Qual a importância do Manual do Recenseador?
A Geografia, como disciplina escolar e enquanto ciência do espaço, deve ser encarada como parte do conhecimento científico a ser adquirido pelos alunos, através de operações espaciais.
Cruz, Maria Tereza Sousa. A aprendizagem da Geografia e a formação de conceitos geográficos, Rio Claro-SP, 1982, p. 48.
Considerando os conhecimentos e habilidades dessa ciência, os saberes do profissional estão voltados para
Nos últimos anos desenvolveram-se discussões acerca da formação de professores e os avanços do planejamento pedagógico. Nesse sentido, têm sido produzidos conhecimentos sobre o planejamento da ação docente, como espaço para adequar o ambiente escolar aos objetivos do desenvolvimento social. Assim, o ato de planejar constitui-se em uma ação pedagógica com o objetivo de aproximar a escola das atividades da sociedade. Considerando a questão do planejamento pedagógico, sua ação envolve aspectos como
Os processos de conservação dos solos estão ligados ao controle dos agentes erosivos que atuam no desprendimento e arraste de partículas causados pela ação da água e dos ventos. Sobre o assunto, o termo correto para definir a forma de erosão caracterizada pela remoção de camadas superficiais finas de solo, com desgaste uniforme e suave de suas partículas em toda a extensão sujeita ao agente erosivo, retirando também a matéria orgânica, prejudicando assim suas características físicas, é
O processo de produção do espaço urbano sob a lógica capitalista tem como resultado uma cidade segregada. De um lado, encontram-se localidades atendidas com todas as benesses urbanas e, de outro, existem áreas completamente abandonadas pelo poder público. Nesse sentido, o capitalismo veio transformar as condições socioambientais apresentando uma vulnerabilidade socioambiental, que se relaciona com
Sobre a corrente do pensamento geográfico que surgiu no século XIX, na Alemanha, considera-se que nesse mesmo período existiram teorias que procuravam explicar, a partir dos fatores naturais, principalmente do clima, as desigualdades sociais e econômicas entre os povos. Essa escola do pensamento geográfico era caracterizada como
A produção do espaço urbano sofreu grandes transformações, sendo um processo histórico e social caracterizado pela apropriação dos recursos naturais pela população e pelo progresso técnico científico. Nesse contexto, com o desenvolvimento técnico-científico-informacional que marcou o mundo atual, o espaço geográfico
Referente aos rios do semi-árido brasileiro é INCORRETO afirmar:

O mapa apresenta uma divisão do mundo que prevaleceu durante boa parte do século XX e que considerava o aspecto
A notícia do assassinato do presidente norte-americano Abraham Lincoln em 1865 levou 13 dias para cruzar o Atlântico e chegar à Europa. A queda da Bolsa de Valores de Hong-Kong, na semana passada, levou 13 segundos para cair como um raio sobre São Paulo e Tóquio, Nova York e Tel Aviv, Buenos Aires e Frankfurt. Eis ao vivo e em cores a globalização como um fato da vida real.
ROSSI, C. Globalização diminui distâncias e lança o mundo na era da incerteza.
Folha de S. Paulo, 2 nov. 1997 (adaptado).
No contexto mundial, a mudança citada ilustra a influência da
Mineirão é o primeiro estádio da Copa do Mundo com fonte solar de abastecimento elétrico. A iniciativa de se instalar uma central geradora a partir dos raios do sol no Mineirão foi inspirada nos estádios de Freiburg, considerada a capital solar da Alemanha, e de Berna, na Suíça, e nos estádios construídos para a Eurocopa 2008. A produção será de 1 825 MWh/ano, suficiente para abastecer cerca de 1 200 residências de médio porte.
Disponível em: www.minasarena.com.br. Acesso em: 5 set. 2014 (adaptado).
A opção pelo uso dessa matriz elétrica nos locais citados se deve à
O professor, ao lecionar, tem entre seus objetivos formar nos alunos uma série de conceitos que permitam a compreensão da sua disciplina. No caso da Geografia, existem importantes categorias geográficas a serem analisadas e desenvolvidas, para se chegar a um raciocínio geográfico. Para cada uma dessas categorias, é possível encontrar uma congregação de autores que se dedicam a explicá- las e exemplificá-las, em função da corrente do pensamento geográfico de que são adeptos. No caso específico da Geografia Humanística, esta corrente refere-se a uma categoria geográfica como sendo o espaço que se torna familiar ao indivíduo, o espaço do vivido, do experienciado e do imediato.
A categoria conceituada pela supracitada corrente é:
Observe os dois diferentes tipos de projeções cartográficas aplicadas aos mapas.

Com base nos conhecimentos sobre o assunto e nos mapas, é CORRETO afirmar:
No Brasil, graças às diversas modalidades do impacto da modernização sobre o seu território, todas as áreas do país, nas últimas décadas, conheceram um revigoramento do seu processo de urbanização, ainda que em níveis e formas diferentes, pois a lógica dada pela divisão territorial do trabalho em escala nacional privilegia, diferentemente, cada fração em dado momento de sua evolução. A lógica é comum, os resultados regionais e locais são diferentes.
Considerando o texto, avalie as afirmativas a seguir:
I. O Centro-Oeste apresenta-se extremamente receptivo aos novos fenômenos da urbanização e conhece, nas últimas décadas, uma elevada taxa de urbanização.
II. No Nordeste, a introdução de inovações materiais e sociais encontra resistência de um passado cristalizado, atrasando o processo de desenvolvimento, tornando menos dinâmico o processo de revigoramento da sua urbanização, se comparado a outras áreas do país.
III. Ao contrário do que aconteceu nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, onde o povoamento precedeu a urbanização, na Amazônia, o aparecimento de um recente e vigoroso processo de urbanização ocorre sobre poucos núcleos, em função da descontinuidade e da característica rarefeita do povoamento que o precede.
É CORRETO o que se afirma em:
O conceito de Desenvolvimento Sustentável, apresentado pela primeira vez em 1987 no documento conhecido como Relatório Brundland, propõe a busca de modelo de consumo que atenda às necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades. Segundo o Relatório, uma série de medidas devem ser tomadas pelos países para promover o desenvolvimento sustentável, como, por exemplo: