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O COBIT 5 apresenta uma tabela com o mapeamento entre os objetivos de TI e como estes são apoiados pelos processos de TI como parte da cascata de objetivos. Este mapeamento é expresso usando a seguinte escala:

− P significa primário, quando o processo do COBIT 5 for um apoio fundamental para a consecução de um objetivo de TI.

− S significa secundário, quando o processo do COBIT 5 for um apoio secundário para o objetivo de TI.

Considere o objetivo de TI “Gestão do risco organizacional de TI" e os processos do COBIT 5:

I. Gerenciar Fornecedores.

II. Garantir a Otimização de Recursos.

III. Gerenciar Segurança.

IV. Gerenciar Programas e Projetos.

O mapeamento entre o objetivo de TI e os processos do COBIT 5 está corretamente expresso em:

Julgue o próximo item, relativo aos princípios e fundamentos de COBIT 5.

A adoção do COBIT auxilia as empresas a atingirem os objetivos estratégicos através da utilização eficaz e inovadora de TI e a manterem o cumprimento de leis, regulamentos, acordos contratuais e políticas, entre outros benefícios.

Julgue o próximo item, relativo aos princípios e fundamentos de COBIT 5.

Os habilitadores, que influenciam o funcionamento da governança e gestão corporativa de TI, possuem um ciclo de vida desde sua criação, passando por sua vida útil até chegar ao descarte.

Acerca de governança e gestão de tecnologia da informação, julgue o seguinte item.

De acordo com o COBIT 5, serviços, aplicações e infraestrutura são os instrumentos pelos quais as decisões de governança são institucionalizadas dentro da empresa e promovem a interação entre as decisões de governança e o gerenciamento.

Julgue o próximo item, relativos à governança de TI, à NBR ISO/IEC 38500:2009, ao COBIT 5 e ao DevOps.

Para o COBIT 5, os processos são considerados habilitadores corporativos, assim como os serviços, a infraestrutura e os aplicativos.

A respeito dos conceitos de governança e gestão do COBIT 5, assinale a alternativa correta.


Em uma empresa, as solicitações e incidentes de TI são reportadas pelos usuários diretamente para os funcionários do departamento de TI, geralmente para um conhecido do usuário ou a quem ele tenha reportado anteriormente. O chamado de um mesmo tipo pode ser tratado por diferentes áreas de suporte do departamento. Os incidentes ou pedidos do usuário nem sempre são registrados e quando o são não sofrem investigação e diagnóstico. Eles acabam sendo tratados de forma descentralizada e sem um roteiro padrão a ser seguido, tanto no registro quanto no atendimento das solicitações, o que retarda a solução.

Tendo como referência inicial essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Para melhorar a relação entre o usuário e a TI, é correto implantar o processo gerenciar relacionamentos do COBIT 5, que visa centralizar os atendimentos às áreas clientes.

Julgue o item a seguir, a respeito de noções gerais sobre governança de TI e gerenciamento de serviços.

Para o COBIT 5 o planejamento, gerenciamento e aplicação da TI para atender às necessidades do negócio inclui tanto a demanda como o fornecimento de serviços de TI pelas unidades internas como por fornecedores externos. É o mesmo entendimento que a ISO 38500, com exceção, nesta última, na qual ficam exclusos do âmbito do uso da TI serviços tais como o fornecimento de software como serviço.

Julgue o próximo item, relativos à governança de TI, à NBR ISO/IEC 38500:2009, ao COBIT 5 e ao DevOps.

No COBIT 5, é preferível o domínio construir, adquirir e implementar ao domínio alinhar, planejar e organizar para o gerenciamento dos processos relacionados à gerência de programas e projetos e à gerência de definição de requisitos, pois naquele primeiro domínio têm prioridade os processos afetos ao planejamento e ao entendimento dos objetivos do negócio.

Quanto aos conceitos básicos de COBIT 5 (Control objectives for information and related technology), julgue o item subsequente.

Assegurar a otimização dos recursos é um dos processos do subdomínio Alinhar, Planejar e Organizar do domínio Gerenciamento.

A arquitetura comum composta por processos de negócios, informações, dados, aplicação e tecnologia para realizar de forma eficaz e eficiente as estratégias de negócio e de TI de uma organização é definida no COBIT 5 no processo Gerenciar

A segurança da informação visa garantir confidencialidade, integridade e disponibilidade dos ativos, além de manter o impacto e a ocorrência de incidentes de segurança da informação nos níveis exigidos pela organização.

A partir dessas informações, é correto afirmar que o gerenciamento da segurança da informação é tratado

Julgue o próximo item, relativo aos princípios e fundamentos de COBIT 5.

A cascata de objetivos tem por finalidade desdobrar os objetivos de TI em objetivos corporativos.

No COBIT 5, quando a implementação de um processo definido

permite o alcance dos objetivos, o processo atinge o nível

de capacidade

No Cobit 5, o habilitador dos princípios, políticas e modelos institucionaliza na organização as decisões de governança, à qual cabe

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