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Com relação à trajetória do pensamento geográfico e suas definições e formulações no desenvolvimento do ensino de geografia na educação básica, julgue o item a seguir.

A corrente da geografia crítica procura romper com a compartimentação dos estudos geográficos, adotando o materialismo histórico dialético como método.

A área central constitui-se no foco principal não apenas da cidade, mas também de sua hinterlândia. Historicamente, o surgimento da área central foi percebido de forma nítida com:

Ao analisar as vertentes (escolas) da (des)ordem ambiental, Jacob Binsztok (2011) registra as principais contribuições das correntes de pensamento, expondo importantes questões para análise e síntese da teoria geográfica do ordenamento territorial. Com base nos seus conhecimentos geográficos sobre o assunto, leia atentamente as descrições a seguir.

_______________: diz respeito a uma escola (ou vertente) que, pressionada pelos avanços dos movimentos da sociedade civil contrários (à) (des)ordem provocada pela urbanização-industrialização acelerada, preocupa-se de sobremaneira com os níveis de eficiência energética.

_______________: apresenta como importante característica a participação maciça do Estado na economia do modelo nacional-desenvolvimentista brasileiro adotado entre a década de 1930 e o final de 1980, facilitando a devastação de nossos recursos naturais, também, contraditoriamente, não deixou de apresentar rebatimento na ordem ambiental do país.

_______________: é derivada do Clube de Roma (1972), que mediante um estudo sobre os “limites do crescimento”, fundamentados em projeções estatísticas, concluiu que o desenvolvimento capitalista deveria esgotar-se no prazo máximo de cem anos, caso não fossem produzidas ações capazes de preservar os recursos naturais.

_______________: essa escola (ou vertente) geralmente responsabiliza a industrialização pela (des)ordem ambiental ocorrida no mundo contemporâneo.

A alternativa que apresenta, na ordem, o nome dos processos correspondentes é a seguinte:

“No atual contexto [...], autores libertários têm sido (re)descobertos; não mais (ou não necessariamente) “museologicamente”, como “achados arqueológicos” destinados a alguma exposição em algum cantinho do “museu do pensamento crítico”, mas sim como “armas”, cuja letalidade, mesmo no caso de autores do século XIX e início do século XX como Reclus e Kropotkin, ainda não se perdeu por completo.”

(SOUZA, Marcelo Lopes de. Uma Geografia marginal e sua atualidade: A linhagem libertária. Primeiro Colóquio Território Autônomo, 2010.)

A respeito dos pensadores Reclus e Kropotkin, pode-se afirmar corretamente que, ao longo da história da Ciência Geográfica:

Desde a antiguidade os seres humanos se organizam e constroem civilizações próximas ao mar, pois dele extrai recursos e o utiliza para diversas atividades em seu dia-a-dia. Historicamente os oceanos foram fundamentais nas grandes navegações para que povos descobrissem novas terras, ampliassem seus territórios e colocassem em prática seu projeto de colonização. Sobre a exploração econômica dos oceanos, assinale a alternativa INCORRETA:

A divisão da Geografia segundo o campo do conhecimento da sociedade e da natureza tem propiciado um aprofundamento temático de seu objeto de estudo. Essa divisão é necessária, como um recurso didático, para distinguir os elementos sociais ou naturais, mas é artificial, na medida em que o objetivo da Geografia é explicar e compreender entre a relação sociedade e natureza, e como ocorre a apropriação desta por aquela.

SANTOS, Clézio. Geografia, Meio Ambiente e sociedade: Múltiplas Interpretações do Mundo Contemporâneo. São Paulo, 2011.

Com base nessa abordagem, segundo os PCN´s, o ensino de Geografia deve

Seus defensores foram o alemão Karl Ritter e o francês Paul Vidal De La Blache. Neste, o estudo de um fenômeno geográfico supõe a preocupação constante em estabelecer semelhanças e as diferenças dos fenômenos ocorridos em outras partes do globo.

Esta é a definição de que princípio metodológico?

Nos estudos sobre a importância da retomada da formação de professores de Geografia, considera-se o empenho desse profissional como pensador e pesquisador. Este deve realizar sua interação em grupos de estudos e participar de atividades extracurriculares e produzir projetos de formação continuada. Nessa perceptiva, considerando a retomada dos estudos de formação de professores, assinale a alternativa correta.

No texto de Ruy Moreira, 1979, no qual propõe que a Geografia serve para desvendar máscaras sociais, o autor relata que a formação espacial é um conceito de totalidade que pode ajudar os geógrafos em sua tarefa de analisar as formas de organização das sociedades nos diferentes tempos da história, o que propõe a construção de uma teoria do espaço que se baseia em três categorias, sendo as três facetas de uma mesma realidade, todas orientadas no sentido do arranjo espacial: a formação econômico-social, o modo de produção e a formação espacial.

MOREIRA, R Pensar em ser em Geografia. São Paulo: Contexto, 2007, p. 76

Tal proposta reforça e é concordante com a Geografia

O projeto de transformação da epistemologia geográfica envolve assimilação da lógica formal positivista, enaltecendo assim o rigor do modelo científico das ciências físicas e a expressão da linguagem matemática, erigida como linguagem universal da ciência.

HAESBAERT.R. (Org) Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto ,2011)

O método hipotético – dedutivo, que sobrepõe a hipótese ao empirismo, considerando como ponto de partida e de chegada no processo de conhecimento, é característica da

Os PCN´s de Geografia buscam nortear os professores sobre práticas pedagógicas que permitam colocar aos alunos as diferentes situações de vivências com os lugares, para que estes possam construir compreensões novas e mais complexas do espaço geográfico. De acordo com esses documentos, uma aula não deve estar voltada somente para a transmissão de conteúdos, mas para um espaço capaz de garantir uma aprendizagem que envolva um todo.

A partir dos PCN´s e da participação do corpo docente nos processos educativos e formativos, uma proposta que assume a prática do papel do profissional de Geografia deve propor

A Ciência Geográfica corresponde à necessidade de descrição e explicação do mundo: da natureza que nos envolve e cujas leis de funcionamento nos interessam, bem como da sociedade, cujas leis, mais complexas e mutáveis, igualmente fazem parte dos interesses dos homens. Sobre as concepções do pensamento geográfico, assinale a alternativa correta.

Nos últimos anos desenvolveram-se discussões acerca da formação de professores e os avanços do planejamento pedagógico. Nesse sentido, têm sido produzidos conhecimentos sobre o planejamento da ação docente, como espaço para adequar o ambiente escolar aos objetivos do desenvolvimento social. Assim, o ato de planejar constitui-se em uma ação pedagógica com o objetivo de aproximar a escola das atividades da sociedade. Considerando a questão do planejamento pedagógico, sua ação envolve aspectos como

Hitler delineou seus planos de expansão na Europa para ganhar o Lebensraum, uma “lei da natureza" (na visão nazista) para todas as pessoas sadias e vigorosas de raças superiores. Por esse pensamento, pessoas de raças inferiores poderiam ser deslocadas dos seus territórios caso pessoas de uma raça superior estivessem enfrentando superpopulação por conta do seu limite territorial.

Internet: <seuhistory.com> (com adaptações).

Ratzel está profundamente envolvido nos debates sobre o lugar da Alemanha no mundo. É membro fundador do Kolonialverein (Comitê Colonial) e defende a ideia de um império colonial alemão. Trabalha sobre a África e estabelece um mapa deste continente, ainda mal conhecido no final do século XIX e vigorosamente disputado pelas potências europeias, ávidas de territórios e de mercados.

DEFARGES, Philippe Moreau. Introdução à Geopolítica.

Lisboa: Gradiva, 2003, p. 69.

Um conceito importante no pensamento geográfico dos séculos XIX e XX, em especial na geografia política, conecta esses dois textos. Trata‐se do(da)

Com relação aos fundamentos e ao desenvolvimento da geografia científica, julgue o item.

Desde a geografia clássica até o presente, pensamento e prática geográfica conformam métodos e metodologias bem definidos, não havendo antagonismos dos tipos forma/conteúdo, objetividade/subjetividade, explicativa/compreensiva, matemática/descritiva.

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