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Folha de respostas:

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Saber se relacionar significa abrir portas para oportunidades tanto pessoais quanto profissionais. Considerando essa afirmativa, assinale a alternativa correta

Os profissionais que conseguem se relacionar com outros profissionais no seu ambiente de trabalho, entendendo suas demandas e suas expectativas, bem como suas dificuldades são pessoas possuidoras de competência

No que diz respeito à administração e a seus conceitos fundamentais, julgue o item.
 
A interação entre pessoas e organizações pode ser entendida como um processo de reciprocidade, que envolve, além de um acordo formal e explícito, um entendimento tácito entre ambas as partes, o qual abarca uma série de expectativas, o denominado contrato psicológico.

A inteligência emocional é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e às exigências da situação, sobretudo no ambiente de trabalho. No que se refere aos componentes da inteligência emocional, assinale a alternativa correta.

A cognição social é um aspecto da consciência interpessoal que representa a capacidade de conhecer como o mundo social funciona. O profissional que possui essa habilidade pode perceber, em seu ambiente de trabalho, quais as correntes de interesses implícitas na organização, atuando dentro da instituição com bom desempenho como um agente:

Acerca de organização, julgue:  

A organização formal emerge, espontânea e naturalmente, no meio das pessoas que ocupam posições na organização informal e a partir dos relacionamentos interpessoais como ocupantes de
cargos.

As mensagens não verbais contribuem para melhorar o relacionamento interpessoal. Ao buscar transmitir mensagens positivas, o emissor pode causar melhor impressão. Por outro lado, a emissão de uma mensagem não verbal negativa pode comprometer o relacionamento interpessoal. Diante de um conjunto de expressões não verbais, considera-se expressão negativa:

O adequado desempenho da função controle depende de sistemas de controle organizacional eficazes.
Sistemas de controle eficazes devem atender a alguns critérios gerais, tais como, entre outros:

Em relação à postura profissional e às relações interpessoais, julgue o item  

Os valores individuais guiam as pessoas na separação entre o certo e o errado de cada situação

No que diz respeito à centralização, à descentralização, à concentração, à desconcentração, à organização administrativa da União e à administração direta e indireta, julgue o item  

A administração pública direta é composta por órgãos, autarquias e fundações públicas.

Em relação às ferramentas da gestão de qualidade, leia o excerto:

“O _____ permite que a empresa monitore e controle os seus processos. As _____ são formulários em que os dados coletados são preenchidos de forma rápida, fácil e concisa. O _____ auxilia a explorar todas as causas potenciais ou reais que resultam em um único defeito ou falha.”

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

“Para compreender o que são relações de poder, talvez devêssemos investigar as formas de resistência e as tentativas de dissociar essas relações”. Ou seja, o poder é uma relação de forças que se encontra presente, e em constante movimento, em todos os espaços sociais, sejam eles públicos ou privados, gerando tensões que se expressam em toda relação. A resistência comparece, então, como parte constitutiva dessa relação, pois ela está sempre presente, e se configura como o grito do descontentamento anunciando o exercício da liberdade. Poder tem também uma relação direta com a capacidade de se realizar algo, aquilo que se "pode" ou que se tem o "poder" de realizar ou fazer. Segundo estudo realizado por Kipnis, Schmidt, Swaffin-Smith e Wilkinson (1934), existem sete (7) dimensões da tática do poder. Sobre essas dimensões, correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

 

1) Razão

2) Amabilidade

3) Coalizão

4) Barganha

5) Afirmação

6) Autoridades superiores

7) Sanções

 

( ) Essa técnica se utiliza do apoio dos demais indivíduos para sustentar uma ideia.

( ) Essa dimensão utiliza uma abordagem mandatória, afirmando a ideia de superioridade àquele que recebe a ordem.

( ) Essa técnica utiliza dados empíricos para dar embasamento ao argumento abordado.

( ) Essa técnica utiliza recompensas e/ou punições àqueles que vão ao encontro de uma ideia, ou de encontro a ela.

( ) Utiliza-se da negociação por meio de troca de benefícios para obter apoio no alcance de determinado objetivo.

( ) Busca o apoio de membros de cargos altos na entidade, ou em um nível acima daquele que possui a ideia.

( ) Utiliza o relacionamento com quem se deseja exercer a influência (subordinado ou superior); elogios, postura humilde e clima amigável são abordados nessa estratégia.

 

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Em relação à postura profissional e às relações interpessoais, julgue o item  

Pessoas manipuladoras apresentam uma relação tática com os demais, mas tendem a não explorar a culpabilidade nem suas tradições e seus escrúpulos.

No que diz respeito à centralização, à descentralização, à concentração, à desconcentração, à organização administrativa da União e à administração direta e indireta, julgue o item  

A descentralização administrativa ocorre quando o ente descentralizado exerce atribuições que não decorrem do ente central

A inteligência emocional é a capacidade do indivíduo de identificar e administrar referências e informações emocionais. Essa competência do comportamento interpessoal é composta de cinco dimensões, entre as quais está a empatia. Essa dimensão é a capacidade de

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