A potência fornecida a uma partícula por uma força
resultante atuante sobre ela é igual à taxa temporal com
a qual a energia cinética da partícula varia.
A figura a seguir mostra o esquema de uma alavanca interfixa cujos braços, de comprimentos x e y, com x>y, são rígidos e de peso desprezível comparado ao dos blocos. O bloco A está imerso totalmente em um líquido de densidade dL, e suspenso por um cabo flexível e inextensível, muito leve, que está preso na extremidade do braço esquerdo da alavanca. O bloco B é preso na extremidade direita da alavanca. O bloco A é de densidade d>dL e o bloco B é de densidade d', tendo B a metade do volume de A.

Arquivo pessoal; imagem usada com autorização
O sistema se apoia no suporte S e a situação é de equilíbrio horizontal. Assim, a relação correta entre x e y deve ser
Uma espaçonave possui seu movimento em órbita com a Terra fazendo um trajeto perfeitamente circular de raio R com uma velocidade igual a v. Essa espaçonave possui um canhão apontado para a Terra. O canhão dispara um projétil com velocidade igual a metade da velocidade da espaçonave. Não levando em conta forças resistivas e o recuo do disparo, calcule a distância máxima do projétil com relação ao centro da Terra durante seu movimento subsequente.
Um corpo em repouso cai de uma altura h1 acima do solo sobre uma plataforma a uma altura h2 acima do solo. Ao cair sobre a plataforma, o corpo retorna com a mesma velocidade, mudando apenas o sentido. Ao retornar a primeira plataforma o corpo tem sua velocidade invertida e cai direto no solo. Encontre o tempo total de voo.
Considere que em um esquema de funcionamento de freio hidráulico a disco com fluido incompressível e sem atrito em todas as partes do equipamento, a área do cilindro principal (A1) seja 3 vezes maior que a área do cilindro do freio (A2). Com base nessas informações e nas leis da mecânica dos fluidos, assinale a opção correta.
Considere que uma furadeira elétrica apresente, com seu rotor e suas bobinas, uma resistência interna de 4 Ω e esteja sendo utilizada ligada a uma diferença de potencial de 120 V.

Sabendo que, nessa situação, a furadeira recebe uma corrente elétrica de 5 A, a potência mecânica desenvolvida por ela é de