Sobre COBIT, PMBOK e ITIL, considere:
I. São modelos exclusivos que funcionam melhor quando utilizados separadamente.
II. O PMBOK auxilia os profissionais de projetos a gerenciarem os programas e projetos da empresa com qualidade.
III. O COBIT estabelece objetivos de controle que servem como base para medir a maturidade e conformidade da TI com o negócio.
IV. O principal objetivo das práticas do ITIL é garantir o sucesso da entrega de produtos e serviços de TI, a partir da perspectiva das necessidades do negócio.
Está correto o que se afirma em
Considere as seguintes afirmações sobre o gerenciamento de projetos, de acordo com o PMBOK 4ª edição:
I. Consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas visando a realização de atividades do projeto.
II. Não é uma atividade que deva ser realizada durante o transcorrer de todo o projeto.
III. Gerenciar um projeto compreende, dentre outras atividades, a identificação de requisitos.
Sobre as afirmações, está correto apenas o contido em
Com base no guia PMBOK, assinale a alternativa que indica o grupo de processos necessários para o acompanhamento, revisão e regularização do progresso e do desempenho do projeto. Esse conjunto de processos também é responsável por identificar as áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano.
Segundo o PMBOK, a linha base do escopo (que faz parte do plano de gerenciamento do projeto) é composta por
Julgue os próximos itens, relativos ao gerenciamento de projetos.
O plano de gerenciamento do projeto, que é o documento formal no qual é especificado como o projeto deve ser executado, controlado e monitorado, pode ser formado por um ou mais planos de gerenciamento auxiliar, como é o caso do plano de gerenciamento da qualidade.
Para responder às questões 59 e 60, considere o
PMBOK (4.ed.).
Descreve os processos relativos à garantia de que o projeto inclua todo o trabalho necessário e apenas o trabalho necessário. Inclui a criação do EAP e a coleta de requisitos. Tal é o gerenciamento
Acerca de gerenciamento de projetos, julgue os itens subsequentes.
O gerente de projeto é o responsável por acompanhar e executar as atividades da equipe, uma vez que sua função principal é participar diretamente dos resultados produzidos.
Julgue os próximos itens, relativos ao gerenciamento de projetos.
O escritório de projetos é responsável pelo gerenciamento das restrições relativas ao escopo, ao cronograma, ao custo e à qualidade dos projetos individuais; ao passo que o gerente de projetos é responsável pelo gerenciamento de metodologias, padrões e interdependências entre os projetos.
Conforme o PMBOK (4. ed), pode ser usado para avaliar se o cronograma do projeto é praticável sob condições adversas e para preparar planos de contingência e de resposta para superar ou mitigar o impacto de situações inesperadas, o
Julgue os próximos itens, relativos ao gerenciamento de projetos.
Os elementos do plano de gerenciamento do projeto incluem os planos do cronograma, dos custos e da qualidade e as linhas de base do escopo, do cronograma e do desempenho de custos.
Para responder às questões 59 e 60, considere o
PMBOK (4.ed.).
Uma das entradas do processo Estimar os recursos da atividade é:
Julgue os próximos itens, relativos ao gerenciamento de projetos.
Nas saídas do processo de realização do controle integrado de mudanças, caso as mudanças sejam consideradas exequíveis e estejam fora do escopo do projeto, para sua aprovação, é requerida mudança na linha de base do tempo atual para frente, e os desempenhos passados não podem ser modificados, a fim de que se protejam a integridade das linhas de base e os dados históricos de desempenhos passados.
Considere as características abaixo.
I. Resulta da estrutura tradicional mais a estrutura por projetos.
II. Contempla dois tipos de autoridade: funcional e hierárquica.
III. A autoridade maior é dividida entre a Presidência (cunho político) e o titular da área de projetos (cunho técnico).
IV. A sensação de duas chefias é permanente.
V. Permite maior mobilidade e flexibilidade que as outras, mas é mais difícil de implementar.
VI. Difícil conciliar as duas estruturas.
VII. Podem ocorrer atritos por questões de jurisdição.
No âmbito da organização e métodos, trata-se da estrutura organizacional representada pelo organograma
Com relação aos conceitos básicos de governança de tecnologia da
informação (TI), julgue os itens seguintes.
Consideram-se os esforços como permanentes, caso, nos projetos, sejam compreendidas, por exemplo, as operações de produção, de fabricação e de contabilidade; consideram-se os esforços como temporários, por sua vez, quando, em uma organização, geram saídas repetitivas e seus recursos são designados a realizar, basicamente, o mesmo conjunto de atividades, em conformidade com as normas institucionalizadas no ciclo de vida de um produto.
Com relação aos conceitos básicos de governança de tecnologia da
informação (TI), julgue os itens seguintes.
Entre os documentos relativos aos termos de abertura de projetos, a declaração de trabalho é o documento que contém a descrição narrativa dos produtos e serviços a serem fornecidos pelo projeto e no qual são informadas, entre outros aspectos, as necessidades de negócio embasadas em demanda de mercado, avanço tecnológico, requisito legal ou regulamentação de governo.