O universo é um grande laboratório onde transformações estão ocorrendo a todo instante, como as explosões que permitem o surgimento (nascimento) e/ou a morte de estrelas e outros corpos celestes. Em uma noite de céu límpido, é possível observar a luz, proveniente de diferentes estrelas, muitas das quais possivelmente já não mais existem. Sabendo que as ondas eletromagnéticas correspondentes ao brilho destas estrelas percorrem o espaço interestelar com a velocidade máxima de 300.000 km/s, podemos afirmar que não ouvimos o barulho destas explosões porque:
Ao caminhar por uma calçada, um pedestre ouve o som da buzina de um ônibus, que passa na via ao lado e se afasta rapidamente. O pedestre observou nitidamente que quando o ônibus se afastou houve uma brusca variação na altura do som. Este efeito está relacionado ao fato de que houve variação:
Fornos de Microondas operam com radiação na frequência de 2450MHz (megahertz, M =106) que consegue excitar eficientemente o espectro rotovibracional da água. Além disso eles são construídos de maneira que se estabeleça em seu interior ondas estacionárias, assim um material como chocolate colocado no interior do forno ao ser retirado exibe o padrão de furos como se vê na imagem abaixo. Os furos indicam os locais onde o valor do campo elétrico da radiação é mais intenso (ventres consecutivos).

A partir da distância entre os furos observado na imagem acima podemos obter uma medida para a velocidade da luz. O erro entre valor para a velocidade da luz obtido no experimento retratado na figura com respeito ao valor padrão de 3 x 108 m/s é aproximadamente:
O comprimento de onda (λ) da onda descrita pela equação a seguir é, em unidades do (SI): adote π=3,14 nos cálculos.
A figura 1 mostra a distribuição de comprimentos de ondas pela luz emitida pelo Sol (e que considera-se chegar totalmente na atmosfera terrestre) e pela superfície da Terra.

Sobre as radiações, temos as seguintes afirmações:
I. As radiações incidentes na Terra são correspondentes à luz visível e infravermelho.
II. A maioria da radiação infravermelha incidente na Terra é absorvida somente na atmosfera.
III. A luz incidente na superfície da Terra transforma-se em radiação infravermelha e é retransmitida para a atmosfera e espaço.
IV. O comprimento de onda é inversamente proporcional à energia incidente.
V. A reflexão da luz solar para o espaço é chamada de albedo.
Assinale a alternativa que contenha as afirmações corretas:
A qualidade do som que permite distinguir um som forte de um som fraco, por meio da amplitude de vibração da fonte sonora é definida como
O sistema ilustrado na figura precedente mostra uma mola
de constante elástica igual 1 N/cm, a qual sustenta uma massa
de 100 g. Assumindo a aceleração da gravidade igual a 9,8 m/s2,
e 3,14 como o valor aproximado de π, julgue os itens seguintes.
O sistema tem um período de oscilação superior a
2,0 segundos.
A tirinha abaixo utiliza um fenômeno físico para a construção da piada. Que fenômeno é esse?

A onda representada a seguir tem período de 0,25 s

Sobre essa onda, é correto afirmar que
Para dispersar aglomerações, a polícia possui uma arma não letal denominada “Inferno”. A arma, semelhante a um alarme, emite sons muito intensos e de frequências entre 2 kHz e 5 kHz. As emissões desse canhão sônico causam grande desconforto, dor e um desejo enorme de fuga do local. A eficácia da arma não se dá pela intensidade sonora mas sim pelos comprimentos de onda das ondas geradas. Sabendo que a velocidade da propagação do som no ar é de 340 m/s, é correto afirmar que essa arma sônica emite, para a maior frequência, ondas de comprimentos de onda, em centímetros, mais próximos de
Com base na figura e nas informações apresentadas, julgue os itens seguintes.
Se a equação horária de onda para o movimento do átomo de hidrogênio for expressa por r(t) = Acos
+ r0, então a velocidade desse átomo, em função do tempo t, estará corretamente representada pelo gráfico abaixo, em que T é o período do movimento oscilatório.
No experimento da fenda dupla de Young, dois feixes de
luz coerentes monocromáticos de comprimentos de onda
500 nm e 600 nm incidem perpendicularmente à fenda
dupla gerando, em um anteparo a 2,00 m de distância,
uma figura de interferência.
Se a distância entre as duas fendas mede 0,100 mm, a
distância, em cm, entre as duas franjas mais próximas da
interferência construtiva central é, aproximadamente,