Criada em 14 de setembro de 1960, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) é uma organização intergovernamental, que tem como objetivo a centralização da elaboração das políticas sobre produção e venda do petróleo dos países integrantes. Atualmente, os países membros da OPEP são: Argélia, Angola, Equador, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Venezuela. A Indonésia suspendeu a sua adesão em janeiro de 2009. A sede da OPEP está localizada em Viena, capital da Áustria. A OPEP desenvolve estratégias na produção de petróleo, estabelecendo cotas de produção para os países membros, diminuindo a oferta, fazendo o preço de o produto atingir valores elevados, proporcionando maior lucratividade para os países exportadores de petróleo. Com base nas informações do texto, pode-se afirmar que a Opep:
Em 1992, foi assinado o Tratado de Maastricht, que definiu os contornos do projeto europeu no Pós-Guerra Fria. O tratado entrou em vigor em janeiro de 1993, e a Comunidade Europeia passou a ser denominada:
Primavera Árabe é o nome dado para um conjunto de revoltas populares que eclodiram no fim de 201 O e, principalmente, no início de 2011, em diversos países africanos e asiáticos. Esses movimentos lutavam, entre outras coisas, por melhores condições socioeconômicas e pela adoção de regimes democráticos. Entre as alternativas a seguir, assinale a que apresenta os 3 países africanos que, a partir da Primavera Árabe, tiveram os seus governantes depostos do cargo.
O Brasil buscou proteger as áreas naturais por meio de Unidade de Conservação. Tais Unidades possuem diferentes categorias com diferentes determinações legais, existindo uma distinção geral em Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável. Entre os tipos de unidade de conservação a seguir, assinale o que se enquadra no modelo de Unidade de Proteção Integral.
A partir de da década de 1950, os Estados Unidos e a ONU incentivaram a implantação de mudanças na estrutura fundiária e nas técnicas agrícolas em vários dos então chamados países subdesenvolvidos, muitos dos quais ex-colônias recém independentes. Esse conjunto de mudanças técnicas na produção agropecuária ficou conhecido como Revolução Verde. Entre as alternativas a seguir, assinale a que apresenta uma das consequências diretas da Revolução Verde.
A divisão regional apresentada no mapa a seguir, proposta por Pedro Pinchas Geiger, é denominada, principalmente, pelo seguinte nome:
A questão está relacionada ao mapa apresentado a seguir.

Assinale a alternativa que identifica corretamente uma das bacias hidrográficas brasileiras.
Julgue o item a seguir, relativo a aspectos geográficos do estado de Alagoas.
O semiárido abarca a mesorregião do sertão alagoano que, somada às mesorregiões do agreste e do leste, onde se localiza a capital, compõe o território do estado.
O estudo da evolução histórica da indústria no Brasil permite compreender o desenvolvimento do setor, seus agentes e os interesses em disputa. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta: I. O período de 1930 a 1956 é caracterizado pela estratégia governamental de implantação de indústrias estatais nos setores de bens de produção e infraestrutura. II. O Plano de Metas, promovido por Juscelino Kubitschek, privilegiou o transporte rodoviário e acentuou a concentração do parque industrial na região Sudeste, agravando os contrastes regionais. III. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) foi criada durante o regime militar em 1970, período conhecido por “milagre econômico”. Estão corretas as afirmativas:

Considerando o texto apresentado, publicado em junho deste ano, e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o seguinte item.
Em determinadas regiões do Nordeste brasileiro, a miséria e a fome são causadas pelas secas prolongadas associadas ao clima, de modo que investimentos em agricultura familiar, infraestrutura e tecnologia no campo não contribuiriam para sua redução.

No que se refere a aspectos da política externa e da economia brasileiras, julgue o item a seguir.
Na última reunião dos BRICS, o Brasil anunciou sua intenção de se retirar do grupo, decisão motivada pela necessidade de privilegiar as relações entre o país e os vizinhos sul-americanos que compõem o MERCOSUL.
O IBGE publicou, em 2016, no Diário Oficial da União,
uma estimativa da população brasileira, que apontava que o
Brasil tinha 206.081.432 habitantes. Em agosto de 2015, o
mesmo levantamento estimou a população, à época, em
204.450.649
Internet:
A partir das informações constantes no texto e de
conhecimentos acerca de temas correlatos, julgue os itens a
seguir.
Com a população ainda concentrada principalmente na fachada litorânea e em uma faixa de aproximadamente 500 km de distância do oceano, o Brasil possui poucas cidades com mais de um milhão de habitantes distantes dessa área. As únicas exceções são Brasília e Goiânia.
Segundo a classificação de Köpen, o clima que ocorre nas zonas climáticas temperadas e frias do planeta, com uma definição clara das quatro estações do ano, havendo uma nítida distinção entre as localidades que sofrem influência da maritimidade, de amplitude térmica menor, e as do interior, nas quais as variações de temperatura diária e anual são bastante acentuadas por causa da influência da continentalidade é o:
Algumas atividades econômicas foram muito importantes para o processo de colonização no Brasil, mas a primeira atividade econômica que atraiu e fixou grande número de pessoas para a região Sudeste foi:
A terceira DIT ou “Nova DIT" surgiu no século XX, com a revolução técnico-científica-informacional e a consolidação do capitalismo financeiro, que permite a expansão das grandes multinacionais pelo mundo. Nesse período, os países subdesenvolvidos iniciam seus processos tardios de industrialização, entre eles o Brasil. Tal acontecimento foi possível graças à abertura do mercado financeiro desses países e pela instalação de empresas multinacionais ou globais, oriundas, quase sempre, de países desenvolvidos.
Um dos aspectos que favoreceu para a "Nova DIT" foi: