Com relação às técnicas gerais para observação ao microscópio óptico, julgue o item que se segue.
A alteração do comprimento de onda da fonte de luz não modifica o limite de resolução do microscópio.
A respeito do sistema mecânico de um microscópio de luz e de aspectos relacionados aos tipos de lentes utilizadas nesses equipamentos, julgue o próximo item.
O microscópio de luz é composto por dois sistemas de lentes convergentes.
A respeito do sistema mecânico de um microscópio de luz e de aspectos relacionados aos tipos de lentes utilizadas nesses equipamentos, julgue o próximo item.
Ampliação é a capacidade de uma lente fazer um objeto parecer maior do que realmente é.
A figura precedente mostra um gráfico da pressão, em N/m 2, em função da altura, em km, a partir do nível do mar. No gráfico, a pressão representada no eixo vertical está na escala logarítmica (ln); e a altura, no eixo horizontal, na escala linear. Para obter esse gráfico, a atmosfera foi considerada um gás ideal à temperatura constante. A partir dessas informações, julgue o item seguinte.
A 4 km de altura, a pressão atmosférica é 40% do seu valor ao nível do mar.
A intensidade I da radiação solar de determinada cor que penetra a atmosfera é regida pela Lei de Beer-Lambert: I = I0 e-μx, em que I0 é a radiação incidente antes de penetrar a atmosfera, x é o caminho percorrido na atmosfera, e µ, o coeficiente de absorção óptica do meio material para aquela radiação.
Considerando essas informações, julgue o próximo item.
A evapotranspiração depende de uma série de fatores, entre eles a energia solar e a pressão, que são os mesmos fatores responsáveis pelo clima de uma região.
A intensidade I da radiação solar de determinada cor que penetra a atmosfera é regida pela Lei de Beer-Lambert: I = I0 e-μx, em que I0 é a radiação incidente antes de penetrar a atmosfera, x é o caminho percorrido na atmosfera, e µ, o coeficiente de absorção óptica do meio material para aquela radiação.
Considerando essas informações, julgue o próximo item.
Em um olho hipermetrope, os raios paralelos são focalizados de tal modo que a imagem se forma atrás da retina, por isso a lente corretiva adequada nesse caso é a ilustrada na figura a seguir.
Tendo como referência os textos 6A1AAA e 6A1BBB e a doutrina aristotélica do Ato e Potência, julgue o item a seguir.
A doutrina aristotélica de lugares naturais só pode ser articulada no interior de uma doutrina que postula um espaço onde não há matéria, há o vazio.
Acerca da mecânica newtoniana, julgue o item a seguir.
As leis de Newton para forças conservativas não diferenciam um tempo que flui do passado para o futuro daquele que flui do futuro para o passado, ou seja, são invariantes por inversão temporal.
A figura precedente representa dois blocos A e B com massas iguais a 6 kg e 4 kg, respectivamente, inicialmente em repouso e ligados por um fio ideal (sobre uma roldana igualmente ideal). O coeficiente de atrito entre A e o plano horizontal vale 0,4 e a aceleração da gravidade vale 10 m/s 2.
Com base nas informações apresentadas e assumindo que toda a energia dissipada pela força de atrito foi usada para aquecer o corpo A, julgue o item a seguir.
A aceleração dos blocos será maior do que 1 m/s2.
A figura I mostra quatro fios condutores idênticos, de coeficiente de dilatação linear α, ligados na forma de um quadrado, e a figura II mostra uma chapa quadrada, de lado igual ao lado do quadrado da figura I, feito do mesmo material e homogêneo. Com base nessas informações, julgue o item a seguir.
Ao se colocarem os objetos das figuras I e II imersos em um líquido qualquer, estando ambos totalmente afundados, o empuxo sobre o objeto da figura I seria maior do que o empuxo sobre o corpo da figura II.
A figura precedente ilustra um experimento que permite medir a força magnética utilizando-se uma balança conhecida como balança de Roberval. O circuito mostrado nessa figura é constituído de uma fonte contínua de voltagem ε = 10 V, um resistor de R = 10 Ω, ligados em série a uma espira retangular com resistência nula. Na base da espira de largura L = 5 cm, está delineada uma região na qual atua um campo magnético de módulo B, com direção perpendicular à folha do papel. Quando a chave é ligada, uma corrente percorre a espira, e o efeito impulsiona a posição da massa localizada no braço esquerdo da balança a se deslocar para cima, no sentido vertical. Para retornar à situação original, é necessário adicionar uma pequena massa de 1 mg na balança.
Com base nessas informações, julgue os itens seguintes, considerando o valor da gravidade igual a 10 m/s2 e a carga do elétron igual a 1,6 × 10 -19C.
O campo magnético é igual a 3/2 T.
A figura II precedente mostra a representação fasorial da corrente e da voltagem instantâneas do circuito RLC ilustrado na figura I. Nesse circuito, é ilustrado um indutor de indutância L, um capacitor de capacitância C, um resistor de resistência R e uma fonte de voltagem alternada de V. Na figura II, ω = 2πf é a frequência angular de ressonância, e Φ é a fase entre o vetor amplitude de corrente I e o vetor amplitude de voltagem V, em que V = IZ.Z é a impedância do circuito. Considerando essas informações, julgue o item a seguir.
Na situação em que o sistema absorve a máxima energia, ou seja, na condição de ressonância, o ângulo
A figura precedente ilustra graficamente o comportamento do ângulo de fase Φ em função da frequência de ressonância ω = 2π
f, para um circuito RLC, em que . Nessa figura, alguns valores de Φ em função de ω estão representados.
Com base nesse gráfico e nessas informações, julgue o item que se segue.
A frequência de ressonância f é igual a 1.000/2π Hz.
A figura precedente ilustra dois meios diferentes com índice de refração n
1 e n2 e três raios de luz: um incidente, um refletido e um refratado. São apresentadas, a seguir, as definições geométricas relativas a essa figura.
Considerando a figura e as informações apresentadas, julgue o próximo item.
De acordo com o princípio de Fermat, a trajetória da luz, ao passar de um ponto para outro, é tal, que o tempo do percurso é o menor possível.