A área de RH da organização XYZ realizou a avaliação do perfil de liderança de cinco gerentes utilizando-se da grade gerencial, como proposta por Blake e Mouton. As posições dos gerentes na grade foram: Ana - posição (1,9); Bruno - posição (9,9); Carla - posição (1,1); Daniel - posição (9,1); Edgar - posição (5,5).
Sobre esses perfis de liderança, de acordo com o modelo de Blake e Mouton, é correto afirmar que:
Entre os diferentes tipos de liderança apontados pela literatura, destacam-se a liderança transacional e a transformacional,
Em administração de pessoal, a habilidade do líder de uma instituição pública que é capaz de fortalecer o aprimoramento das capacidades dos servidores por meio de feedback e orientação é identificada como
Liderança é a realização de uma meta por meio da direção de colaboradores humanos. A liderança consiste em líderes que induzem seguidores a realizar certos objetivos que representam os valores e as motivações, tanto dos líderes quanto dos seguidores. Abaixo estão algumas características dos líderes. Assinale a alternativa incorreta sobre este assunto.
Para liderar é preciso agir da maneira correta para inspirar, motivar e conseguir os melhores resultados da sua equipe. Assinale a opção INCORRETA quanto aos deveres do Líder:
Mariana é Administradora da empresa ES Capixaba e deseja fazer uma seleção para ocupar uma vaga no setor de Planejamento. Segundo Chiavenato (2015), “o objetivo básico da seleção é escolher e classificar os candidatos adequados às necessidades da organização”. Em seu trabalho, ela deverá tomar uma decisão com base no modelo de comportamento apresentado pelo autor. Na situação ocorrida, Mariana verificou que existem vários candidatos, porém apenas uma vaga a ser preenchida. Para cada candidato, ela observou o perfil, comparando-o aos requisitos exigidos pelo cargo que se pretendia preencher, determinando duas alternativas: a aprovação ou a rejeição. No caso dos candidatos analisados, após o resultado, Manoel foi aprovado e os demais foram rejeitados para a vaga. Neste caso, Mariana utilizou no processo decisório de seleção de pessoal qual tipo de modelo de comportamento?
João passou por um treinamento recentemente e deseja desenvolver habilidades para ser um líder carismático na empresa ABC Capixaba em que trabalha. De acordo com Robbins, Judge e Sobral (2011), a liderança tem um papel central para compreensão do comportamento do grupo, pois é o líder quem, geralmente, oferece a direção para alcançar os objetivos. Conforme a Teoria da Liderança Carismática e sua relação com o comportamento organizacional considerada pelo pesquisador Robert House, marque a alternativa que apresenta uma característica-chave do Líder Carismático, a que João almeja:
No seguinte estilo de Liderança as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo que estabelece as providências e as técnicas para atingir o alvo, solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário:
No que se refere a relações humanas no trabalho, gestão de pessoas e temas correlatos, julgue o item.
No cenário econômico atual, muitas organizações precisam coordenar processos de mudança motivados pela necessidade de adaptação a uma nova realidade administrativa, financeira e social. A liderança manifesta-se por meio da capacidade de estabelecer a direção estratégica da organização, comunicar essas metas aos recursos humanos e motivar os funcionários para que as cumpram.
Segundo Chiavenato (2010), a gestão de pessoas é
contingencial e situacional, pois depende de vários
aspectos, como a estrutura organizacional adotada, a
cultura que existe em cada organização, as características
do contexto ambiental, o negócio da empresa, os
processos internos e outras variáveis importantes. Analise
os itens a seguir e escolha a opção correta.
I. A gestão por competências não deve somente mapear
lacunas de competências entre a situação atual e
a necessária, mas se preparar para desenvolver as
competências que serão necessárias no futuro.
II. Em razão da importância da administração de recursos
humanos no âmbito das organizações, o órgão de gestão
de pessoas deve estar posicionado no nível decisório
da estrutura organizacional, o que corresponde ao nível
hierárquico de diretoria.
III. Os profissionais de recursos humanos devem preocuparse
em garantir que os empregados façam corretamente
as tarefas, com base nos padrões definidos pela
organização, para garantir a eficiência e o alcance dos
objetivos organizacionais e individuais.
IV. Para que seja realizado com sucesso, o processo de
gestão de pessoas deve ser contínuo e envolver toda a
organização.
V. Os líderes devem acompanhar de perto seu time,
devendo mostrar conhecimento sobre as dúvidas que
eventualmente surgirem.
Estão corretos apenas os itens
A sociedade do conhecimento característica da pós-modernidade é sustentada por diferentes formas de linguagem e por um novo tempo em que o saber é muito mais valorizado. Expressões como capital humano e capital intelectual marcam esse cenário em que o capital financeiro deixa de ser o grande diferencial das sociedades e das organizações de trabalho. Nesse novo ambiente, tem sido muito comum o emprego da expressão “Objetos de Aprendizagem”, termo que vem da terminologia inglesa “Learning Objects”, cuja denominação surgiu para representar:
Em um estudo pioneiro sobre liderança, White e Lippitt
fizeram uma pesquisa em 1939 para verificar o impacto
causado por três diferentes estilos de liderança e os climas
sociais resultantes. Para esses autores, existem três tipos
básicos de liderança: a autocrática, a liberal (laissez-faire)
e a democrática. Assinale a única afirmativa referente à
liderança democrática.
A preparação de líderes com a capacidade de criar um clima organizacional que motive o trabalho em equipe e a criatividade de seus colaboradores faz aflorar características na equipe. Nesse contexto, são habilidades que os líderes potenciais devem possuir, exceto:
Em um mercado cada vez mais mutável, são características do papel do líder, exceto
Ainda que teoricamente distintas, é estreita a relação, do ponto de
vista da aplicação, entre as áreas de comportamento organizacional
e de gestão de pessoas. No que diz respeito a esse assunto, julgue
os itens a seguir.
Treinamentos comportamentais de curto prazo constituem
opção eficaz para o desenvolvimento de competências
interpessoais à medida que essas expressam a forma como o
indivíduo lida com questões de autoridade, poder e liderança.