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Ao analisar a passagem da corrente elétrica por um circuito condutor, é possível identificar vários fenômenos, tais como: fisiológico, térmico, luminoso, magnético e químico. Para explorar esse tema em sala de aula, uma professora realizou um experimento, para o qual usou:

  • 01 gerador de tensão contínua com dois eletrodos, um auxiliar e um de trabalho (tensão: 25 volts; intensidade de corrente: 5,0 ampères).
  • 250 ml de água deionizada.
  • 75g de sulfato de cobre.
  • 01 peça de metal (uma chave).
  • Pedaço de cobre.

Ao montar o experimento, a professora conectou a chave (cátodo) e o pedaço de cobre (ânodo) aos eletrodos da fonte de alimentação contínua e os mergulhou na solução eletrolítica. Depois de cerca de um minuto, foi possível observar o efeito da corrente elétrica neste circuito condutor.

Considerando os efeitos da corrente elétrica no experimento descrito, é CORRETO afirmar que, após um minuto, a turma observou

Dois condutores elétricos isolados um do outro, de capacidades eletrostáticas diferentes C1 e C2, estão carregados com diferentes quantidades de carga Q1 e Q2. E, em função desses fatores,  adquirem potenciais diferentes (V1 e V2). Se esses condutores forem colocados em contato um com o outro e em seguida afastados novamente, pode-se afirmar que certamente

    Na imagem, uma lâmpada, um aquecedor e um ferro de passar roupas estão conectados a uma tomada. Cada um dos dispositivos pode funcionar de forma independente. Desconectando um deles da tomada, os outros continuam funcionando, apesar do risco à rede elétrica. 

Os equipamentos podem funcionar de forma independente, pois estão com a mesma

O curto-circuito pode representar um risco a incêndios, pois, com a passagem da corrente elétrica de alta intensidade por um fio, a temperatura dele pode aumentar consideravelmente, tornando-se um foco de ignição.

Quando a chave (C) for ligada nos circuitos a seguir, qual deles corre maior risco de pegar fogo devido a um curto-circuito?

Dados: Os resistores são representados por ; e a tensão elétrica, por .

Com relação ao texto 5A1BBB, considere que a corrente no circuito tenha sido medida quando o cilindro estava se movendo ao longo dos trilhos e que o gráfico precedente mostre a corrente medida, em A, no circuito em relação à distância L, em m.

Nessa situação, o valor da corrente, em A, medida na posição I, é igual a

A figura II precedente mostra a representação fasorial da corrente e da voltagem instantâneas do circuito RLC ilustrado na figura I. Nesse circuito, é ilustrado um indutor de indutância L, um capacitor de capacitância C, um resistor de resistência R e uma fonte de voltagem alternada de V. Na figura II, ω = 2πf é a frequência angular de ressonância, e Φ é a fase entre o vetor amplitude de corrente I e o vetor amplitude de voltagem V, em que V = IZ.Z é a impedância do circuito. Considerando essas informações, julgue o item a seguir.

Na situação em que o sistema absorve a máxima energia, ou seja, na condição de ressonância, o ângulo

A figura precedente ilustra graficamente o comportamento do ângulo de fase Φ em função da frequência de ressonância ω = 2π f, para um circuito RLC, em que . Nessa figura, alguns valores de Φ em função de ω estão representados.

Com base nesse gráfico e nessas informações, julgue o item que se segue.

A frequência de ressonância f é igual a 1.000/2π Hz.

Considerando que, na ilustração precedente, F se refere à fonte, R a uma resistência constante, e Rv a um reostato, assinale a opção que ilustra o circuito correto correspondente à situação descrita no texto 5A1BBB.

Se um determinado metal em uma fotocélula emite elétrons quando luz azul incide nele, também deve emitir elétrons quando é atingido por radiação na faixa do espectro identificada como

Um capacitor de placas paralelas com capacitância C, tem placas em forma de discos circulares de raio . Ele é carregado por uma bateria de diferença de potencial por meio de um fio de resistência R. O campo magnético no interior do dielétrico varia com a distancia do centro das placas de acordo com a equação

Considerando o sistema de coordenadas cilíndricas em que

a densidade da corrente de deslocamento é dada por

A figura II precedente mostra a representação fasorial da corrente e da voltagem instantâneas do circuito RLC ilustrado na figura I. Nesse circuito, é ilustrado um indutor de indutância L, um capacitor de capacitância C, um resistor de resistência R e uma fonte de voltagem alternada de V. Na figura II, ω = 2πf é a frequência angular de ressonância, e Φ é a fase entre o vetor amplitude de corrente I e o vetor amplitude de voltagem V, em que V = IZ.Z é a impedância do circuito. Considerando essas informações, julgue o item a seguir.

A potência média desse circuito é dada por

.

A figura precedente ilustra graficamente o comportamento do ângulo de fase Φ em função da frequência de ressonância ω = 2π f, para um circuito RLC, em que . Nessa figura, alguns valores de Φ em função de ω estão representados.

Com base nesse gráfico e nessas informações, julgue o item que se segue.

A intensidade média de uma onda eletromagnética é inversamente proporcional ao módulo do vetor campo elétrico.

A figura precedente é constituída de um solenoide considerado ideal, de indutância L e n espiras por unidade de comprimento, conectado em série a um resistor R e a um capacitor carregado, de capacitância C. A carga no capacitor é q = Cε, em que ε é a voltagem máxima utilizada para carregar o circuito. Em t = 0, a chave é ligada.

Com base nessas informações, julgue o item subsecutivo.

Considerando, no circuito apresentado, a situação em que existam apenas o capacitor carregado e a resistência, quando a chave é ligada, o comportamento da carga q, em função do tempo, t, é dada por q = q0 t.

A primeira lei de Ohm estabelece que, em um circuito, a corrente

Em um experimento de efeito fotoelétrico, mediu-se a corrente na placa coletora de elétrons versus o potencial elétrico da placa coletora em relação à emissora para três diferentes feixes de luz incidente monocromática, A B e C, em que variou a intensidade e/ou frequência da luz incidente. Os dados foram utilizados na construção do gráfico a seguir para as três situações indicadas.

Com base no gráfico, é correto afirmar que os feixes de luz

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