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Fernando se reconhece como autor de suas ações, avaliando os efeitos e consequências destas sobre si e sobre os outros. Sendo responsável, responde e assume as consequências de seus atos. Por essa razão, é considerado um sujeito:

“ Nossas interconexões e nossa interdependência já são globais. O que quer que aconteça em um lugar influencia a vida e as oportunidades de vida das pessoas em todos os outros. O cálculo dos passos a serem dados em qualquer local precisa levar em conta as possíveis respostas das pessoas em todos os outros.” BAUMAN (2007)
Bauman destaca no texto que todos devem ter uma responsabilidade ética em um mundo globalizado. Frente a este conceito na pandemia, especialmente na crise sanitária vivida desde março de 2020 no Brasil, o governo e cada cidadão/ã precisam seguir as orientações dos cientistas e da Organização Mundial da Saúde a fim de garantir a superação da crise no país e em todas as nações, por ser esse um desafio que só pode ser solucionado se cada um aderir à lógica da responsabilidade:

“Nenhum território soberano, por maior que seja, populoso e dotado de recursos, pode proteger sozinho suas condições de sustento, sua segurança, sua prosperidade a longo prazo, seu estilo de vida preferencial ou a segurança de seus habitantes. [...] A lógica de responsabilidade planetária está voltada, pelo menos em princípio, para tomar os problemas gerados globalmente e os enfrentar à queima-roupa – em seu próprio nível.” De acordo com Bauman (2007), compreende-se porque todo chefe de nação deve ter a preocupação de manter as relações exteriores no patamar da responsabilidade ética, pois a tendência mútua entre os países tem hoje dimensões planetárias. E, em situações como a que se vive no momento, de grave crise sanitária como a pandemia da Covid - 19, se o governante se isenta dessa responsabilidade pode colocar o país e seu povo em uma situação, dentre outras:

Chauí (2000) observa que a ética exige que todo cidadão compreenda a diferença entre atividade e passividade, entendendo que sua conduta pode ser ativa, sendo capaz de dialogar consigo mesmo e com os outros sobre o sentido dos valores e dos fins estabelecidos socialmente, recusando a violência contra si e contra os outros. Essa conduta é contrária à conduta do cidadão passivo, que se deixa governar pela vontade do outro, abrindo mão de sua própria consciência, vontade, liberdade e:

A maneira de considerar os princípios da justiça, que John Rawls chamou de justiça como equidade, pode ser definida como

Leia a charge abaixo:

A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Em relação a ética não é correto afirmar que:

Considerando a doutrina ética de Kant, atente para o que se afirma a seguir e assinale a afirmação verdadeira.

A partir do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsequente, referentes à relação entre ética, moral e política.

O sujeito ético surge com a “descoberta de que o outro é um 'outro eu'", ou seja, com o reconhecimento da sua humanidade no outro.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da relação entre ética e felicidade na filosofia aristotélica.

Com a expressão “provado sal juntos", Aristóteles refere-se à ética que constitui os laços de amizade, explicitando a importância da convivência para a formação da amizade.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, a respeito da concepção kantiana acerca da ética, da autonomia da razão e da dignidade.

A maioridade é um estado de liberdade consciente de responsabilidade adquirida: ser livre é ser responsável.

No que diz respeito à “Ética do Discurso”, de Apel, é correto afirmar que

A partir do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsequente, referentes à relação entre ética, moral e política.

Moralmente, a educação se constitui a partir dos polos da heteronomia (própria da imaturidade) e da autonomia (própria da maturidade).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, a respeito da concepção kantiana acerca da ética, da autonomia da razão e da dignidade.

De acordo com a teoria moral kantiana, embora seja naturalmente livre, o ser humano se submete à orientação de outrem por medo, preguiça, comodismo ou covardia.

Considerando o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, acerca do ensino de filosofia.

Um professor que assume uma perspectiva filosófica em sua atividade docente impele os alunos a assumirem determinados valores em vez de estimular uma prática reflexiva.

Leia o texto a seguir:

“Perguntando se o livre-arbítrio vem de Deus, conclui que sim, sendo que quando se age mal é porque se fez a escolha errada. Santo Agostinho procura assim dar conta da relação entre a natureza humana criada por Deus, a vontade livre que Deus deu ao homem e a possibilidade de o homem escolher entre fazer o bem e o mal. Sem a vontade livre o ser humano não seria responsável por seus atos" (MARCONDES, Danilo. Textos básicos de ética. RJ: Zahar, 2007. p.53-54. Adaptado).

Segundo o texto acima, para Santo Agostinho, é fundamental que os homens tenham livre-arbítrio, para que Deus não

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