O comportamento de um funcionário ao lidar tanto com seus colegas de trabalho (público interno) quanto com o contribuinte (público externo) é um fator de suma importância para o bom andamento de uma organização, porque afeta, direta e indiretamente, tudo que diz respeito a ela. Neste contexto, a única alternativa que traz um comportamento NEGATIVO é:
A confiança é uma questão atual e cada vez mais importante nas organizações, principalmente por ser considerada um atributo essencial, associado à liderança. Sobre os tipos de confiança existentes nas relações organizacionais e os princípios básicos que regem as relações de confiança, analise as proposições a seguir:
I. A confiança baseada na identificação permite que uma parte faça as vezes da outra e a substitua nas transações interpessoais, sendo esse o tipo de confiança que os executivos buscam nas equipes.
II. “A confiança aumenta a coesão”, “O downsizing testa o mais alto grau de confiança” e “A desconfiança destrói a confiança” são alguns dos princípios básicos definidos após pesquisas realizadas que permitem uma melhor compreensão sobre a criação da confiança e da desconfiança.
III. A confiança baseada na intimidação se baseia no medo de represálias. As pessoas que se encontram nesse tipo de relacionamento fazem o que dizem por medo das consequências, no caso de não cumprirem suas obrigações.
IV. A confiança baseada no conhecimento tem por base a previsibilidade do comportamento que resulta de um histórico de interações. No entanto, o conhecimento da outra parte e a previsibilidade de seu comportamento não substitui os contratos e as penalidades a que as partes estão sujeitas.
V. A confiança baseada na intimidação funciona independente da efetiva possibilidade de aplicação da penalidade, mesmo que as consequências não estejam efetivamente claras para aquele que traiu a confiança do outro.
Estão CORRETAS, apenas,
A respeito dos aspectos relacionados à função de gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.
Nas organizações atuais, achatadas, competitivas e voltadas para o downsizing, os funcionários altamente comprometidos apresentam dificuldade de adaptação, principalmente porque a amplitude de controle é maior.
Julgue os itens a seguir, referentes a trabalho em equipe.
A empatia é um sentimento de afinidade e de cortesia que, nas relações humanas, é essencial para garantir um bom atendimento ao público.