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Alguns autores consideram que os conflitos não devem ser eliminados radicalmente, porque existem conflitos “bons” que podem gerar criatividade e esforço maior dos indivíduos e das equipes de trabalho.

O nome correto desse tipo de conflito é

A técnica de administração de conflitos organizacionais que consiste em alta preocupação consigo e com os outros é

Considerando os diversos aspectos do comportamento organizacional e da gestão de pessoas, julgue o item a seguir.

A resolução alternativa de conflitos no trabalho, seja por meio de soluções informais, seja por mediação ou arbitragem, evita processos onerosos.

Em sua aplicação à gestão de pessoas, a função da administração denominada direção pode manifestar-se na tarefa de

No que se refere à função de direção, julgue o item.

Para Lewin, toda vez que a satisfação é bloqueada por uma barreira ocorre frustração, impedindo que a tensão existente seja liberada.

O conflito é um fenômeno comum sempre que se fala de trabalho em grupo. Sempre que há pessoas entrando em
contato com outras, os conflitos aparecem. De certa forma, o conflito é algo comum sempre que indivíduos têm valores, objetivos, interesses ou ideias diferentes uns dos outros. Se até casais brigam, imagine os colegas de trabalho! Naturalmente, existem diversos tipos de conflito. Alguns são derivados de motivos mais “concretos”, enquanto outros são derivados de sentimentos e opiniões. Da mesma maneira, alguns são facilmente resolvidos, enquanto outros são de difícil tratamento.
Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue:

De acordo com a conceituação e a classificação de conflitos, um exemplo de conflito substantivo é haver divergência de ideias em um ambiente organizacional.

Entre as cinco intenções, que representam as decisões de agir de uma determinada maneira durante o conflito, encontra-se a competição, que indica

Conflitos são definidos como qualquer divergência, desentendimento ou confronto de opiniões envolvendo duas ou mais pessoas, causando tensões, perda da sinergia da organização e afetando inclusive o seu desempenho. Kenneth Thomas propõe um modelo que apresenta cinco estilos para a gestão dos conflitos. O estilo que habilita ambas as partes a ganhar, enquanto utiliza a negociação e o intercâmbio para reduzir diferenças, requerendo o consenso e favorecendo uma solução mais ampla, é o estilo de:

O conflito é um fenômeno comum sempre que se fala de trabalho em grupo. Sempre que há pessoas entrando em
contato com outras, os conflitos aparecem. De certa forma, o conflito é algo comum sempre que indivíduos têm valores, objetivos, interesses ou ideias diferentes uns dos outros. Se até casais brigam, imagine os colegas de trabalho! Naturalmente, existem diversos tipos de conflito. Alguns são derivados de motivos mais “concretos”, enquanto outros são derivados de sentimentos e opiniões. Da mesma maneira, alguns são facilmente resolvidos, enquanto outros são de difícil tratamento.

Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue:

Os conflitos não geram benefícios à empresa. Eles apenas geram desengajamento e má disposição da equipe

Segundo Chiavenato, “o conflito se dá pela diferença de objetivos e interesses particulares, característica natural do ser humano. O termo ‘conflito’ está ligado à discórdia e ao atrito interpessoal, ou seja, necessariamente deve haver um elemento que – por também querer o sucesso de seus interesses pessoais – acabe interferindo no processo de outro sujeito na busca pela concretização de seus objetivos.” O conflito é gerado por diferentes causas, dentre as quais se encontram as emocionais. São causas emocionais de conflitos:

Pode-se dizer que um conflito é uma situação em que duas pessoas ou partes não concordam com uma opinião comum. Em outras palavras, o conflito surge principalmente por causa das diferenças de opiniões ou perspectivas. Uma das técnicas para gestão de conflitos é a mediação, que se pauta pelos seguintes princípios:

 

1) Escute separadamente ambos os lados, antes de tomar uma atitude.

2) Identifique se há interesses externos por trás das posições de cada lado.

3) Procure sempre por alternativas ganha-ganha.

4) Mantenha ambas as partes focadas e respeitosas.

5) Impeça que qualquer parte sinta que está perdendo voz na empresa.

6) Tenha sempre por escrito os acordos que são feitos.

 

Estão corretos:

No âmbito organizacional, constatam-se diversos tipos de conflitos recorrentes nas equipes de trabalho. Na mediação destes conflitos, faz- se necessária levar em consideração a sua classificação. A partir da consideração do tipo substantivo, que resposta melhor atende sua especificação?

Um funcionário que ocupava um cargo de supervisor declarou que a maior parte do seu tempo era dedicada a interagir com os membros de sua equipe, orientando-os nas suas tarefas e levando-os à realização dos seus objetivos. Posteriormente, o funcionário foi promovido a gerente, e seu tempo passou a ser dedicado a elaborar orçamentos e programar o trabalho dos subordinados.
O funcionário desempenhou essencialmente, nos cargos de supervisor e de gerente, os seguintes papéis, respectivamente:

Com relação à gestão de conflitos, analise as afirmativas a seguir:

I. Um conflito quando bem gerenciado pode se tornar um aspecto positivo para a instituição, conforme a visão intervencionista.

II. Objetivos concorrentes referem-se a uma das causas para o surgimento do conflito organizacional.

III. Um conflito é classificado como substantivo, quando existe algum desentendimento sobre algo concreto.

Está(ão) CORRETA(s) a(s) afirmativa(s).

Quanto à administração de conflitos, julgue o item a seguir.

A análise estrutural do conflito avalia cinco parâmetros, isoladamente, para a compreensão do comportamento dos atores envolvidos na situação, são eles: as predisposições; as previsões; as pressões; as forças em jogo nas negociações; e o quadro de referência.

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