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O nascimento da Geografia como área de estudo específica se deu na Alemanha onde aparecem as primeiras cátedras dedicadas a disciplina, onde se formaram as primeiras correntes de pensamentos geográficos. Relacione os pensadores com seus pressupostos.

1- Alexander Von Humboldt.

2- Karl Ritter.

3- Friedrich Ratzel.

( )Argumenta a partir de um ponto de vista descritivo e empírico, usando com mais frequência observações de viagens e descrições de paisagens.

( )A essa concepção deu-se o nome de Determinismo Geográfico, em que o homem seria produto do meio, ou seja, as condições naturais é que determinam a vida em sociedade.

( )O Estado seria a sociedade organizada para construir, defender ou expandir o seu território.

( )Ciência como uma forma de relação entre o homem e Deus.

( )Instituição a partir da observação – empirismo.

( )Geografia regional e antropocêntrica.

Assinale a alternativa que contem a sequência correta:

“Tendo sido a Alemanha o país em que primeiro a Geografa se institucionalizou e onde viveram e ensinaram os três grandes geógrafos considerados tradicionalmente como pais da Geografa Moderna – Humboldt, Ritter e Ratzel, é natural que aí se desenvolvessem, em profundidade, os estudos geográficos, que aí surgissem os grandes geógrafos do período clássico e que as ideias germânicas se expandissem por outros países, sobretudo nos Estados Unidos".

Fonte: ANDRADE, M. C. Geografa, ciência da sociedade: uma introdução à análise do pensamento geográfico. Atlas, 1987.

Sobre os “três grandes geógrafos" que o autor faz referência, é correto afirmar que:

Com relação aos fundamentos e ao desenvolvimento da geografia científica, julgue o item.

Atribuir o surgimento da geografia científica — moderna — a Carl Ritter e a Alexander Humboldt é fundamental, mas sem renegar o conhecimento geográfico produzido antes desses autores.

Com relação aos fundamentos e ao desenvolvimento da geografia científica, julgue o item.

A adoção da teoria geral dos sistemas pela geografia do século XX levou à crença de que fenômenos, como, por exemplo, dos movimentos migratórios à dinâmica da natureza, podem ser entendidos utilizando-se o cálculo de probabilidades, que permite prever ou antecipar fatos.

Com relação aos fundamentos e ao desenvolvimento da geografia científica, julgue o item.

Carl Ritter e Alexander Humboldt ofereceram, em suas obras, um discurso que criou a nova ciência geográfica, simultaneamente cosmológica e regional, o que fez do geógrafo um observador da natureza capaz de somar prazer estético e prazer intelectual para compreender as leis naturais; tais princípios estavam presentes no pensamento e na prática nacionalista europeia do final do século XIX, dependentes de análises sistemáticas e particulares sobre o território.

“Entre as questões mais presentes nos estudos sobre ensino geral e ensino de Geografia, encontram-se: a importância das políticas sociais e de um projeto educacional para o país, a formação inicial e continuada dos professores, a remuneração e as condições de trabalho. A par disso, tem havido um esforço de estudar os fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino.”
(Adaptado de: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 4. Ed. Campinas: Papirus, 2003)
As opções a seguir apresentam fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino, à exceção de uma. Assinale-a.

“A abordagem marxista na qual a estrutura desempenha um papel preestabelecido conduz a um economicismo quase mecânico, a uma espécie de _____ marxista, onde a economia é declarada estrutura dominante, não importa qual seja o período ou o momento histórico. Isto, em realidade, equivale a uma negação da ideia de _____, que supõe um movimento comum da estrutura, da função e da forma.”
(Adaptado de: SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. Editora Edusp. São Paulo, 2007)
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

“Seu projeto de transformação da epistemologia geográfica envolvia a assimilação da lógica formal positivista, enaltecendo assim o rigor do modelo científico das ciências físicas e a expressão exata da linguagem matemática, erigida como a linguagem universal da ciência. O método hipotético-dedutivo adotado sobrepõe a hipótese (a teoria) ao empírico, estabelecendo-a como ponto de partida (e de chegada!) no processo de conhecimento.”
(HAESBAERT, R. (Org.) Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto, 2011)
Assinale a corrente do pensamento geográfico que condiz com o projeto epistemológico da Geografia descrito no fragmento acima.

Na metade do século XX a ciência geográfica enfrentou debates sobre sua natureza e seu escopo. Este debate estava inserido em um conjunto mais amplo de discussões filosóficas sobre as diferentes abordagens válidas para a produção do conhecimento científico. No entanto, em cada disciplina, este debate é apresentado por abordagens metodológicas e teóricas específicas que representam diferentes posições filosóficas.
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o par de diferentes abordagens filosóficas e um dos principais debates na ciência geográfica em meados do século XX.

“A evolução dos conceitos sobre espaços ecológicos é uma tarefa de grande utilidade para um melhor ajuste entre a teoria e sua aplicação. Da obra do grande naturalista Alexander Von Humboldt herdou-se a consideração fitogeográfica essencial sobre a distribuição _____ das floras. No início do século passado falava-se em regiões climatobotânicas, aludindo, sobretudo, a faixas de disposição _____. Em 1935, Arthur Tansley introduz o termo de maior penetração e aplicabilidade nos meios científicos de todos os países: o conceito de _____.”
(Adaptado de: AB´SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil. Potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012)
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Cada época da história tem uma forma própria de geografia e um perfil próprio de

geógrafo.

Considerando-se esse pressuposto, é INCORRETO afirmar que

Ao longo de sua obra, o autor citado acima entende o espaço como uma instância da sociedade e propõe interpretar o espaço como fato histórico. Seus postulados envolvem a assertiva de que a História não se escreve fora do espaço e não há sociedade a-espacial.
Nesse sentido, Milton Santos considera que o espaço – enquanto objeto de estudo da Geografia – deve ser, antes de tudo e principalmente, encarado, de forma mais abrangente, como tendo uma essência de caráter

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