O nascimento da Geografia como área de estudo específica se deu na Alemanha onde aparecem as primeiras cátedras dedicadas a disciplina, onde se formaram as primeiras correntes de pensamentos geográficos. Relacione os pensadores com seus pressupostos.
1- Alexander Von Humboldt.
2- Karl Ritter.
3- Friedrich Ratzel.
( )Argumenta a partir de um ponto de vista descritivo e empírico, usando com mais frequência observações de viagens e descrições de paisagens.
( )A essa concepção deu-se o nome de Determinismo Geográfico, em que o homem seria produto do meio, ou seja, as condições naturais é que determinam a vida em sociedade.
( )O Estado seria a sociedade organizada para construir, defender ou expandir o seu território.
( )Ciência como uma forma de relação entre o homem e Deus.
( )Instituição a partir da observação – empirismo.
( )Geografia regional e antropocêntrica.
Assinale a alternativa que contem a sequência correta:
“Tendo sido a Alemanha o país em que primeiro a Geografa se institucionalizou e onde viveram e ensinaram os três grandes geógrafos considerados tradicionalmente como pais da Geografa Moderna – Humboldt, Ritter e Ratzel, é natural que aí se desenvolvessem, em profundidade, os estudos geográficos, que aí surgissem os grandes geógrafos do período clássico e que as ideias germânicas se expandissem por outros países, sobretudo nos Estados Unidos".
Fonte: ANDRADE, M. C. Geografa, ciência da sociedade: uma introdução à análise do pensamento geográfico. Atlas, 1987.
Sobre os “três grandes geógrafos" que o autor faz referência, é correto afirmar que:
Com relação aos fundamentos e ao desenvolvimento da geografia científica, julgue o item.
Atribuir o surgimento da geografia científica — moderna — a Carl Ritter e a Alexander Humboldt é fundamental, mas sem renegar o conhecimento geográfico produzido antes desses autores.
Com relação aos fundamentos e ao desenvolvimento da geografia científica, julgue o item.
A adoção da teoria geral dos sistemas pela geografia do século XX levou à crença de que fenômenos, como, por exemplo, dos movimentos migratórios à dinâmica da natureza, podem ser entendidos utilizando-se o cálculo de probabilidades, que permite prever ou antecipar fatos.
Com relação aos fundamentos e ao desenvolvimento da geografia científica, julgue o item.
Carl Ritter e Alexander Humboldt ofereceram, em suas obras, um discurso que criou a nova ciência geográfica, simultaneamente cosmológica e regional, o que fez do geógrafo um observador da natureza capaz de somar prazer estético e prazer intelectual para compreender as leis naturais; tais princípios estavam presentes no pensamento e na prática nacionalista europeia do final do século XIX, dependentes de análises sistemáticas e particulares sobre o território.
“Entre as questões mais presentes nos estudos sobre ensino geral
e ensino de Geografia, encontram-se: a importância das políticas
sociais e de um projeto educacional para o país, a formação
inicial e continuada dos professores, a remuneração e as
condições de trabalho. A par disso, tem havido um esforço de
estudar os fatores intraescolares que afetam a qualidade de
ensino.”
(Adaptado de: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de
conhecimentos. 4. Ed. Campinas: Papirus, 2003)
As opções a seguir apresentam fatores intraescolares que afetam
a qualidade de ensino, à exceção de uma. Assinale-a.
“A abordagem marxista na qual a estrutura desempenha um
papel preestabelecido conduz a um economicismo quase
mecânico, a uma espécie de _____ marxista, onde a economia é
declarada estrutura dominante, não importa qual seja o período
ou o momento histórico. Isto, em realidade, equivale a uma
negação da ideia de _____, que supõe um movimento comum da
estrutura, da função e da forma.”
(Adaptado de: SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem.
Editora Edusp. São Paulo, 2007)
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do
fragmento acima.
“Seu projeto de transformação da epistemologia geográfica
envolvia a assimilação da lógica formal positivista, enaltecendo
assim o rigor do modelo científico das ciências físicas e a
expressão exata da linguagem matemática, erigida como a
linguagem universal da ciência. O método hipotético-dedutivo
adotado sobrepõe a hipótese (a teoria) ao empírico,
estabelecendo-a como ponto de partida (e de chegada!) no
processo de conhecimento.”
(HAESBAERT, R. (Org.) Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto, 2011)
Assinale a corrente do pensamento geográfico que condiz com o
projeto epistemológico da Geografia descrito no fragmento
acima.
Na metade do século XX a ciência geográfica enfrentou debates
sobre sua natureza e seu escopo. Este debate estava inserido em
um conjunto mais amplo de discussões filosóficas sobre as
diferentes abordagens válidas para a produção do conhecimento
científico. No entanto, em cada disciplina, este debate é
apresentado por abordagens metodológicas e teóricas específicas
que representam diferentes posições filosóficas.
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o par de
diferentes abordagens filosóficas e um dos principais debates na
ciência geográfica em meados do século XX.
“A evolução dos conceitos sobre espaços ecológicos é uma tarefa
de grande utilidade para um melhor ajuste entre a teoria e sua
aplicação. Da obra do grande naturalista Alexander Von
Humboldt herdou-se a consideração fitogeográfica essencial
sobre a distribuição _____ das floras. No início do século passado
falava-se em regiões climatobotânicas, aludindo, sobretudo, a
faixas de disposição _____. Em 1935, Arthur Tansley introduz o
termo de maior penetração e aplicabilidade nos meios científicos
de todos os países: o conceito de _____.”
(Adaptado de: AB´SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil.
Potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012)
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do
fragmento acima.
Cada época da história tem uma forma própria de geografia e um perfil próprio de
geógrafo.
Considerando-se esse pressuposto, é INCORRETO afirmar que
Ao longo de sua obra, o autor citado acima entende o espaço como uma instância da sociedade e propõe interpretar o espaço como fato histórico. Seus postulados envolvem a assertiva de que a História não se escreve fora do espaço e não há sociedade a-espacial.
Nesse sentido, Milton Santos considera que o espaço enquanto objeto de estudo da Geografia deve ser, antes de tudo e principalmente, encarado, de forma mais abrangente, como tendo uma essência de caráter