresentam de tal forma ao homem no presente.
V - Rompeu com a ideia do tempo do acontecimento,
com a concepção de que a humanidade caminha de
forma irreversível para algum ponto pré-estabelecido e
também com a noção de um progresso linear e
contínuo.
Estão CORRETAS as afirmativas: