
https://pt.climate-data.org/america-do-sul/brasil/5069/#climate-graph
A análise do gráfico que conjuga linhas e barras, caracterizando a dinâmica anual das médias de chuvas e temperaturas, neste tipo climático do Brasil, é resultado da influência direta da
Atualmente, muitas regiões do planeta estão cercadas por problemas ambientais, tais como a deterioração da qualidade do ar e seus impactos negativos. A esse respeito, julgue o item seguinte
A inversão térmica é um processo meteorológico, no qual o ar quente fica aprisionado próximo à superfície, pressionado por uma camada de ar frio, mais denso
Embora a Região Amazônica situe-se geograficamente próxima ao Equador, sua parte meridional sofre, eventualmente, o fenômeno localmente denominado de friagem.
Assinale a opção que apresenta corretamente a origem da friagem.
“A floresta amazônica contém uma grande parte da biodiversidade do mundo, pois mais de 12% de todas as plantas com flores são encontradas na Amazônia. Sendo assim, ameaças à existência da floresta amazônica indicam sérias ameaças à biodiversidade.”
(NOBRE, Carlos A., SAMPAIO, Gilvan. SALAZAR, Luís. Mudanças climáticas e Amazônia.)
Assinale a opção que indica os principais fatores que atuam na perda da biodiversidade da floresta amazônica.
A expressão “província estrutural” designa grandes áreas geológicas naturais que apresentam evolução estratigráfica, magmática, tectônica e metamórfica próprias e diferentes daquelas das províncias vizinhas.
Leia o fragmento a seguir.
A Província Estrutural Amazonas-Solimões representa a grande Província _____ que separa o _____ amazônico em dois grandes escudos: ao norte, o Escudo _____ e, ao sul, o Escudo do Brasil Central.
Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
Embora a Região Amazônica situe-se geograficamente próxima ao Equador, sua parte meridional sofre, eventualmente, o fenômeno localmente denominado de friagem.
Assinale a opção que apresenta corretamente a origem da friagem.

O relevo brasileiro apresenta três tipos de unidades geomorfológicas, que refletem sua gênese, que são:
O ar atmosférico está sempre em movimento, na forma de massas de ar. Suas características particulares de temperatura e umidade determinam o clima de uma área. No caso do Brasil, dependendo da estação do ano, as massas avançam sobre o seu território ou dele recuam. Assinale a alternativa que melhor representa a atuação de massas de ar no Brasil no inverno (quadro 1) e no verão (quadro 2), respectivamente:

Internet: <frigoletto.com.br> (com adaptações).
Considerando o mapa precedente, que se refere à distribuição da vegetação de Alagoas, e a numeração nele contida, julgue o seguinte item, relativo a aspectos geográficos desse estado.
Em razão da proximidade do Oceano Atlântico, a área indicada pelo número 2 recebeu influência de massa de ar úmida e desenvolveu uma vegetação original florestada e densa.
Examine o climograma.

(https://pt.climate-data.org)
Os valores anuais de temperatura do ar e de precipitação média mensal registrados no gráfico são típicos do clima
Examine o quadro.
No Brasil, os impactos apresentados no quadro são comumente observados em áreas de cultivo em que se adota a prática

Internet: <frigoletto.com.br> (com adaptações).
A cartografia temática tem como objetivo gerar a representação das informações geográficas referentes a um ou vários fenômenos (físicos ou sociais) de todo o planeta ou de uma parte dele. O tipo de mapa que representa a altitude do relevo é denominado
O Pantanal é um ecossistema constituído por diferentes fitofisionomias com variação espaço-temporal, alagado em sua maior parte, com 250.000 km² de extensão. No Brasil, alcança uma área 2 aproximadamente de 140.000 km , sendo 35% do ecossistema localizados no sul do Mato Grosso. Dentre as características físicas do Pantanal, pode-se destacar:
“Habitamos a superfície da Terra e dependemos, para viver, dos materiais aí disponíveis. Estes, em sua maior parte, são produto das transformações que a crosta terrestre sofre na interação com a atmosfera, a hidrosfera e a biosfera, ou seja, são produtos do intemperismo. Constituem a base de importantes atividades humanas, relacionadas, por exemplo, ao cultivo do solo e ao aproveitamento dos depósitos minerais na construção civil e na indústria. “
(TOLEDO, M. C. et al. Intemperismo e Formação do Solo. In: Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000. 2ª reimpressão, 2003)
Com base no texto e em seus conhecimentos sobre o assunto, identifique os itens certos e os itens errados, assinalando em seguida a alternativa adequada:
( ) o intemperismo é o conjunto de modificações de ordem física (desagregação) e química (decomposição) que as rochas sofrem ao aflorar na superfície da Terra.
( ) os produtos do intemperismo, rocha alterada e solo, estão sujeitos aos outros processos do ciclo supérgeno – erosão, transporte, sedimentação – os quais acabam levando à denudação continental, com o consequente aplainamento do terreno.
( ) os fatores que controlam a ação do intemperismo são o clima, que se expressa na variação sazonal da temperatura e na distribuição das chuvas, o relevo, que influi no regime de infiltração e drenagem das águas pluviais, a fauna e flora, que fornecem matéria orgânica para reações químicas e remobilizam materiais, a rocha parental, que, segundo sua natureza, apresenta intempérica e, finalmente, o tempo de exposição da rocha aos agentes intempéricos.
( ) quando a ação (física ou bioquímica) de organismos vivos ou da matéria orgânica proveniente de sua decomposição participa do processo, o intemperismo é chamado de biosférico ou biológico.
A sequência correta encontra-se na alternativa: